Por onde anda o Conectiva Linux Marumbi?
Se alguém tiver uma imagem ISO, mande o link para o Paulo Henrique ツ
Enviado por Felipe Henrique (felipehwΘgmail·com):
“Pessoal, como muitos sabem, o Conectiva Linux Marumbi foi o primeiro Linux de muitos de nós. Isso porque ele foi o primeiro GNU/Linux distribuído em bancas de jornal no país (através da finada revista geek no ano de 1999). Devido a seu valor histórico e o mais puro saudosismo, empreendi uma busca pela internet atrás da .iso dessa distribuição e não pude encontrar nenhum link. Por isso, recorro ao grande público leitor do BR-Linux.org para ver se alguém pode disponibilizar esse Linux de volta na internet
ps: Augusto, não é uma notícia mas uma tentativa de recuperar um pouco da história do GNU/Linux em terras brasileiras.” [referência: pt.wikipedia.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-08-20
O Marumbi não tenho, mas tenho o Guarani, que é de poucos meses depois. Esse serve ou é fácil de achar?
Conectiva Red Hat Linux Marumbi 2.0 – May 1998
Conectiva Linux Guarani 3.0 – December 1998
A mais antiga que eu tenho é a 3.0 (comprei com a caixinha versão servidor, que vinha com livros muito interessantes na época)… A 2.0 eu vou ficar devendo…
Olá. Eu não sei se ainda tenho. Mas foi meu primeiro Linux. Eu tinha a caixinha manual e tudo. Vou ver se acho e te aviso.
Eu tenho ele no CD da revista GEEK, guardado em algum lugar aqui em casa, acho que tenho também a Versão Guarani
O meu primeiro GNU/Linux, ta guardadinho aqui :), assim que acabar posto o link para download.
[root@freebits isos]# dd if=/dev/sr0 of=Conectiva Marumbi.iso
[]s
Seria legal quando encontrar esta(s) imagen(s) criar um torrent. Eu de bom grado manterei o seed deste torrents na minha maquina por tempo indeterminado :-)
Saudoso Marumbi. Meu primeiro Linux.
Tinha caixinha e tudo.
Vou ver se acho o CD e volto aqui caso encontre.
vc pode até baixar mas creio que n será de muita utilidade com os hardwares de agora.
Pronto! Ajudem a servir:
http://www.marcelomf.com.br/Conectiva%20Marumbi.iso.torrent
http://www.marcelomf.com.br/conectiva_marumbi.jpg o/ :)
[]s
Boa tarde a todos os linuxers do BR Linux.
Fui pesquisar o link do Conectiva Linux Marumbi e vejam o que eu encontrei:
http://stulzer.net/blog/2008/03/20/os-primordios-do-conectiva-linux/
Espero que gostem. :)
Ah, bons tempos… Eu me lembro que o meu primeiro contato com Linux foi quando eu entrei na USP em 2001. Os computadores da sala Pró-Aluno (sala de informática para estudantes de graduação) da minha unidade rodavam o Debian Potato. Antes disso, a única imagem que eu tinha do Linux era a de uma cópia malfeita do Windows…
Após me recompor do primeiro impacto, criei coragem para instalar o Linux na minha casa. Comprei a caixinha do Conectiva 6.0 na livraria da unidade e lá fui eu experimentar o Linux em casa pela primeira vez, desbravar o particionador de disco, lutar bravamente para fazer meu softmodem funcionar, etc.
Fui muito feliz com o Conectiva 6, 7, 8, 9 e 10. Depois eu me aventurei em outras distros, como Debian, Mandrake, Gentoo, GoboLinux, Ubuntu, Archlinux, etc. Curiosamente, a única distro que eu nunca experimentei até hoje é a Slackware.
Gerei a ISO, mas não tive tempo de testar…
http://www.sendspace.com/file/zpat77
Divirtam-se!
Marcelo, em primeiro lugar, obrigado por fornecer o torrent :)
A título de curiosidade, o Marumbi teve duas versões “internas”. A versão que o Marcelo disponibilizou trata-se da segunda “prensa” de cds, com meia dúzia de bug-fixes. (no kernel, em alguns drivers do X11R6 e traduções extras)
Essa segunda prensa foi feita especificamente para ser vendida no estande da Fenasoft e Comdex, na época, responsável por GRANDE parte do faturamento de venda de caixinhas da Conectiva. (alguém aqui ainda lembra disso? :) )
A “prensa” original do Marumbi teve uma tiragem menor, e vinha detalhes em vermelho no CD – a segunda versão tinha detalhes em vermelho-arroxeado.
Acredito que a Revista Geek fez um ótimo trabalho divulgando o Linux naquela época, eu aprendi bastante com a revista.
