Pressão? Acer cancela abruptamente lançamento de smartphone com clone chinês do Android
O Aliyun OS é um clone do Android (incluindo compatibilidade com apps) lançado no mercado chinês em julho do ano passado, e há 3 anos em desenvolvimento pelo grupo chinês Alibaba. A Acer, que estava em vias de se juntar, por meio de seu aparelho A800, aos distribuidores de smartphones com o Aliyun no mercado do extremo oriente, cancelou abruptamente o lançamento (os convidados literalmente chegaram ao evento e foram informados de que não ocorreria), sem dizer a razão.
Logo depois (como pode ser visto na matéria “Acer culpa Google por cancelar lançamento de smartphones na China“, do IDG) o grupo Alibaba veio a público divulgar o que nenhuma das empresas mencionadas confirmou ou comentou até o momento: que a Acer havia sofrido pressão para cancelar o lançamento de um aparelho com o Aliyun, ou perderia a licença de continuar distribuindo o Android.
Como o Android em si é descrito pelos autores como sendo código aberto, imagino que se houver algum fundo de verdade na história estará relacionado a um cancelamento do direito de ter acesso a outros componentes comumente associados ao Android mas que não são o software em si, como o seu Market por exemplo.
Mas a ausência de comentários oficiais faz imaginar que uma boa resposta está sendo preparada pelas empresas mencionadas, e em breve poderemos divulgá-la.
Atualização: a notícia da BBC tem mais detalhes: o Google foi consultado pore ela, e disse para irem perguntar para a Acer. E segundo ela o que está em jogo não é a licença do Android para a Acer, mas sim o “cancelamento da cooperação de produtos e da autorização técnica relacionada”. Ah bom. (via idgnow.uol.com.br – “Acer culpa Google por cancelar lançamento de smartphones na China”)
E conforme quando a notícia foi divulgada no /. ..
Se for verdade: “Google imitando táticas Microsoftiescas”. Lamentável.
Acho que o Google fez o certo, pq pegaram o Android modificaram e colocaram outro nome de SO. Tanto que o primeiro smart(segundo a wikipedia) está com android 2.2 em alguns sites, e o mesmo está que não usa a Dalvik na wikipedia.
Acho que o Google não deve permitir mudar o nome do “Android” para “XYZ”, ele permite “Custom Roms” porém é SO Android. Tanto que se vc ver o vídeo é igual ao Android.
http://en.wikipedia.org/wiki/Aliyun_OS
http://www.gsmchoice.com/en/catalogue/unikalne/ktouchw700/
Está descrito como Android 2.2 Froyo.
Sei lá, deve ter algo mais no fundo disso ai, mas acho que o Google não quer que aconteça “Distribuições” no Android pq isso iria gerar uma confusão para os leigos, pq já é dificil explicar a diferença entre Ubuntu ou Fedora e Linux para o pessoal aqui :)
O duro é que o aparelho era bonito :/
Eduardo Siemann, é justamente o contrário. O Google é dono da marca Android. Então quem quiser usar a marca Android num sistema Android modificado precisa da anuência do Google.
Quanto ao sistema em si, o código é livre e qualquer um pode pegar, alterar (muito ou pouco, dependendo da vontade) e distribuir com qualquer nome que não seja propriedade de terceiro. No caso, Android é nome de propriedade do Google. Aliyun OS, não é.
AÊÊÊ, O Google começando a botar as garrinhas de fora…
Não, não pode vender um sistema derivado! Tá achando o quê? Que isso aí é software livre?! Claro que não, isso é CLOPEN da melhor qualidade.
Pro pessoal que adora confundir Android com Linux: Será que a Linux Foundation faz dessas? Linus chega lá no Mark do Ubuntu, dá um tapa na cara dele e fala: “Não vai fazer distro nenhuma não! Tá entendendo?!?! Quem manda aqui SOU EU!”.
É um novo ponto baixo pro Google, e de quebra pro Android.
Não entendo como ponto ruim para o Android ou Google. Como já disseram, o código do Android é aberto, mas a marca não. Ou seja, qualquer um pode pegar o código e fazer um sistema derivado. O Google não impediu isso. O que aconteceu é que o Google ameaçou retirar os privilégios da Acer, caso a mesma comercializasse um sistema derivado do Android. São apenas negócios.
João Paulo
“São apenas negócios.”
