Pesquisa: O que você espera de um blog sobre tecnologia em múltiplas plataformas?
Enviado por Julian Fernandes (julianfernandesΘubuntu·com):
Estou trabalhando em um projeto ainda sem nome, que tem como objetivo trazer um blog sobre tecnologia num geral com linguagem informal, sem preconceitos e com um nível de interatividade ainda maior do que é visto hoje no Ubuntu-BR-SC, mas preciso da sua ajuda.
Lembrando: o projeto trata não apenas de Linux, mas também Windows, Mac, Android, iPhone e afins. O que você espera de um blog que tenha esse assunto como foco? Desde já agradeço a sua ajuda.” [referência: ]
Opa Julian.
Eu leio muito o Gizmodo / Meiobit (que anda meio quebrado ultimamanete, mas é muito bom). Gosto do IBM DeveloperWorks.
Tenho uma implicância gigantesca com o TecMundo – pois ele é uma cópia do Gizmodo (citando fontes claro) mas sem ele mesmo buscar notícias.
No caso de um blog de multiplas plataformas, eu daria a sugestão de vocês juntarem-se ao Meiobit. do que reinventar a roda.
Imparcialidade, coisa que você não tem. Tu, junto com o pessoal da comunidade Ubuntu Brasil estão fechando os olhos e dizendo amém a tudo que a Canonical faz e diz.
Pelas tuas atitudes e da comunidade Ubuntu Brasil no “papo de buteco” vemos bem isso.
Julian, para mim o blog tem que ser imparcial. Concordo de certa forma com o Aurelio, embora goste do trabalho de vocês tenho a impressão de que o Ubuntu-BR-SC bate palmas para qualquer coisa que a Canonical faça, por mais polêmica e controversa que seja. Para mim uma boa referencia é o podcast do Linux-Action-Show, eles são super imparciais e criticam quando precisam criticar e elogiam quando merecido.
Sucesso na nova empreitada !
Aurelio, Benjamim Góis, + 1, faz tempo que não(desculpem o trocadilho)perco tempo acessando o blog dele, e olha que sou usuário do 12.04, mas é triste.
A galerinha do Ubuntu-BR-SC estão apenas buscando uma boquinha na Canonical (alguns já conseguiram).
São apenas mercenários, não estão nem aí para a comunidade.
Estão apenas usando a comunidade como massa de manobra para alcançarem seus objetivos “PESSOAIS”.
ABRA O OLHO COMUNIDADE!!!
DEIXEM DE SEREM INGÊNUOS!!!
Bom, se estão perguntando pra todo mundo, a resposta, pra mim, é não. Não me interessa nenhuma outra plataforma que não o Linux, e nem mesmo Android me chama muito o interesse.
E quanto ao comentário sobre imparcialidade, acho que o problema não é tanto esse. Parcial todo mundo é, na medida em que tem opinião. O problema é a contextualização, é pintar o mundo como se fosse o seu mundo.
E de qualquer jeito eu não participaria de um sítio que tivesse pré-moderação de comentários, sinto mas acho isso ridículo, e mais ridícula ainda a desculpa de ‘evitar trolls’. Seu sítio vai ter também, Julian?
@Beto – Falou tudo, é isso mesmo, este é o objetivo de todos eles, até os que ja estão contratados pela Canonical, ficam fazendo média com a comunidade.
Espero: Linux*, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, DragonFly BSD, FreeDos, ReactOS, Haiku OS, MenuetOS, GNU ou Hurd, Minix e outros. De vez em quando sai aqui noticias sobre alguns desses sistemas mesmo o foco do site sendo Linux é bom saber que está ocorrendo com os bons irmãos.
Quando se referir ao Linux seja imparcial, quando se referir ao Ubuntu ele é mais uma distribuição, mais uma possibilidade entre todas as outras, da mesma forma que também o Linux é uma possibilidade entre tantos outros sistemas que existem(graças a Deus).
@Aurelio Desde quando o fato de eu gostar e concordar com as decisões da Canonical me torna imparcial? Sou apenas neutro a muito mimimi.
Não gostei do Ubuntu 12.10 e meu review do mesmo, que está para sair, deixou bem claro minhas críticas quanto a isso.
@Benjamim Góis Não é que eu bato palmas, apenas sou neutro quanto a algumas decisões da empresa. Não gostei da lente da Amazon, mas se possui deixar de utilizá-la, vou me estressar porque? Deixei isso claro no blog várias vezes, diga-se de passagem.
@Beto Tão mercenários que damos palestras gratuitas em escolas públicas, palestramos em eventos gratuitamente, ajudamos usuários gratuitamente, traduzimos o Ubuntu gratuitamente… tiramos dinheiro do nosso bolso para manter o blog, mas somos mercenários. Aham.
Não tenho conhecimento para trabalhar na Canonical e nem busco trabalhar lá. Não me dou bem com chefes, por isso trabalho em casa. A única pessoa do nosso grupo que trabalha lá é a Úrsula, que entrou pro time do blog a alguns dias ;)
@Patola Não faremos pré moderação de comentários, nunca fiz no Ubuntu-BR-SC e não farei no novo projeto. Sempre peço pro pessoal comentar meus posts no blog, e fazer pré moderação acabaria com a ideia :)
PS: Entrei no tópico já pensando em imparcialidade, pelo visto muita gente sente isso como necessária. Era interessante a época que o cara escolhia uma distribuição mas sabia pelo menos que haviam outras, outras possibilidades porque que quem escrevia noticia etc falava lembrava das possibilidades, hoje o cara entra no Ubuntu para ignorar o resto. Tem gente ai que usou Conectiva, Mandrake, Mandriva, Kurumin e outras distribuições que deixaram de existir acho que nem por isso abandonaram sistemas abertos/livres e migraram para outras. O bom usuário acho deve de vez em quando fazer exercícios: conhecer as outras distribuições, a situação delas e saber que pode contar com elas. Quando chegar a vez do Ubuntu ou de qualquer já saiba para onde pode ir.