Principalmente na época em que a internet era discada e poucos tinham acesso, baixar uma ISO de 690MB era para poucos, colocar o Windmodem para funcionar então…. tarefa muito complicada até impossível, mas acredito que assim como eu muitos tiveram seu primeiro contato com Linux e o mundo opensource através da Geek. Parabéns aos editores da Geek!!!
@Caio Pereira
Essa iso que disponibilizei é da Geek :)
A Conectiva deve ter todas as versões lá, guardadinhas e disponível para quem quiser.
Eu tenho o CD e a revista guardados. Como ja disponibilizaram o torrent, que assim que possivel vou ajudar, vou ver se consigo escanear a revista e publicar .
Eu trabalho na Conectiva/Mandriva, recentemente fiz uma foto dos conectivas, acho que tem todos aqui.
Foto: https://plus.google.com/photos/103071183673361130735/albums/5733172277125003761
Só usei a versao 10, em 2004, foi meu primeiro contato com linux.
Deveriam desponibilizar todas as versoes pra quem quisesse baixar! Seria otimo.
massa demais, eu tive acesso ao cd da Geek a qual eu e um amigo Junior (vulgo Doido ou FeliS) ficavamos esperando todo mês pois ela vinha com um CD de uma distro linux.
Cara, foi meu primeiro Linux também!!!
Me recordo de ter impresso dezenas de “How-tos” que vinham nos cds.
Até hoje os tenho encadernados aqui hehehe
Isso é história!
Lembro-me como se fosse hoje, quando comprei a revista. Aliás, tenho até hoje, infelizmente o CD se perdeu com o passar do tempo, mas a revista ainda existe e em bom estado! =)
Trabalhei nas versões 5, 5.1 e 6. Antes só Red Hat e Slackware mesmo.
Um dúvida: os ISOs que o Marcelo Fleury e o Giorgio compartilharam acima incluem o código-fonte de todos os pacotes?
Se ninguém tiver mais os fontes em lugar algum, será irônico: estaremos todos violando a licença GPL ao redistribuir os arquivos. :-)
Também fui iniciado no Linux através de uma revista Geek, com o Conectiva, só não lembro se era o Marumbi ou o Guarani. Acredito que ainda tenho em casa, tanto o CD quanto a revista, junto com a coleção da Revista do Linux.
Puxa… só tem gente nova por aqui… o meu primeiro linux foi um Slack, em 1995… e o primeiro CD foi o do Slack96 numa caixa com 4 discos, nem sei onde está. Devo ter perdido em minhas mudanças :D
@Eduardo Habkost acredito que não tenha…
Respondendo a mim mesmo: a ISO disponibilizada pelo Giorgio (de 241 MB) não possui os SRPMs, mas a ISO do torrent do Marcelo (643 MB) tem. Já baixei e estou semeando o torrent. :-)
Pô! Não sabia que haveria tantas pessoas saudosas do Marumbi hehe :).
Já estou baixando as duas versões disponibilizadas (obrigado Marcelo e Giorgio).
E deixarei compartilhando o torrent por tempo indeterminado :)
Quem estiver com dificuldades para achar peers de alta velocidade, adicione os seguintes trackers:
udp://tracker.openbittorrent.com:80
udp://tracker.publicbt.com:80
udp://tracker.istole.it:80
Ainda tenho essa revista, mas o cd se perdeu nos recônditos da casa da minha mãe há anos e anos. Também tenho vontade de (re)encontrar essa iso.
Estou baixando para semear.. E já que o tema é ‘saudosismo’, alguém teria o Corel Linux 1.4 ? Foi meu primeiro contato com um Debian Based, e tinha um acabamento tão bom, que me impressionou positivamente. Uma pena a Corel ter desistido tão facilmente dele…
Coincidência, achei o CD do Conectiva 5.0 hoje aqui em casa, quando tava procurando um CD do Corel Linux. O Corel ainda não achei, mas vou continuar procurando.
Acho que tenho o Corel Linux e algumas versões do Conectiva mais “recentes”, além de Mandrake (antes do Mandriva), OpenSuSE e Kurumin. Vou verificar.
Legal!! Meu 1o na verdade rodava sobre o DOS, era um distro em 4 disquetes baseada em slackware, acho que se chamava minilinux..depois foi um RH 4.2, mas abandonei o dualboot com o Marumbi comprado na Fenasoft em 98 das mãos do Arnaldo (ACME), onde ele me tirou algumas duvidas sobre o suporte do marumbi para um sub-notebook libretto.
Tenho vários CDS de distros guardados na casa da minha mãe. Da linha conectiva, só não tenho o parolin (ate onde sei a primeira versão) e as caixas das ultimas (9 / 10). De resto tenho varias caixas completas, tanto desktop quanto server (incluindo Linux total, caixas de debian, red hat e slackware da própria cnc). Final de semana vou ver o que acho lá pra compartilhar.