PHP 5.4: Saem o Register Globals e as Magic Quotes, entra o suporte a Traits
O InfoQ tem uma análise interessante das novidades da versão do PHP, incluindo os recursos antigos que estão de saída (register globals, magic quotes, …) e o que está surgindo. Começa assim:
Via infoq.com:
O PHP, assim como o .NET e o Java, faz uso de um modelo de herança simples. Embora isso seja suficiente na maioria dos cenários, há situações em que padrões comuns de codificação precisam ser repetidos em classes relacionadas (o método dispose no .NET é um bom exemplo deste tipo de código boilerplate (código que se repete em muitos lugares com pouca ou nenhuma alteração.) Para tratar esse tipo de situação, o PHP 5.4 oferece a funcionalidade de Traits.
Os traits são coleções de métodos que não pertencem a uma classe em si. Não existe uma forma de criar uma instância de um trait, ou chamar seus métodos diretamente. Em vez disso, traits devem ser incorporados a uma classe real. Quanto à precedência, um método trait substituirá um método herdado; da mesma forma, um método declarado na classe atual substituirá o método de trait.
Traits têm a (…)
Não sou grande fã de PHP, mas uma coisa que acho legal nessa linguagem é a sua rápida evolução perceptível.