Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Produtividade: 4 gerenciadores de tarefas e pendências para Linux

Este artigo do MakeUseOf apresenta as caravterísticas de 4 gerenciadores de tarefas e pendências para Linux: Wunderlist, Nitro, Getting Things Gnome e Tasque.

O Wunderlist, que é o que eu uso e recomendo,, andou tendo alguns problemas no suporte a Linux, que espero já tenham sido resolvidos a esta altura. (via makeuseof.com – “Get Stuff Done With These 4 To-Do List Tools [Linux]”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 1:50 pm

    Post bem interessante. Uma pena que a grande maioria não oferece suporte a compartilhamento de tarefas, então acabo usando o Producteev, que não tem cliente para Linux :/

    Macxi (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 5:33 pm

    Também gostei das dicas, não só por conhecer essas ferramentas e mas também por conhecer os métodos de produtividade ZTD-Zen to Done (ver aqui e aqui), que é um método alternativo ao método GTD-Getting Things Done (ver aqui, aqui e aqui), que também não conhecia.

    Procurei também ver site PKG Search quais destes softwares estão no repositório oficial da Mageia e das outras distros:

    1 – Wunderlist (não tem no repositório oficial de nenhuma distro)
    2 – Nitro (não tem em nenhuma distro, mas tem o fonte para qualquer distro)
    3 – Getting Things Gnome GTG (tem no repositório Mageia e em todas as distros)
    4 – Tasque (não tem no Mageia, mas tem em várias distros)

    Há outras opções de gerenciadores tarefas ou simples notes, que listo abaixo, e todos tem pacotes no repositório da Mageia (e no de várias outras distros):

    1 – Knotes – Notes for the K Desktop Environment
    2 – Keepnote – KeepNote lets you keep notes
    3 – Tomboy – Desktop note-taking application for Linux and Unix
    4 – GTG – Getting Things GNOME! is an organizer for the GNOME desktop environment
    5 – Gnote – Note-taking application
    6 – Basket – BasKet for KDE
    7 – Zim – A desktop wiki and outliner

    Willian (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 6:23 pm

    Achei que estavam falando do gerenciador de tarefas estilo Windows XP (Ctrl+Alt+Del) :)

    Macxi (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 8:03 pm

    Dessa segunda lista que fiz, parece que o mais completo e intuitivo é o Keepnote – lets you keep notes, a tela é divida em 3 partes que permite organizar bastante. Me parecer ser bastante estável e com muitas opções de configuração. Adicionei uma imagem e redimencionei ela e foi tudo muito simples e fácil.

    Outro software que acho bem interessantes também é o Zim-wiki, que quando a pessoa abre pela primeira vez desamima, porque ele está vazio, parece sem muitas opções.
    A dica é adicionar funções, indo na barra de ferramentas, em “Edit”, em “Preferências”, e ir na aba “Plugin” e selecionar todos plugins que quiser. Se algum não selecionar, é porque falta instalar uma dependência, que está indicada na tabela ao lado. Na Mageia é só ir no CCM (ou num terminal, digitando urpmi nome do pacote ), instalar e voltar ao Zim-Wiki e habilitar o plugin.

    Um exemplo de plugin útil para o Zim-wiki é o Calendário. Prá habilitar, selecionar “Calendar” (ele não tem dependência), mas tem que clicar em “Configure”, e selecionar “Show calendar”, que vai aparecer o calendário no canto superior esquerdo da janela Zim-wiki. Acho o calendário essencial para o uso do Zim-wiki, pois ajuda a organizar tudo por data e pasta.

    Marcos (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 10:03 pm

    Uso o do Google que vem junto com o calendar.

    Eris R. Jr (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 11:22 pm

    Para quem mais utilizar Archlinux, todos os aplicativos listados pelo Macxi, estão nos repositórios ou disponíveis via AUR.

    https://www.archlinux.org/packages/
    https://aur.archlinux.org/

    Embora não seja um gerenciador de tarefas, utilizo o zim http://zim-wiki.org/ e gosto bastante. Pode-se documentar procedimentos(Wiki) e deixar uma ou mais paginas para “lista de tarefas” e tudo em um único aplicativo.

    Agora para quem utiliza vários dispositivos e deseja “apenas” um gerenciador de tarefas, o Wunderlist oferece mais recursos.

    [Pasquale mode on]
    Logo no inicio do texto, a palavra característica saiu com “v” no lugar do “c”: “Este artigo do MakeUseOf apresenta as caravterísticas…”
    [Pasquale mode off]

    Patola (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 4:43 am

    Keepnote e Basket não são pra tarefas, são pra anotações em geral, assim como o fabuloso Cherrytree.

    Macxi (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 9:16 am

    O Zim-Wiki dá a opção de gravar os arquivos em uma pasta no dropbox (ou outro serviço clouds) e sincronizar para usar no notebook ou outro aparelho móvel (ver na barra de ferramentas, em “Edit”, e em “Open another notebook”, e “Adicionar”)

    Não conhecia esse Cherrytree, vi no PKGs search que ele não está no repositório do Mageia 2, mas já está no Mageia 3 (Mageia Cauldron, em desenvolvimento) e também está no repositório de várias outras distros.

    Macxi (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 9:24 am

    Link correto do PKGs search indicando que o Cherrytree está no repositório da Mageia 3 (Mageia Cauldron, em desenvolvimento) e também no repositório de várias outras distros.

Este post é antigo (2012-12-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.