Piscando para convencer o Android 4 a dar acesso
Via gizmodo.com.br:
O esperto truque Face Unlock do Android 4.x permite usar a câmera frontal para reconhecer você e destravar o aparelho sem digitar senha. Só que ele também destrava o aparelho se vir uma foto sua. Então ele foi atualizado no Jelly Bean: agora você pode piscar os olhos para confirmar que é você mesmo, não uma foto.
Isto foi criado para acabar com o papo de que o Face Unlock não é seguro. À época do lançamento do Ice Cream Sandwich, junto ao Galaxy Nexus, descobriu-se que o Face Unlock podia ser enganado por uma foto do dono registrado, então ele não poderia substituir completamente uma senha.
No Android 4.1, deve ser mais difícil enganar o Face Unlock, já que agora há a opção – que você ativa nas configurações – de piscar para destravar.
E se for um gif, ou até mesmo um vídeo, da pessoa piscando?
>> E se for um gif, ou até mesmo um vídeo, da pessoa piscando?
Se alguém possui um gif seu piscando, na mesma distância exigida pela cam do celular, desbloquear é o menor dos seus problemas ¬¬
O FaceUnlock do Galaxy Nexus (hoje, com ICS instalado) é tão chato, tão exigente, que muitas vezes não reconhece nem mesmo a mim, principalmente se eu ficar muito parado quando mostro o rosto.
O que me leva a crer que:
a) ou esse negócio de foto é balela
b) ou o cara que fez o teste treinou errado o aplicativo (treinando com várias pessoas diferentes, etc), fazendo-o desbloquear com qualquer coisa parecida com um rosto. Aí, meu filho, até aquela bola do filme “O Náufrago” vai ser reconhecida.
Pra um simples celular, o Face Unlock atende bem. Como disse o colega acima, o ladrão teria de ter uma foto sua.
@Marcos, na verdade ele precisa apenas de acesso a internet pra acessar uma foto da pessoa em qualquer rede social, notícia etc..
Galera, eu realmente testei meu telefone, ainda rodando ICS, com uma foto minha.
Não rolou. Ele nem mesmo identificou um rosto elegível.
@Porfírio
Sim. Os softwares de reconhecimento facial decentes, pelo menos triangulam e verificam o 3D da cabeça do cara, e conseguem diferenciar a luz/sombra de uma pessoa ao de uma foto chapada.
@Emerson
Isso já é assunto da falha que foi corrigida. Eu ainda não tenho fotos de amigos piscando na internet :P
E se fizermos uma máscara com a foto do sujeito e piscarmos para o aparelho?
Acho que a combinação ideal para evitar maiores problemas e paranoicos de plantão seria poder customizar o gesto.
(Talvez já possa, eu não sei)
Escolher o olho a piscar, coçar o nariz com o dedo médido, sei eu.
De toda forma, pra mim isso entra na categoria das Frescuras divertidas e Úteis.
Não é essencial, mas parece muito bom. Um saco precisar teclar senha. E aquele desbloqueio de arrastar é bonito mas não confio, eu iria esquecer no primeiro dia.
Não basta ter uma foto sua na internet. Deve ser uma foto com você olhando pra frente, mais ou menos da mesma forma cadastrada no celular.
Eu uso o faceunlock no meu GNexus e nunca tive problema algum. Ele reconhece 99% das vezes que quero desbloquear, 1% não pois depende de iluminação e tal.
Pô, @Weber, ensinar uma rede neural a reconhecer o seu dedo médio no nariz é um pouco mais difícil, né?
Eu já me sinto pagando mico tendo que levantar a câmera do meu GNexus ao nível dos olhos… Normalmente eu não faço e olho de cima pra baixo, @Tchutc… (eita!), o que explica a minha menor taxa de sucesso.
Ao pensar nesse tópico eu imagino na hora o Ethan Hunt usando uma máscara de látex minha, tentando desbloquear meu celular…
Porfirio
“Pô, @Weber, ensinar uma rede neural a reconhecer o seu dedo médio no nariz é um pouco mais difícil, né?”
Pior que não, dá no mesmo quase. Como deve ser uma rede dedicada ao rosto, talvez treinando dois labels: rosto vazio, rosto com “sinal obsceno” :D
Caras, afastem-se do cavalo morto e larguem os bastões: Era inseguro, agora ficou melhor.
Mas, não é mais fácil usar o padrão?
@Spif… Hã?
E só pra conferir: vc tem um GNexus ou já botou as mãos em um pra testar? Eu tenho e testei. Pode acreditar em mim: foto não funciona.
@Emerson Casas Salvador, ainda acho que é trabalho demais pra um simples acesso a celular. Se fosse pra uma usina atômica, um cofre de banco, tudo bem.