Red Hat fala sério sobre arquiteturas ARM, enquanto Intel pisa em falso no suporte a Linux
A matéria da ServerWatch não menciona o infame anúncio da Intel, mas o fato de ambas chegarem no mesmo período não deve ser coincidência, já que nenhuma das empresas mencionadas opera no vácuo: a Red Hat foi a público falar sobre a seriedade com que trata as arquiteturas ARM.
O artigo menciona o esforço em andamento para portar com qualidade não apenas o sistema operacional, mas também as ferramentas de desenvolvimento, ambientes e aplicativos, tanto no Red Hat (com ênfase nos servidores) quanto no Fedora. Também é mencionada a natureza do desafio, representada também em termos da variedade de plataformas ARM existente, com diferenças entre si bem mais impactantes do que as que há entre placas baseadas no i386 e seus descendentes. (via serverwatch.com – “Red Hat: Linux on ARM Is No Joke”)
Isso é bom, quero ver essa arquitetura prosperar ainda mais, estou aprendendo assembly para arm e é bem legal XD
Nada como uma boa competição.
Do outro lado a Intel promete metade do consumo de energia e o dobro de desempenho em sua 4ª geração de processadores Core.
Estou bem impressionado com meu notebook com CPU Ci5 2ª geração, imagino como serão os próximos. (Esse é o primeiro notebook onde consegui rodar games de forma satisfatória)
ARM precisa aumentar o desempenho, x86 precisa diminuir o consumo de energia.
Em algum momento as duas plataformas vão bater de frente, e quando esse dia chegar, teremos como resultado um grande avanço no desenvolvimento de CPUs.
Não dúvido que cheguem logo. Até os PICs agora tem tecnologia de redução de consumo (chamado nanoWat, se não me engano). Ainda bem que evoluir não tem patente :-)
O pessoal anda fazendo uma tempestade num como d’água com o Clover Trail. Os Atom com GPUs PowerVR já não possuem suporte gráfico, então não é algo de valor que se está perdendo.
Além do mais, o próximo Atom que será lançado ano que vem, já está sendo trabalhado, com patchs que já chegaram ao Kernel inclusive, e terá uma GPU muito superior.
Esse CLover Trail é só um soluço, nada mais.
@Suhanko
“Ainda bem que evoluir não tem patente :-)” não espalha senão daqui a pouco inventam uma também…
Se realmente o steam der certo no linux, a AMD vai estar muito na frente pois esses novos APUS dela são um show a parte, em meu notebook eu rodo jogos atuais com meu AMD A4 que paguei 999 reais, e ainda a bateria do meu note aguenta muito mais do que da minha esposa que tem um core i3. Eu acho q a Intel está ferrada com a AMD, pois nem só de CPU que vivemos, o conjunto é que é melhor.
Pena que ainda é mais trabalhoso instalar no CuBox o parente do Redhat Fedora do que instalar o Ubuntu: http://www.solid-run.com/mw/index.php/Fedora_on_CuBox
@Patola Achei estranho o nome do bagulho… CuBox! hahaha