Pesquisa da Canonical mostra que maioria dos usuários também adota o Windows
Não sou um deles, mas o resultado não surpreende (as estatísticas de acesso ao BR-Linux apontam para a mesma realidade) – nada contra as escolhas alheias, afinal eu também uso outro sistema operacional além do Linux.
Trecho da matéria da PC World, em tradução do IDG Now:
Via idgnow.uol.com.br:
Quase 20 mil pessoas responderam a uma pesquisa da Canonical, em inglês, espanhol e português. A maioria tem entre 25 e 35 anos de idade, e quase todos – mais de 96% – do sexo masculino.
“Não podemos extrapolar a partir desses dados, mas certamente uma resposta tão enormemente masculina significa que temos de olhar como nós podemos tornar o produto, a comunidade (e, provavelmente, ambos), mais atraente para ambos os sexos”, observou o porta-voz da Canonical Gerry Carr, em um recente post.
A esmagadora maioria – 87% – dos usuários do Ubuntu considerou o processo de instalação do sistema operacional “muito fácil” ou “fácil”, e apenas 2,6% julgou “difícil” ou “muito difícil, contrariando outro estereótipo de longa data do Linux.
Quase 77% usa o Windows também, mas apenas 16,7% utiliza o Mac OS X, além de Ubuntu Linux, segundo a pesquisa.
E por que os usuários do Ubuntu escolhem o OS?
Quase 77% cita o fato de que é open source, enquanto cerca de 66% cita “curiosidade / experimentação”. Já 57% usa o fato do “livre de vírus”, e mais de 50% diz estar “insatisfeito com outro sistema operacional.”
Mais de 45% afirma que “minha máquina funciona mais rápido com o Ubuntu”, e mais de 75% elogiou a experiência do usuário ou interface.
Faltou perguntar quantos usam Windows somente por obrigação.
Uma perguntinha básica:
Por que alguém deveria usar somente um sistema?
Acredito que muita gente tem o windows em dual boot na máquina porque ela é um notebook ou desktop de marca que vem com uma licença OEM de windows.
Como os fabricantes negam ou dificultam muito o reembolso (além de muita gente nem saber que tem esse direito) da licença windows, jogá-la no lixo também não é uma boa idéia. O windows pode ser usado para rodar joguinhos ou algum programa que não tem uma alternativa livre razoável ou que seja o único que abre determinado formato proprietário de arquivos.
O lado positivo destes números é que A GRANDE MAIORIA USA O LINUX PORQUE QUER, já que dá um trabalho extra instalá-lo e configurá-lo totalmente. O windows acaba ficando no hd mais por uma questão de legado do que por vontade de usá-lo.
No meu caso eu tenho uma partição linux por curiosidade, sempre estou trocando a distro, entre ubuntu, kubuntu, linux mint e opensuse, quando saem versões novas, alem de outras distros mais caseiras só para testar. Mas no dia-a-dia acabo usando windows, principalmente devido a ferramenta office ter um desempenho superior (o libreoffice é um parto) e como faço engenharia eletrica todos os programas CAD e outros utilatarios, algumas IDEs e afins só tem versão para windows, ou mac osx (se todas tivessem versão mac, compraria um macbook, realmente não amo o windows). Alem do desempenho não deixar a desejar em comparação ao linux do q era a uns 5 anos atras, hoje é bem equilibrado nisso, e virus é coisa de usuario desleixado.
Ah, minha partição linux acabo usando pra testes e brincadeiras, mas queria que a plataforma e ecosistema tivessem maturidade para poder usar direto, sem me sentir limitado.
Eu tenho dual boot pq gosto de jogar
Tenho o Windows para jogos.
Muita gente deve ter por esse motivo, outros seriam o uso do Office da Microsoft oi algum outro programa especifico, como o iTunes.
Mas eu sempre me pergunto, se não fosse tão facil pirateá-lo, será que o resultado não seria parecido com as do Mac users?
uso tão raramente o meu win7 que outro dia tive dificuldade pra encontrar nele….pena que ainda não sou excelente em linux, nada que um fórum não resolva….
