Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Raspberry Pi: primeiro lote chegou mas vai atrasar mais um pouquinho

O primeiro lote de 2000 unidades do aguardado Raspberry Pi, diminuto computador cujo lançamento para os consumidores estava previsto para janeiro, já chegou à Inglaterra, mas a entrega aos primeiros felizes compradores ainda vai demorar mais um pouco devido a uma questão de certificação.

Ocorre que os criadores do diminuto computador, previsto para ser entregue na forma de uma placa para conexão a outros componentes necessários ao seu funcionamento, consideraram que ele não recai na definição de “produto final acabado” e assim poderia estar isento do selo de certificação CE, que expressa conformidade com as normas do mercado europeu.

Mas os distribuidores discordaram desta interpretação conveniente, e agora será necessário obter as comprovações necessárias ao certificado, em áreas como a emissão de sinais de rádio, por exemplo. Boa sorte e tomara que seja breve! (via techweekeurope.co.uk – “Raspberry Pi held Up By CE Certification | TechWeekEurope UK”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    danilo (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 10:54 am

    To na fila pra comprar o meu.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 11:26 am

    O projeto dele está disponível? Dá pra conseguir as peças dele e montar por aqui? Alguém sabe?

    Daniel (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 12:09 pm

    Porfírio,

    pelo que sei os componentes não realmente pequenos, de forma que a montagem só é possível com recursos automatizados. Li algo sobre isso num dos fórum do site deles, alguém já tinha feito essa pergunta por lá.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:32 pm

    Puxa… :(

    Valeu, @Daniel.

    Suhanko (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:53 pm

    Se ficar saindo de picadinho não vai atender a demanda nem daqui a 100 anos! Eu quero AGORAAAAAAAA!

    O sonho começa a virar pesadelo?
    Uma das coisas que encarem um produto, e a obtenção de certificações de regulamentação, como essa da CE, ou da FCC, ANATEL, etc.
    O teste de conformidade costuma ser bem caro (milhares de dólares).
    Espero que seja só uma formalidade burocrática.

    Sobre a possibilidade de construir o seu próprio RPi, e impossível. O BMC8235 não e vendido no varejo. Além de ter que soldar um chip BGA (com conexões em baixo, soldados com bolinhas), que mesmo industrialmente apresenta defeitos de soldagem. Para desenvolvimento, talvez exista uma versão não BGA. Parece que datasheet do BMC8235 não esta disponível publicamente. O hardware do RPi não é aberto.

    Marcos (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 11:44 pm

    Pois é, isso é bom pro pessoal entender que de onde vêm os custos do que adquirem. A maioria pensa que é simplesmente o lucro do fabricante e impostos, mas tem vários processos e vários intermediários no caminho.

Este post é antigo (2012-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.