@Julian não tem pré-moderação mesmo. Não sei de onde tirei isso, mas lembro que posts que eu colocava lá não estavam sendo aceitos. Perdão pelo engano.
Ops… O último post aí foi meu. :P
@Patola Pode ter caído no filtro de spam do Disqus :)
Volta e meia algum comentário normal cai lá.
E qual é o problema do Ubuntu-BR-SC ser parcial? É um blog feito por entusiastas do Ubuntu para entusiastas do Ubuntu.
Além disso, não existe imparcialidade. Todo texto é produto de uma pessoa e sempre carrega a subjetividade do seu autor. A mera escolha de palavras já tem uma forte carga subjetiva (e, portanto, parcial).
Exemplo: Quem discorda das ações do MST emprega a expressão “invasão de propriedade”. Aqueles que apóiam ou são simpáticos ao movimento usam o termo “ocupação”. A simples utilização de termos equivalentes para descrever um mesmo evento cria um fosso de diferenças ideológicas (e, portanto, de parcialidade) entre os interlocutores.
Por isso, é absurdo acreditar que existem blogs e autores imparciais. Para um autor, é muito mais honesto deixar claras as suas posições e preferências, do que ficar tentando se esconder numa pretensa e hipócrita imparcialidade.
Pra mim, blog sob re multiplas plataformas já temos várias opções. O que é mais carente são justamente os especializados em alguma delas.
Um ótimo exemplo é o Ubuntu-BR-SC mesmo, não gostaria que seguissem a ordem inversa.
@Julian Fernandes
Quando se tem interesses “pessoais” maiores por trás, palestras gratuitas são o de menos.
Bem básico:
Se for cobrir todos/maioria dos SOs(prefiro sites dedicados), quando houver conflito se esforce para não puxar para o lado mais rentável: puxar o saco do windows.
Tem site de tecnologia nacional que era muito promissor, com jornalistas de formação e carreira, mas caíram nisso.
Quando há conflito entre leitores dos SOs, dizem que são os usuário linux que causam isso. Mesmo quando usuário Windows/Mac falam barbaridades, tanto na forma(palavrões, etc) quanto no conteúdo(FUD, bobagens e mentiras).
Ou seja, não se deixe levar somente pela audiência, ou faz dedicado a windows de início.
@Joaquim Mariano Essa é exatamente a minha visão das coisas.
@Marcos O Ubuntu-BR-SC continuará existindo, esse é apenas um projeto paralelo.
@Beto Se tivessemos interesses pessoais, já teríamos ganhado algo no nosso quase um ano de vida. Além de algumas merecas do AdSense que usamos para pagar nossas contas e algum reconhecimento internet a fora, ganhamos coisa alguma.
@Weber Jr. Não puxaremos sardinha do Windows ou Mac, não se preocupe.
Respondendo a pergunta: Imparcialidade e um sistema de moderação eficiente e com ranking. É triste, principalmente nos sites nacionais ver cada barbaridade que os leitores escrevem – pior ainda quando se junta plataformas distintas. A briga dos fanáticos – se chamando um ao outro de fanboys é foda. Se ao ler os comentários de uma noticia vejo a palavra fanboy, automaticamente já fecho a aba.
Acho legal ‘estudos de caso’, mas coisas práticas, nada de “A IBM montou um supercomputador, blá blá blá…”. Queria muito ver ‘ o mercadinho do Zé montou sua base toda em Software Livre’… Será?
Ah sim, quanto a ‘puxa a sardinha’, acho isso uma besteira. O mac é um ótimo sistema, para quem está disposto a pagar por ele, e se o windows tem suas qualidades, não é problema alguma exalta-las, claro que se levando em conta o lado Software Livre que existe nele. O Gimp for Windows é excelente!!!
Eu espero:
- notícias que não sejam um mero copy&paste de notícias de grandes portais;
- conteúdo técnico mais profundo, voltado para quem trabalha em TI ou pelo menos é interessado na área;
- participação de editores com real experiência profissional em TI e não um monte de garotos curiosos em informática;
- artigos técnicos, se possível com vídeos, mostrando detalhes de implementação;
- artigos que abordem interoperabilidades em várias plataformas. O que mais existe por aí são artigos que só abordam tecnologias Microsoft, só tecnologias do fabricante XYZ e assim por diante.
@Julian Fernandes, A Úrsula não morava em Campinas? Vocês tem mais gente que não é de Santa Catarina colaborando? Talvez não fosse hora de mudar o nome do site?
@Carlinhos O blog faz parte do grupo de usuários do Ubuntu de Santa Catarina, foi dali que o nome saiu.
A versão internacional, que está em fase de desenvolvimento, terá outro nome por motivos óbvios, mas a versão nacional não terá seu nome trocado. Até porque, grande parte dos leitores já está acostumado com esse nome hehe
E sim, temos mais gente de fora. A Marta é de Porto Alegre, por exemplo.