Recapitalização: As novidades da Mandriva não são péssimas
A reunião dos sócios da empresa Mandriva que foi sucessivamente adiada e na qual havia a perspectiva de um deles bloquear a recapitalização necessária para a empresa não fechar as portas finalmente ocorreu, e a recapitalização foi aprovada, afastando assim a ameaça de sua dissolução imediata.
Entretanto, na pauta da mesma reunião estava incluída outra proposta, cuja discussão permanece em aberto e ocorrerá em reunião futura: a de que o desenvolvimento da distribuição Mandriva pela empresa seja substituído pelo desenvolvimento comunitário, transferindo a responsabilidade e assim mudando radicalmente a natureza de sua atuação.
Já existem forks externos da distribuição em andamento, mas a migração da empresa para um modelo de operações em que o desenvolvimento do seu atual produto mais visível não seja mais sua responsabilidade certamente será algo interessante de ser analisado. (via h-online.com – “Mandriva shareholders approve recapitalisation – The H Open Source: News and Features”)
(…)”Entretanto, na pauta da mesma reunião estava incluída outra proposta, cuja discussão permanece em aberto e ocorrerá em reunião futura: a de que o desenvolvimento da distribuição Mandriva pela empresa seja substituído pelo desenvolvimento comunitário, transferindo a responsabilidade e assim mudando radicalmente a natureza de sua atuação. “(…)
Olha, parece que eles não acordaram para o óbvio. Ainda estão discutindo se ‘vão pra lá ou pra lá’, enquanto quem gosta(va) de Mandriva… já foi!
Talvez a empresa ainda se salve, como fornecedora de soluções específicas de TI. Mas como distro comunitária, já está fadada à irrelevância e ao esquecimento…
“The King is dead… Long live the King!!”
Só adiaram a morte da empresa.
Linux agora é Ubuntu, não tem pra mais ninguém.
@ Bruno Jr,
Você não acompanhou os posts sobre Slackware, n’é?! ;)
Mandrioquê?
Adiaram o falecimento da distro, mais uma vez.
Até quando, ó céus?
A notícia é interessante, pois sinaliza a possibilidade do tão solicitado merge entre Mandriva e Mageia. Vamos ver como se comporta a empresa e a comunidade daqui pra frente.
Eles deveriam decidir isso logo assim permitiriam ao Mageia entrar de vez no lugar da Mandriva e ocorrer uma migração em massa como no caso do OpenOffice onde o LibreOffice tomou a frente da suíte “principal”.
ROSA Linux: http://distrowatch.com/?newsid=07228
Pronto. Mandriva tem um fork, e a seleção natural continua. Vamos ver até quando o “ROSA” terá a confiança da comunidade.
Ninguém vai morrer porque uma distro deixou de existir.
Concordo que hoje é quase impossivel pra Mandriva superar o Ubuntu em popularidade, mas são distros para publicos muito diferentes.
Verdade que mudei a distro lá em casa para Mageia, e no escritório para Fedora.
Mageia na verdade é para mim uma opção pela continuidade do Mandriva, com mais estabilidade e perspectiva.
Aproveitei as mudanças para testar o Ubuntu, etc, mas que pé no saco.
Ainda espero longa vida ao Mandriva, e voltarei a comprar um Powerpack ou algo similar quando ela volte a apresentar um produto decente (para mim o 2011 ainda é um beta).
“Morre, diabo!” Mageia, PCLinuxOS e até ROSA Desktop são melhores. Negócio mal gerido não tem dinheiro que dê jeito.
E, o blog do Mandriva lançou mais uma carta pra comunidade, daquelas que fica rodeando, rodeando, rodeando, falando que os erros do passado se foram, e que sente por deixar o pessoal da comunidade a deriva…
…e não acrescenta em nada pros interessados: Os usuários do Mandriva
http://blog.mandriva.com/en/2012/05/02/dear-community-ii/
“Morre, diabo!” Mageia, PCLinuxOS e até ROSA Desktop são melhores. Negócio mal gerido não tem dinheiro que dê jeito.
__________________________________________________________________________
Mandriva é uma excelente distribuição. Os forks apenas pegaram carona, se não fosse boa, eles não tinham feito um fork. Se Mandriva não fosse boa, não tinha tantas notícias dela aqui. E tantos usuários comentando e preocupado com futuro dela. Além de tantos posts, fóruns e blogs falando sobre ela.
Mandriva é uma excelente distro. Uso desde quando era Mandrake (ano 2002) e após unir-se a Conectiva em 2005. Desde 2002 uso no meu desktop e laptop em casa e no trabalho. E também a uso em mais de 50 servidores de clientes da empresa onde trabalho e nunca… nunca mesmo tivemos grandes problemas com o sistema. Quando digo isto a quem usa Debian ou CentOS eles não acreditam , mas [e verdade. Não precisa comprar o Powerpack , pois as versões One e Free dão conta do recado , mesmo assim , compramos como um agradecimento por tantos anos de uma ótima distro. Sinto muito por a distro oficial estar praticamente em final de carreira (continuando nos forks). Final , não porque é ruim , e sim por mal administração. Obrigado Mandrake , Conectiva e Mandriva.
mib.pianetalinux.org/blog/news/mandriva-news/1199-news-and-rumours-about-mandriva-after-the-30-april
Here some News and some credible rumours inside knowledge/rumours directly from the “horse’s mouth” that I am have the exclusive privilege to write about for the first. ;)
At the Mandriva General Assembly, a capital increase of €6M was approved and would arrive at Mandriva in ten days
Leonid Reiman, and on the direct question from other shareholders concerning his commitment in Mandriva and belief in free software, where he made it very clear that he had the absolute, most definite trust in Free Software and had great respect of and worked on building his understanding of, which for the same applied to Mandriva, in addtion to it’s strengths, superiourity potential, history, internationality, making him without any doubt reaffirm his trust in and commitment to both.
Mandriva will not rebase itself on Mageia, nor join it’s organization, although while we’re very much willing to invite them and participate in an independent foundation on much of same premises, where they’d be allowed to continue their work without any forced influence by us, but being able to gain support and funding for us
Specifications for a Mandriva Linux 2012 release, new project leadership and a first alpha release is likely to be able to be released by the end of the month (unconfirmed yet, to be decided very soon).
For some more info about the general assembly itself, one should take a closer look at
http://www.boursorama.com/forum-mandrivaexmandrakesoft-1rPMLMAN-OTC-1
and also
http://forum.mandriva.com/fr/viewtopic.php?f=190&;t=135876&start=400
(google.translate.com will be your friend).