Eu tenho windows original pra jogar e compro os jogos que gosto pois gosto de jogar em servidores oficiais, etc…
Volta e meia tem algum chato que vem me encher pelo windows, mas sinceramente, eu pago minhas contas e no meu computador mando eu
Uso Linux (Kubuntu) no trabalho e Windows7 em casa.. antes usava em casa também, porém os Ubuntus da vida tem um problema muito chato com minha placa de som (note hp), se eu conectar o fone de ouvido, continua saindo o som nas caixas externas.. isso é um saco! Só encontrei soluções paliativas, tipo abaixar o som das caixas externas via alsamixer.
Se não fosse por isso, usaria Linux em 100% dos meus PCs.
Uso Linux nos meus computadores pessoais (desktop e laptop), mas no trabalho sou obrigado a usar Windows. Não fosse isso, hoje eu estaria livre desse outro SO.
Eu uso Windows no notebook do trabalho, como as vezes acesso o BR-Linux dele ajudo a engordar as estatísticas. Meus computadores só rodam Linux e nem é por nada especial, pelo simples fato de que funciona e pronto.
Somente uso Windows no trabalho, e porque sou obrigado. Não vejo a hora de poder trabalhar usando Linux!
Eu uso Windows e … Windows.
Me atende em tudo.
Eu admito. Possuo dual-boot para poder jogar, usando o Windows em doses homeopáticas no fim de semana.
Já fui calejado pelo Wine e modéstia a parte fiz miséria com ele, mas os jogos que tenho jogado não rodam satisfatoriamente.
Durante a semana, dou boot apenas no Linux no pc de casa, e todo o pessoal da infra daqui da empresa utiliza apenas Linux nos desktops, quase na totalidade dos servers.
tenho Windows, primeiro por preguiça de pedir reembolso, segundo para rodar alguns jogos. A minha ideia original era que fosse usado apenas para compilar exercicios da faculdade, mais quase não entro lá, então faço tudo no Kubuntu mesmo. se tivesse um jogo de corrida legal, ai sim o windows estaria encrencado em meu note.
Infelizmente, às vezes preciso usar o Windows. Mas a culpa não é minha, e sim dos fabricantes de equipamentos científicos que só desenvolvem seus drivers/softwares para Windows.
Linux em casa (por opção) e Windows no trabalho (por obrigação). Como acesso bastante o BR-Linux no trabalho, eu acabo recheando com Windows as estatísticas do Augusto.
Respondi a essa pesquisa, sou minoria, estou acima da média etária e só uso Ubuntu no pc, já tive dual boot com Win2, windows e Mac virtualizados, mas há uns dois anos somente Linux do Mark.
@Augusto Campos, só por curiosidade.
Quais são as estatísticas de uso do Windows aqui no seu site?
100% ubuntu pra jogos uso PS2
Windows, porque gosto de jogar WoW a pleno vapor. Coisa que o Wine não consegue fazer, além da porcaria do driver para AMD ajudar e muito para não rodar.
Pesquisa mostra que Oscar Niemeyer é velho.
@Joao Emanuel
Cara, eu joguei WOW no Wine, visto que os desenvolvedores da Blizzard se esforçam pra mesmo no Windows manter o mais “OpenGL” possível o jogo, para rodar bem “winado”…
…agora AMD é uma desgraça no Wine. Falo isso pq eu também conseguia rodar WoW numa 7600 GO da Geforce, e numa 5870 da Radeon, dá problemas…
Sou feliz usuario de Linux desde 1999, e desde 2001 nada de dual boot.
Na época estava precisando gravar CD’s para uma cliente dona de uma escola, e prometi pra mim mesmo que se eu conseguisse grava-los no Linux (pois era só gravar cd’s que me obrigava na epoca a usar dual boot com Windows), não usaria mais Windows pra nada.
