Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pós-PC: Mundo superou computador pessoal, diz ex-executivo da… Microsoft

Argumentos baseados em autoridade de modo geral não são bons argumentos, mas isso não impede que a análise de alguém tão profundamento envolvido na definição da visão tecnológica da empresa responsável pelo sistema operacional mais popular em desktops PC seja menos interessante no debate sobre se estamos na era pós-PC ou não – e ele acredita que estamos, mas destaca uma vez mais: pós-PC não significa o fim do PC.

O artigo abaixo fala dos efeitos disso sobre a empresa em questão, mas eu o vejo em outro contexto: me parece que a presença cada vez maior dos dispositivos móveis e embarcados, independentemente dos nomes que recebam, deve ser considerada na estratégia dos projetos open source, e felizmente ela é, em vários casos.

Via tecnologia.ig.com.br:

Ray Ozzie, o homem que sucedeu Bill Gates como visionário tecnológico da Microsoft, acredita que o mundo tenha superado o computador pessoal, o que pode ter deixado para trás a maior produtora mundial de software.

O computador pessoal, que serviu de fundação ao poderio da Microsoft e ainda determina seu desempenho financeiro, foi deixado para trás por poderosos celulares e tablets acionados por softwares do Google e da Apple, disse o antigo executivo da Microsoft.

“As pessoas discutem se estamos ou não em um mundo pós-PC. Não existe o que discutir: é claro que estamos em um mundo pós-PC”, disse Ozzie em uma conferência sobre tecnologia promovida pelo blog tecnológico GeekWire, em Seattle, na quarta-feira. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 8:08 am

    É verdade.

    Até aqui no brasil eu vejo as pessoas usando cada vez maus tablets e smartfones no lugar dos PCs.

    Semana passada a minha diarista estava com dúvidas de como usar o tablet dela (um daqueles androids genéricos de tela resistiva) e para o uso dela realmente estava atendendo!!!

    kayo (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 8:55 am

    nao creio que a microsoft vai chegar atrasada nisso. estamos em uma mudanca, nada se concretizou ainda. eh cedo para falar que a microsoft perdeu. mas eh certo que ela esta perdendo agora.

    erico (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 9:33 am

    na história da microsoft e invoações eles sempre chegam atrasados, recuperam o tempo perdido depois na forma que até o diabo duvida, esse não é o problema.

    agora isso aí, a declaração, é só marketing para justificar a metronização, isto é butar a interface metro em tudo, que é a forma de projetamr pensando em deixar tudo parecido com zune!!! que São Chips o tenha.

    Ricardo Serathiuk (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 10:33 am

    Na verdade a Microsoft não está chegando atrasada nos tablets. O correto seria afirmar que ela chegou cedo demais e de forma meio “porca” que não agradou e trouxe má fama do Windows em tablets. Quem não se lembra do Windows XP Tablet Edition? http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/tabletpc/default.mspx

    Foi a Apple que conseguiu desenvolver algo decente desse campo, que serviu de base para outras empresas implementarem suas soluções. Agora a Microsoft tem que tirar a imagem ruim que o XP Tablet Edition trouxe para o Windows, mostrando que S.O. desktop não servem para Tablets (Ps.: Antes que falem de Android que possui kernel Linux, não estou falando de kernel, mas sim de interface gráfica).

    Cromm (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 11:17 am

    Tudo pra vender windows 8

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 12:48 pm

    Errado, o mundo superou a era das torres gigantes.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 2:12 pm

    A questão é que o PC se tornou tão comum em nossas vidas que ele não chama mais a atenção e sem chamar atenção não gera mais os mesmos valores agregados que gerava a pelo menos uma década.

    Quando o win95 foi lançado, foi uma pompa no mundo inteiro e até o lançamento do winXP tínhamos grandes atenções voltadas para o seu lançamento. Agora o windows não chama mais a atenção e a marca demonstra cansaço ao não chamar a atenção no mundo mobile.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 3:01 pm

    Ao meu ver, a primeira abordagem da MS nos tablets foi errada no sentido de achar que é apenas um desktop miniaturizado.

    No Metrod, acho que estão errando pelo inverso: o desktop não é um tablet grande. É mais fácil mover o mouse por meio centrímetro do que mover o braço até a tela. Sei que dá pra desligar o Metro, mas aí o usuário vai ter sempre a associação “Metro fail”, que é justamente o que a empresa não quer.

    Rombo (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 3:26 pm

    Rael, só é mais fácil usar o mouse quando o monitor está a quase um metro de distância de você. Quando está no seu colo ou na sua mão, é infinitamente mais simples simplesmente apontar com o dedo o que você quer na tela do que arrastar o ponteiro do mouse até lá.

    Por outro lado, recentemente adquiri um notebook para programação. Mais do que a falta de um teclado (se é que usar um bluetooth dê trabalho), o problema é que não há ferramentas para desenvolver ARM em ARM a partir do próprio Android. ainda chega lá…

    HeDC (usuário não registrado) em 12/03/2012 às 6:47 pm

    Grandes impérios já ruíram, esperamos que seja o início do fim desse câncer informático que é essa empresa. Ou ao menos que fique bem insignificante.

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 13/03/2012 às 7:13 am

    Rombo, o Rael se refere ao desktop (“o desktop não é um tablet grande”), acho que nunca vi alguém usar um monitor de 24 polegadas na mão ou no colo…

    Marcos (usuário não registrado) em 13/03/2012 às 10:46 am

    Se o preço pra acabar com a MS é acabar com o desktop pessoal, que seja.

    Caio César (usuário não registrado) em 13/03/2012 às 6:43 pm

    Pra usar um telão no colo, só se for uma Cintiq da vida, com uma caneta. Vamos ver se alguém teria coragem de pagar o que ela “vale” segundo a Wacom.

    Tem também alguns monitores multi-toque saindo agora, a Acer lançou um, mas não sai por menos de R$ 1 mil.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/03/2012 às 7:59 pm

    Marcos

    “Se o preço pra acabar com a MS é acabar com o desktop pessoal, que seja.”

    So say we all!

Este post é antigo (2012-03-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.