Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Red Hat fala sério sobre arquiteturas ARM, enquanto Intel pisa em falso no suporte a Linux

A matéria da ServerWatch não menciona o infame anúncio da Intel, mas o fato de ambas chegarem no mesmo período não deve ser coincidência, já que nenhuma das empresas mencionadas opera no vácuo: a Red Hat foi a público falar sobre a seriedade com que trata as arquiteturas ARM.

O artigo menciona o esforço em andamento para portar com qualidade não apenas o sistema operacional, mas também as ferramentas de desenvolvimento, ambientes e aplicativos, tanto no Red Hat (com ênfase nos servidores) quanto no Fedora. Também é mencionada a natureza do desafio, representada também em termos da variedade de plataformas ARM existente, com diferenças entre si bem mais impactantes do que as que há entre placas baseadas no i386 e seus descendentes. (via serverwatch.com – “Red Hat: Linux on ARM Is No Joke”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 5:16 pm

    Isso é bom, quero ver essa arquitetura prosperar ainda mais, estou aprendendo assembly para arm e é bem legal XD

    André (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 5:52 pm

    Nada como uma boa competição.

    Do outro lado a Intel promete metade do consumo de energia e o dobro de desempenho em sua 4ª geração de processadores Core.

    Estou bem impressionado com meu notebook com CPU Ci5 2ª geração, imagino como serão os próximos. (Esse é o primeiro notebook onde consegui rodar games de forma satisfatória)

    ARM precisa aumentar o desempenho, x86 precisa diminuir o consumo de energia.

    Em algum momento as duas plataformas vão bater de frente, e quando esse dia chegar, teremos como resultado um grande avanço no desenvolvimento de CPUs.

    Suhanko (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 6:28 pm

    Não dúvido que cheguem logo. Até os PICs agora tem tecnologia de redução de consumo (chamado nanoWat, se não me engano). Ainda bem que evoluir não tem patente :-)

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 7:35 pm

    O pessoal anda fazendo uma tempestade num como d’água com o Clover Trail. Os Atom com GPUs PowerVR já não possuem suporte gráfico, então não é algo de valor que se está perdendo.

    Além do mais, o próximo Atom que será lançado ano que vem, já está sendo trabalhado, com patchs que já chegaram ao Kernel inclusive, e terá uma GPU muito superior.

    Esse CLover Trail é só um soluço, nada mais.

    André Moraes (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 10:28 am

    @Suhanko

    “Ainda bem que evoluir não tem patente :-)” não espalha senão daqui a pouco inventam uma também…

    Alan de Oliveira (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 10:35 am

    Se realmente o steam der certo no linux, a AMD vai estar muito na frente pois esses novos APUS dela são um show a parte, em meu notebook eu rodo jogos atuais com meu AMD A4 que paguei 999 reais, e ainda a bateria do meu note aguenta muito mais do que da minha esposa que tem um core i3. Eu acho q a Intel está ferrada com a AMD, pois nem só de CPU que vivemos, o conjunto é que é melhor.

    Patola (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 11:52 am

    Pena que ainda é mais trabalhoso instalar no CuBox o parente do Redhat Fedora do que instalar o Ubuntu: http://www.solid-run.com/mw/index.php/Fedora_on_CuBox

    Fábio Rodrigues Ribeiro (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 6:53 pm

    @Patola Achei estranho o nome do bagulho… CuBox! hahaha

Este post é antigo (2012-09-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.