Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pesquisa: O que você espera de um blog sobre tecnologia em múltiplas plataformas?

Enviado por Julian Fernandes (julianfernandesΘubuntu·com):

“Meu nome é Julian Fernandes e sou um dos fundadores do blog Ubuntu-BR-SC, blog sobre Ubuntu que se destacou na área pelo seu conteúdo de qualidade e interatividade com o leitor.

Estou trabalhando em um projeto ainda sem nome, que tem como objetivo trazer um blog sobre tecnologia num geral com linguagem informal, sem preconceitos e com um nível de interatividade ainda maior do que é visto hoje no Ubuntu-BR-SC, mas preciso da sua ajuda.

Lembrando: o projeto trata não apenas de Linux, mas também Windows, Mac, Android, iPhone e afins. O que você espera de um blog que tenha esse assunto como foco? Desde já agradeço a sua ajuda.” [referência: ]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    joaocep (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 10:51 am

    Opa Julian.

    Eu leio muito o Gizmodo / Meiobit (que anda meio quebrado ultimamanete, mas é muito bom). Gosto do IBM DeveloperWorks.

    Tenho uma implicância gigantesca com o TecMundo – pois ele é uma cópia do Gizmodo (citando fontes claro) mas sem ele mesmo buscar notícias.

    No caso de um blog de multiplas plataformas, eu daria a sugestão de vocês juntarem-se ao Meiobit. do que reinventar a roda.

    Aurelio (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 11:13 am

    Imparcialidade, coisa que você não tem. Tu, junto com o pessoal da comunidade Ubuntu Brasil estão fechando os olhos e dizendo amém a tudo que a Canonical faz e diz.

    Pelas tuas atitudes e da comunidade Ubuntu Brasil no “papo de buteco” vemos bem isso.

    Benjamim Góis (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 11:56 am

    Julian, para mim o blog tem que ser imparcial. Concordo de certa forma com o Aurelio, embora goste do trabalho de vocês tenho a impressão de que o Ubuntu-BR-SC bate palmas para qualquer coisa que a Canonical faça, por mais polêmica e controversa que seja. Para mim uma boa referencia é o podcast do Linux-Action-Show, eles são super imparciais e criticam quando precisam criticar e elogiam quando merecido.

    Sucesso na nova empreitada !

    luiz monteiro (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 12:02 pm

    Aurelio, Benjamim Góis, + 1, faz tempo que não(desculpem o trocadilho)perco tempo acessando o blog dele, e olha que sou usuário do 12.04, mas é triste.

    Beto (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 12:06 pm

    A galerinha do Ubuntu-BR-SC estão apenas buscando uma boquinha na Canonical (alguns já conseguiram).

    São apenas mercenários, não estão nem aí para a comunidade.

    Estão apenas usando a comunidade como massa de manobra para alcançarem seus objetivos “PESSOAIS”.

    ABRA O OLHO COMUNIDADE!!!

    DEIXEM DE SEREM INGÊNUOS!!!

    Patola (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 12:11 pm

    Bom, se estão perguntando pra todo mundo, a resposta, pra mim, é não. Não me interessa nenhuma outra plataforma que não o Linux, e nem mesmo Android me chama muito o interesse.

    E quanto ao comentário sobre imparcialidade, acho que o problema não é tanto esse. Parcial todo mundo é, na medida em que tem opinião. O problema é a contextualização, é pintar o mundo como se fosse o seu mundo.

    E de qualquer jeito eu não participaria de um sítio que tivesse pré-moderação de comentários, sinto mas acho isso ridículo, e mais ridícula ainda a desculpa de ‘evitar trolls’. Seu sítio vai ter também, Julian?

    Aurelio (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 12:43 pm

    @Beto – Falou tudo, é isso mesmo, este é o objetivo de todos eles, até os que ja estão contratados pela Canonical, ficam fazendo média com a comunidade.

    Mitologia (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 12:57 pm

    Espero: Linux*, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, DragonFly BSD, FreeDos, ReactOS, Haiku OS, MenuetOS, GNU ou Hurd, Minix e outros. De vez em quando sai aqui noticias sobre alguns desses sistemas mesmo o foco do site sendo Linux é bom saber que está ocorrendo com os bons irmãos.