Indo por essa lógica vale tudo.
Ameaçar uma empresa para evitar concorrência é deplorável. Principalmente com o Android que é vítima comum dos patent trolls, que no fundo querem é isso: evitar concorrência.
Esqueci de falar…
Boa chance pro pessoal da Mozilla abrir o olho e aproveitar para promover seu sistema e suas práticas.
Não é porque são negócios, é porque isso sempre foi a regra do jogo, não houve nenhum momento aí em que o Google disse que os clones do Android seriam proibidos. Acho lamentável que Spif e Weber comparem isso com a Microsoft, cujo jogo sujo é de fato algo muito mais venenoso e universal que qualquer coisa parecida com isso que o Google está fazendo. Por exemplo, se alguém copiasse um produto Microsoft, esta cópia nem existiria mais. O Google não está processando o alibaba para o aliyun deixar de existir, está dizendo que “ou você usa só o nosso ou não colaboramos no seu uso do produto que desenvolvemos”. Alguém esperava que NÃO fosse assim?
Salve o Santo Google, livre de pecados e inocente. Certo Patola?
Engraçado é que o Google faz essa pressão numa fabricante que só quer diversificar sua linha de produtos, mas não faz essa pressão nas fabricantes, que ferram o consumidor com, versões que não recebem mais patches nem suportes nos aparelhos novos.
Dois pesos, duas Medidas.
BTW, eu não comparo como uma ação digna da Microsoft, pq mesmo eles convivem bem com os seus fornecedores usando outros sistemas operacionais, vide a samsung não perder nada por usar Android E WP8, quando a MS poderia cortar eles dos programas de OEM pros laptops. Essa ação do Google foi abaixo do nível deles.
O certo é “um peso, duas medidas”, Spif, senão a máxima nem faz sentido.
Não disse que o Google é Santo ou inocente. Pelo contrário, quis passar que os termos do Android sempre estavam claros, e que ele garantia a colaboração com suas exclusividades (como o Google Play) sob certas condições, que poderiam incluir não aceitar um rival deste tipo. Nada disso colocaria o Google como Santo, colocaria?
Além disso, o Google NÃO foi atrás da alibaba. NÃO impediu o alyiun de existir, e nem podia, por seus próprios termos. Não dá pra ignorar isso. Há um oceano entre o que a Microsoft faz e o que o Google fez. Ok, é uma tática predatória de mercado, concordo, mas é como comparar um pequeno furto com um assassinato.
UAU!!!
“Ou usa só o nosso sistema, ou esqueça que existimos”
Na boa, nem a Microsoft faz isso.
Mas o Google “pódi”.
Penso que o Google está tomando mais precauções, pois recentemente com o caso Sansung X Apple a coisa quase acabou sobrando para o Android, o Google teve que vir a público para acalmar os mais temerosos e dizer que praticamente tudo em que a Samsung foi condenada estava relacionado ao hardware, inclusive um dos argumentos da Apple era de um suposto email do Google aconselhando a Samsung para evitar se “inspirar demais” nos aparelhos da Apple.
Já pensou se esse sistema chinês clone do Android ganha mercado e resolve mexer com patentes da Apple? Lá vem mais processo e caso os chineses percam a causa, mesmo o Google não tendo nada com isso, poderá respingar negativamente no Android, para o Google, menos mal se nenhuma das fabricantes parceiras estiverem metidas nisso.
@Spif beto ou @Beto spif tanto faz, é claro que a Microsoft não acha nem um pouco ruim o fato da Samsung (sua parceira de Windows Phone) vender aparelhos com Android, se a própria Microsoft fatura horrores com as vendas do Android devido ao “acordo” em que a Samsung e outras aceitaram por “livre e espontânea vontade”…
Como diria a Microsoft – “São apenas negócios”.
empresa x deixa o “Red Hat Enterprise Linux” de lado, vai pro “Oracle Unbreakable Linux” e quer que a Red Hat continue apoiando ? ah vá …
se estão deixando a parceria com android pra ir pra uma cópia, então que busquem algo próprio ou a ajuda (mesmo que com uns extras por foras) lá da outra …
perdem todos os privilégios da parceria e quando sair o android 5~6~n só receberão por ultimo, junto do galerão … pronto, resolvido …
Seriously, não sei como o pessoal deixa a figura acima continuar a postar. Daqui a pouco alguém usa o H. Romeu Pinto, como pseudônimo…
Mas comentando o que o pseudônimo de botequim disse, as coisas são bem diferentes:
A Acer queria colocar na rua 2 opções de sistemas o Android e o Derivado. Mas aí o Google falou que não pode, senão ele ia acabar com a raça da Acer.
