Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Raspberry Pi: o computador de US$ 25 agora roda XBMC (1080p!) e recebe vídeos do iPad via AirPlay

Novidades sobre o Raspberry Pi, diminuto computador ARM de US$ 25 (ou US $35) que recentemente entrou em fabricação, em trecho da minha coluna no TechTudo:

Via techtudo.com.br:

(…) Pessoalmente, torço para que a ideia do Raspberry Pi tenha sucesso e que uma nova geração de programadores cujo envolvimento com a arte e técnica do desenvolvimento de software tenha nascido do interesse em genuína diversão que se converte em aprendizado valioso.

E as novas demonstrações do protótipo do Raspberry Pi rodando aplicativos multimídia demonstram que ele pode ter fôlego para sustentar boa parte das ideias que essa nova geração de amadores curiosos pode querer experimentar.

Seguindo a demonstração feita em agosto de um protótipo do aparelho rodando o jogo Quake III, agora nas semanas iniciais de 2012, e às vésperas do prazo esperado para o produto começar a ser entregue aos primeiros usuários, os desenvolvedores divulgaram um vídeo do popular aplicativo de media center XBMC rodando no Raspberry Pi exibindo um vídeo de 1080p sem soluços. Eles avisam que, caso o XBMC não seja incluído na distribuição default de software para o aparelho, certamente haverá ao menos a opção de fazer o download de um executável pronto para usar.

Outra demonstração recente e interessante do potencial do aparelho também foi apresentada pelos desenvolvedores: trata-se de um aplicativo que habilita o diminuto computador a receber streamings AirPlay, da Apple, e que foi demonstrado em um vídeo que exibe a imagem de um clip no app YouTube rodando em um iPad sendo exibida na TV conectada ao Raspberry Pi.

Além de demonstrar o desempenho do aparelho (ou da versão beta de sua placa, mais propriamente), ambos os vídeos permitem ver na prática as conexões e mesmo o layout do aparelho. Se chegar ao Brasil a um preço razoável, certamente vou ter interesse em comprar alguns ツ


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    maçã estragada (usuário não registrado) em 23/01/2012 às 9:24 am

    Foi a conectividade com hardware Apple que interessou?

    Leley (usuário não registrado) em 23/01/2012 às 10:25 am

    @maçã estragada , provavelmente interessou o Augusto porque ele tem um iPad e um Macbook e ao inves de comprar um AppleTV de 99 dolares , ele pode ter a mesma funcao e a liberdade por 25 dolares.

    A parte da novidade que me interessou mais como usuário potencial foi o Raspberry Pi ter desempenho suficiente para exibir vídeos 1080p com processamento local usando o XBMC, que é um bom software de home entertainment center.

    O suporte a Airplay (e o clip das vacas dançando) é bem ilustrativo também, mas não sei avaliar a utilidade prática comparando com a mencionada AppleTV, por exemplo. Como é eletrônica de consumo, creio que a comparação teria que avaliar até preço e disponibilidade no varejo brasileiro. Mas ver que o Raspberry Pi consegue receber, decodificar e exibir o streaming de vídeo neste formato presente em um percentual alto dos tablets é interessante, sem dúvida.

    Gabriel (usuário não registrado) em 23/01/2012 às 10:51 am

    Alguém ai já sabe como comprar esse bichinho?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 23/01/2012 às 10:51 am

    Muito bom, se alguém souber onde compro, avisa, tô querendo fazer um servidor de backup com ele

    Tulio Magno (usuário não registrado) em 23/01/2012 às 1:20 pm

    @Gabriel e @Igor
    Ela ainda não está à venda.

    @Augusto
    Me preocupa o fato de o chip da Raspberry Pi ter decoder em hardware somente para h264.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 24/01/2012 às 12:05 pm

    Se suportar DLNA (padrão aberto e suportado por Linux, Windows, Androids, Televisores e afins), é muito mais interessante que ter AirPlay, versão Apple do mesmo.

Este post é antigo (2012-01-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.