    Quando se referir ao Linux seja imparcial, quando se referir ao Ubuntu ele é mais uma distribuição, mais uma possibilidade entre todas as outras, da mesma forma que também o Linux é uma possibilidade entre tantos outros sistemas que existem(graças a Deus).

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 1:07 pm

    @Aurelio Desde quando o fato de eu gostar e concordar com as decisões da Canonical me torna imparcial? Sou apenas neutro a muito mimimi.

    Não gostei do Ubuntu 12.10 e meu review do mesmo, que está para sair, deixou bem claro minhas críticas quanto a isso.

    @Benjamim Góis Não é que eu bato palmas, apenas sou neutro quanto a algumas decisões da empresa. Não gostei da lente da Amazon, mas se possui deixar de utilizá-la, vou me estressar porque? Deixei isso claro no blog várias vezes, diga-se de passagem.

    @Beto Tão mercenários que damos palestras gratuitas em escolas públicas, palestramos em eventos gratuitamente, ajudamos usuários gratuitamente, traduzimos o Ubuntu gratuitamente… tiramos dinheiro do nosso bolso para manter o blog, mas somos mercenários. Aham.

    Não tenho conhecimento para trabalhar na Canonical e nem busco trabalhar lá. Não me dou bem com chefes, por isso trabalho em casa. A única pessoa do nosso grupo que trabalha lá é a Úrsula, que entrou pro time do blog a alguns dias ;)

    @Patola Não faremos pré moderação de comentários, nunca fiz no Ubuntu-BR-SC e não farei no novo projeto. Sempre peço pro pessoal comentar meus posts no blog, e fazer pré moderação acabaria com a ideia :)

    Mitologia (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 1:13 pm

    PS: Entrei no tópico já pensando em imparcialidade, pelo visto muita gente sente isso como necessária. Era interessante a época que o cara escolhia uma distribuição mas sabia pelo menos que haviam outras, outras possibilidades porque que quem escrevia noticia etc falava lembrava das possibilidades, hoje o cara entra no Ubuntu para ignorar o resto. Tem gente ai que usou Conectiva, Mandrake, Mandriva, Kurumin e outras distribuições que deixaram de existir acho que nem por isso abandonaram sistemas abertos/livres e migraram para outras. O bom usuário acho deve de vez em quando fazer exercícios: conhecer as outras distribuições, a situação delas e saber que pode contar com elas. Quando chegar a vez do Ubuntu ou de qualquer já saiba para onde pode ir.

    Usuário Ubuntão (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:01 pm

    @Julian não tem pré-moderação mesmo. Não sei de onde tirei isso, mas lembro que posts que eu colocava lá não estavam sendo aceitos. Perdão pelo engano.

    Patola (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:02 pm

    Ops… O último post aí foi meu. :P

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:05 pm

    @Patola Pode ter caído no filtro de spam do Disqus :)
    Volta e meia algum comentário normal cai lá.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:15 pm

    E qual é o problema do Ubuntu-BR-SC ser parcial? É um blog feito por entusiastas do Ubuntu para entusiastas do Ubuntu.

    Além disso, não existe imparcialidade. Todo texto é produto de uma pessoa e sempre carrega a subjetividade do seu autor. A mera escolha de palavras já tem uma forte carga subjetiva (e, portanto, parcial).

    Exemplo: Quem discorda das ações do MST emprega a expressão “invasão de propriedade”. Aqueles que apóiam ou são simpáticos ao movimento usam o termo “ocupação”. A simples utilização de termos equivalentes para descrever um mesmo evento cria um fosso de diferenças ideológicas (e, portanto, de parcialidade) entre os interlocutores.

    Por isso, é absurdo acreditar que existem blogs e autores imparciais. Para um autor, é muito mais honesto deixar claras as suas posições e preferências, do que ficar tentando se esconder numa pretensa e hipócrita imparcialidade.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:33 pm

    Pra mim, blog sob re multiplas plataformas já temos várias opções. O que é mais carente são justamente os especializados em alguma delas.