A Metáfora que você procura é:
O Debian começa a produzir uma Distro com um Kernel Linux modificado, daí o Linus vira pra uma câmera e diz “f! you Debian!!!”, pra coagir o Debian de publicar só o Linux puro.
“Há um oceano entre o que a Microsoft faz e o que o Google fez. Ok, é uma tática predatória de mercado, concordo, mas é como comparar um pequeno furto com um assassinato.”
Nisso concordamos. A Microsoft, muito razoável, comete um pequeno furto “roubando” (do jeito que vocês preferem ver o fato) parte da renda dos Androids, mas deixa a Samsung com OEM do Windows e usar o Windows Phone 8 se ela quiser.
Já o Google comete o assassinato, acabando com o celular novo da Acer, com os empregos que seriam gerados por eles, suja o nome da Acer na Praça e ataca a Alibaba, que a única coisa que fez foi criar um produto em cima de um Software numa licenças permissiva.
Patola
“não houve nenhum momento aí em que o Google disse que os clones do Android seriam proibidos.”
Isso não está claro, existem especulações, e elas dão indícios que foi por aí.
“Acho lamentável que Spif e Weber comparem isso com a Microsoft, cujo jogo sujo é de fato algo muito mais venenoso e universal que qualquer coisa parecida com isso que o Google está fazendo.”
A prática ficou parecida sim, mas nesse episódio, não no comportamenteo em geral do google. E claro, é preciso considerar sempre esse atenuante. Essa gente que berra clopen-clopen, para em seguida usar e estimular contentes produtos CLOSED mesmo da Apple e MS.
Mas não sou louco de comparar as duas empresas. O Google para se equivaler a MS terá de fazer uma grande sacanagem todo dia para alcançar a outra.
Gosto muito do google no geral, dos produtos e em como age.
Mas critico porque não gosto de táticas sujas, seja de quem for, então mantenho minha coerência. Não critico como alguns que só o fazem por birra ao google.
“E claro, é preciso considerar sempre esse atenuante.”
O atenuante a que me referi é que a Acer se quiser manda o Google catar coquinho e usa Android como a Amazon faz.
Eu acho engraçado é como as pessoas aqui acreditam em mentiras facilmente, quando elas vêm da boca certa.
“O atenuante a que me referi é que a Acer se quiser manda o Google catar coquinho e usa Android como a Amazon faz.”
Ninguém manda o Google catar coquinhos. As coisas não funcionam dessa forma.
A Amazon PODE se dar ao LUXO de ter o Google como adversário. Ela é poderosa o suficiente, trabalha em um ramo que o Google é um idiota e tem uma fama tão grande que eles não podem puxar o tapete dela.
A Acer NÃO PODE se dar ao Luxo de ter o Google como adversário. Ela depende imensamente do Google, para passar software pra ela e ter vantagens nos futuros lançamentos. Fora que com um ajustezinho na search engine do Google, as pesquisas pelos produtos da Acer podem revelar, no top 10, somente avaliações ruins.
“não houve nenhum momento aí em que o Google disse que os clones do Android seriam proibidos.”
Mas houve um momento imenso aí em que o Google disse que quem VENDER clones do Android vai entrar na lista negra do Google.
Sabe, o Google, esse monstro na internet que é usado basicamente como portal de acesso à rede, que mostra as informações para os seus usuários na forma como ele bem entende, mudando sutilmente a sua percepção das informações bastando te fornecer o ponto de vista dele na primeira página.
Esse é o monstro que vocês alimentam.
Alibaba e os 40 ladrões… hahaha
Pra mim o Google é uma Microsoft enrustida.
http://www.wpcentral.com/google-leans-acer-not-use-new-os-could-windows-phone
Rapidamente aparecem as diferenças entre quem só crítica e os puro odientos. Vejamos:
“Ela depende imensamente do Google, para passar software pra ela e ter vantagens nos futuros lançamentos.”
