Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Reclicar Café: projeto dá exemplo ao aliar inclusão digital e reciclagem ambiental

Enviado por Danilo (dansys21Θmsn·com):

“No dia 18 de Julho, foi inaugurado no Departamento de Meio Ambiente, um projeto de muita importância para Barra do Choça. O Reclicar Café, como foi batizado, é um programa que, além de promover a inclusão digital, faz a reciclagem de computadores antigos e de garrafas pet.

Segundo os idealizadores do projeto, Lucas de Oliveira e Jackson Novaes, o mesmo teve início a partir da necessidade de descartar o lixo eletrônico. “Tivemos a ideia de reciclar as máquinas que o poder público municipal vinha descartando. Era possível recuperar esses computadores e a minha intenção é que eles ficassem disponíveis para a comunidade”, disse Novaes, coordenador de educação ambiental.

Inicialmente, a ideia central é disponibilizar esses computadores, que foram resgatados e remontados, para a comunidade, em geral, utilizar, inclusive acessando a internet. Existe um custo para este benefício, porém traz melhorias ao meio ambiente. Para cada hora que alguém permanecer em uma das sete máquinas do Reclicar Café, ela deve trazer uma garrafa pet.

De acordo com Lucas de Oliveira, não houve custo de recuperação para os computadores antigos. “Nós fizemos um processo de triagem. Separamos o que poderia ser reutilizado ou não. Com essas peças nós fomos recompondo as máquinas”, explicou Oliveira, que é analista de sistemas.

O analista ainda salientou que qualquer pessoa pode utilizar o serviço, nem precisa estar matriculada em alguma escola. E que o projeto, em breve, poderá chegar às comunidades de Ingazeira e Cafezal, onde a população não possui um ponto de inclusão digital. Ainda assim, futuramente, o programa irá crescer para distribuir computadores reconstituídos para as pessoas mais carentes.” [referência: dansystem.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    HeDC (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 1:39 pm

    Inclusão Digital só se faz com SL / CA. Se for o tal “janelas” é CORRUPÇÃO digital. Vide tb: http://en.windows7sins.org/ .

Este post é antigo (2012-08-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.