    Um ótimo exemplo é o Ubuntu-BR-SC mesmo, não gostaria que seguissem a ordem inversa.

    Beto (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:33 pm

    @Julian Fernandes

    Quando se tem interesses “pessoais” maiores por trás, palestras gratuitas são o de menos.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:36 pm

    Bem básico:

    Se for cobrir todos/maioria dos SOs(prefiro sites dedicados), quando houver conflito se esforce para não puxar para o lado mais rentável: puxar o saco do windows.

    Tem site de tecnologia nacional que era muito promissor, com jornalistas de formação e carreira, mas caíram nisso.

    Quando há conflito entre leitores dos SOs, dizem que são os usuário linux que causam isso. Mesmo quando usuário Windows/Mac falam barbaridades, tanto na forma(palavrões, etc) quanto no conteúdo(FUD, bobagens e mentiras).

    Ou seja, não se deixe levar somente pela audiência, ou faz dedicado a windows de início.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:55 pm

    @Joaquim Mariano Essa é exatamente a minha visão das coisas.

    @Marcos O Ubuntu-BR-SC continuará existindo, esse é apenas um projeto paralelo.

    @Beto Se tivessemos interesses pessoais, já teríamos ganhado algo no nosso quase um ano de vida. Além de algumas merecas do AdSense que usamos para pagar nossas contas e algum reconhecimento internet a fora, ganhamos coisa alguma.

    @Weber Jr. Não puxaremos sardinha do Windows ou Mac, não se preocupe.

    chicobento (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 3:01 pm

    Respondendo a pergunta: Imparcialidade e um sistema de moderação eficiente e com ranking. É triste, principalmente nos sites nacionais ver cada barbaridade que os leitores escrevem – pior ainda quando se junta plataformas distintas. A briga dos fanáticos – se chamando um ao outro de fanboys é foda. Se ao ler os comentários de uma noticia vejo a palavra fanboy, automaticamente já fecho a aba.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 10/11/2012 às 10:09 am

    Acho legal ‘estudos de caso’, mas coisas práticas, nada de “A IBM montou um supercomputador, blá blá blá…”. Queria muito ver ‘ o mercadinho do Zé montou sua base toda em Software Livre’… Será?

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 10/11/2012 às 10:11 am

    Ah sim, quanto a ‘puxa a sardinha’, acho isso uma besteira. O mac é um ótimo sistema, para quem está disposto a pagar por ele, e se o windows tem suas qualidades, não é problema alguma exalta-las, claro que se levando em conta o lado Software Livre que existe nele. O Gimp for Windows é excelente!!!

    K (usuário não registrado) em 10/11/2012 às 10:17 am

    Eu espero:

    - notícias que não sejam um mero copy&paste de notícias de grandes portais;
    - conteúdo técnico mais profundo, voltado para quem trabalha em TI ou pelo menos é interessado na área;
    - participação de editores com real experiência profissional em TI e não um monte de garotos curiosos em informática;
    - artigos técnicos, se possível com vídeos, mostrando detalhes de implementação;
    - artigos que abordem interoperabilidades em várias plataformas. O que mais existe por aí são artigos que só abordam tecnologias Microsoft, só tecnologias do fabricante XYZ e assim por diante.

    Carlinhos (usuário não registrado) em 11/11/2012 às 9:44 pm

    @Julian Fernandes, A Úrsula não morava em Campinas? Vocês tem mais gente que não é de Santa Catarina colaborando? Talvez não fosse hora de mudar o nome do site?

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 7:26 am

    @Carlinhos O blog faz parte do grupo de usuários do Ubuntu de Santa Catarina, foi dali que o nome saiu.

    A versão internacional, que está em fase de desenvolvimento, terá outro nome por motivos óbvios, mas a versão nacional não terá seu nome trocado. Até porque, grande parte dos leitores já está acostumado com esse nome hehe

    E sim, temos mais gente de fora. A Marta é de Porto Alegre, por exemplo.

Este post é antigo (2012-11-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.