Não depende, facilita. Se quiser pode seguir o rumo independente da amazon ou mesmo dizer não ao Google e pegar o OS do tal chefe dos 40 ladrões. SE o google fez o tipo de pressão que se alega, ele está errado, E a Acer fez uma escolha errada.
“Fora que com um ajustezinho na search engine do Google, as pesquisas pelos produtos da Acer podem revelar, no top 10, somente avaliações ruins.”
Esse tipo coisa vive tendo gente observando, mesmo em casos que são pequenos erros já geram polêmica, imagina num caso desses. Pura especulação fantasiosa maldosa.
‘A Microsoft, muito razoável, comete um pequeno furto “roubando” (do jeito que vocês preferem ver o fato) parte da renda dos Androids, mas deixa a Samsung com OEM do Windows e usar o Windows Phone 8 se ela quiser.’
Dois pesos duas medidas.
Berra contra o Google, mas acha bonitinho quando é a MS que faz. E essa sim, tem fama de fazer SEMPRE.
Tsc tsc tsc Nem a microsoft e nem o google estão errados, Cada um protege seu lado. E sim, o capitalismo é predatório. Quem ainda sonha com um mundo justo e feliz, pode acordar e sair logo da cama, que o buzão vai sair lotado como sempre…
Marcelo
Capitalismo envolve competição.Se não é competição ,não é mais capitalismo.
Isso só mostra como o monopólio é prejudicial. É poder demais de persuasão nas mãos de uma única empresa, mesmo que essa seja o todo idolatrado “GOOGLE”.
Torço para que o Windows 8 seja um sucesso, torço também pelo sucesso do Google e Apple. E que cada uma tenha apenas 30% do mercado, esse seria o cenário mais benéfico para nós consumidores.
As grandes prejudicadas são a Acer e Alibaba. Elas só cairam na ilusão do Android ser OpenSource de verdade.
Todo mundo sempre desenvolveu “clones” de distribuições Linux. A própria conectiva viveu de fazer traduções e nacionalização de produtos Red Hat. O modelo OpenSource do Linux permite fazer isso.
O Android não. O “papai” não gosta e proíbe.
A Samsung vai lançar WP8. Será que eles vão impedir?
A Samsung ia lançar o Tinzen. Será que ele acabou por “pedido” do Google?
Agora as máscaras vão caindo.
Essas chantagens, compra de fidelidade e outras coisas acontecem de todos os lados.
Quem tem o poder ($$$$) automaticamente se torna opressor dos mais fracos.
Olha a Intel trollando o Linux:
http://www.theinquirer.net/inquirer/news/2205462/idf-intel-says-clover-trail-will-not-work-with-linux
Teria o dedo da Microsoft aí para favorecer o W8?
Para quem pensa que a era Winmodem foi ruim, agora tem a era secure boot e Winchip (Trail Clover) para aterrorizar os amantes do pinguim.
A única diferença entre Microsoft e Google, é que a Microsoft não disfarça, o Google é demagogo.
André
Você torce tando para a Microsoft que o amor o confunde:
“Isso só mostra como o monopólio é prejudicial… mesmo que essa seja o todo idolatrado “GOOGLE”.”
Qual monopólio ? Dos SOs Mobile ? IPhone e Android disputam, não sei a situação atual, mas certamente não é nem perto da situação dos desktops onde a MS tem uns 85% ou mais.
“Torço para que o Windows 8 seja um sucesso, torço também pelo sucesso do Google e Apple. E que cada uma tenha apenas 30% do mercado, esse seria o cenário mais benéfico para nós consumidores.”
Porque o mais ?
Torço para que o FirefoxOS conquiste no mínimo 25%.
“O Android não. O “papai” não gosta e proíbe.”
Só baixar e mãos a obra.
Vixe, olha o Hondo da AMD como “Winchip” também.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTE4NTY
Webber, claro e vai vender pra qual fabricante?
Não os de Android, porque o Google vai fazer chuver esterco na cabeça de quem ousar chegar perto. Isso está muito claro.
A Nokia está no WP8 e não vai largar.
Na prática o Google reduziu os trabalhos derivados de Android aos hobbies. Se você fizer algo profissional, ele vai obliterar a sua empresa. Se você abrir o capital, aposto que eles compram pra depois fechar.
Em resumo, o Google deu um tapa na mesa e falou: “Don’t be evil é o c@$$%$, agora meu nome é Zé Pequeno”.