Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Redmine – gerenciamento de projetos em modelo ITIL

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Em uma grande organização, tão importante quanto criar projetos, tarefas e documentações é manter tudo isso de forma acessível, organizada e padronizada. O padrão ITIL para gerenciamento de serviços e projetos é praticamente perfeito e uma excelente ferramenta que obedece esta biblioteca de Frameworks é o Redmine.

O Redmine, assim como a biblioteca ITIL, pode ser implementado em qualquer plataforma de negócio, não se restringindo apenas aos papeis de mercado de TI.

Este post tem o objetivo de informar ao leitor sobre as funcionalidades do Redmine em uma visão breve. Futuramente será lançado um post explicando o passo a passo dele.” [referência: brunoodon.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 1/06/2012 às 2:40 pm

    Só de ler a palavra “ITIL” já sinto um desânimo :(

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 2/06/2012 às 12:22 pm

    Participei de um projeto que utilizava Redmine para controlar as tarefas, e foi uma experiência surpreendentemente boa. É uma plataforma simples e flexível, tanto para quem administra quanto para quem utiliza no dia a dia… a experiência de uso dá de 10 a zero em softwares como o Primavera PM.

    Spif (usuário não registrado) em 2/06/2012 às 6:46 pm

    Tércio, ITIL é muito útil e te ajuda com vários problemas corriqueiros.

    Uma coisa que fala contra o pessoal do software livre é essa falta de alinhamento com as práticas de governança. A impressão que os gestores ficam é que ninguém tem o mínimo de profissionalismo.

    Spif (usuário não registrado) em 2/06/2012 às 7:15 pm

    Outra coisa, o redmine é uma ferramenta de projetos, que pode ser usada em um contexto que ITIL seja a prática de governança, mas não é preso ao framework.

    Só pra informar.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/06/2012 às 8:14 pm

    “Só de ler a palavra “ITIL” já sinto um desânimo ”

    Não deveria, economizamos muito em TI utilizando práticas do ITIL.

    “a experiência de uso dá de 10 a zero em softwares como o Primavera PM”
    É comparar banana com laranja, são propósitos diferentes.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 2/06/2012 às 9:00 pm

    @Spif:

    Tércio, ITIL é muito útil e te ajuda com vários problemas corriqueiros.

    Uma coisa que fala contra o pessoal do software livre é essa falta de alinhamento com as práticas de governança. A impressão que os gestores ficam é que ninguém tem o mínimo de profissionalismo.

    A ideia do ITIL em si não é ruim. Como um conjunto de recomendações, auxilia vários administradores a definirem como funcionam os processos de TI da empresa. O problema é quando a empresa possui uma cultura organizacional horrível, e as recomendações se transformam em instrumentos de tortura em massa. Foi assim na primeira empresa de TI em que trabalhei (atualmente ela é referência na comunidade SL, por sinal).

    A empresa em que trabalho atualmente implantou o ITIL de uma forma menos sádica, mas ainda sim há um bocado de problemas para as áreas técnicas, que se veem perdidas na selva, cheia de clientes predadores esperando a hora do bote!

    Não vejo o ITIL como a oitava maravilha da TI. Vários “nó-cegos” especializam-se em repassar chamados para outras equipes, esquecendo-se de que, por trás de cada chamado, há alguma coisa que precisa ser feita. E esses nó-cegos multiplicam-se como coelhos nos lugares que adotam o ITIL =D

    No mais, governança é algo mais amplo que organograma e sistema de “tickets”. Envolve vários fatores humanos que, infelizmente, o ITIL não consegue embarcar.

    Spif (usuário não registrado) em 2/06/2012 às 10:33 pm

    “O problema é quando a empresa possui uma cultura organizacional horrível, e as recomendações se transformam em instrumentos de tortura em massa. ”

    O ITIL na verdade te ajuda a se livrar disso tudo, se você implementa direito. Inclusive, te aponto aonde está tudo errado:

    1- Seus colegas que vivem repassando chamados como se não houvessem amanhã estão vencendo? Isso é somente porque ninguém está analisando os chamados fechados e verificando aonde as coisas estão dando errado. ITIL não é sobre empurrar chamado, mas sobre tomar responsabilidade sobre o problema. Vocês deviam pegar cada processo e fazer uma matriz RACI pra eles. Isso já ajudaria bastante.

    2- Clientes selvagens? O seu gestor não criou uma SLA? Se você não tem uma SLA bem estruturada, processos bem definidos e uma equipe que segue os processos à risca, você tem clientes nervosinhos. Tenta definir o tempo de atendimento para cada necessidade de forma correta e verificar o atendimento dos analistas.

    ITIL é muito mais que tickets e organograma. O framework é descrito em 5 livros imensos. Acredite, é muito mais que isso.

Este post é antigo (2012-06-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.