Depois de ficar até 3 da madruga gravando 8 CD’s com o jurassico XCDRoast, nunca mais usei (em meus micros) Windows. Nunca mais precisei dele pra nada.
nunca usei dual: durante cerca de 10 anos, Linux foi meu único desktop. Aprendi múltiplos paradigmas de programação ali, naquele ambiente, fosse scripting com shell e awk e sed ou perl, python, ruby e coisas mais esotéricas como erlang, lisp e haskell. Comi e respirei linha-de-comando com atalhos emacs e vim durante todo esse tempo.
Recentemente, adquiri um laptop. Vem com Windows 7 Basic. Fato: Windows é hoje um sistema bem melhor, mais estável e mais capaz que Windows 95 ou XP. Não tive coragem de substituir por um Linux e eventualmente correr o risco de perder uma ou outra facilidade, como blutooth, wifi automático e o muito amado recurso de hibernar. Eu cheguei a instalar o Ubuntu mais recente via wubi. Não tem hibernar e o wifi automático aparentemente pára de funcionar depois de uns 3 liga/desliga no botão de wifi (para economizar bateria).
Fora isso, um efeito colateral do software livre é que ninguém pode barrar algum software de ser portado para alguma plataforma, portanto, todos os softwares que prezo também rodam no Windows. Linux não tem killer-apps, o kernel é seu próprio killer app. Quem precisa, para sistemas embarcados ou servidores, sabe onde encontrar. No meu laptop, não vejo mais motivos para seu uso.
bem, ainda levo o Linux no meu bolso perto do coração, claro… :)
Eu sou um que usa os dois… gosto de jogos pra pc… infelizmente a maioria dos jogos não tem suporte a Linux.. entãoooooo… não me resta outra forma =]
@Ironmaniaco
Sim é por causa do lixo do driver da AMD que não consigo joga via Wine, se fosse o driver da Nvidia seria Linux na veia 100%. Pena que só posso trocar a placa de vídeo próximo ano. :(
Uso GNU/Linux em casa, atualmente a distro Mandriva. Recentemente comprei um notebook novo que veio com com o Win7 SE, semelhantemente ao Rombo, não quis removê-lo por conta de certas facilidades e mimos acrescentados pela HP. Por outro lado, alguns sites que acesso exigem Silverlight para login, e que mesmo instalando o Moonlight no Mandriva está apresentando alguns problemas. No trabalho, sou obrigado a usar Windows XP, mas a suíte de escritório é LibreOffice e o navegador para Internet é o Firefox – apenas na Intranet sou obrigado a usar o IE, por toda tecnologia da empresa ser ASP + IIS (aaargh!).
Como muitos já falaram. Acessamos muitas vezes do trabalho e no trabalho geralmente temos windows.
Nunca precisei de dual-boot, porém só uso Windows, rs.
Comecei a usar Linux em dual boot, lá pelos idos de 1999 … de 2006 até meados de 2008, 100% Linux (em casa), até que tive de trocar de note (um Acer, no qual tudo funcionava no Linux), foi a época em que o Kurumin foi descontinuado (K7) e não encontrei até hoje um Linux que funcione adequadamente nas máquinas que tenho. Hoje, infelizmente, Linux apenas em condições especiais.
Participo do caso semelhantes de alguns aqui que o windows é apenas para jogar. Infelizmente ainda nao tenho um video-game. =(
Dual-boot. Microsoft Office 2010,
Eu faço bicos corrigindo monografias e meus clientes sempre reclamavam por que eu (entenda aqui LibreOffice) estragava a formatação dos textos.
Uso Linux em casa, no trabalho, na faculdade, na casa da namorada, no celular… Eu devo ser muito abençoado :-)
Mentira, no trabalho estou tendo que portar pro windows parte de um software (em c++) escrito para Linux. Mesmo desenvolvendo em Linux (mingw é o Senhor) e testando via wine, vira e mexe tenho q pegar uma máquina Windows pra testar o comportamento real, já que o wine é muito lento. É fogo, pq não consigo me encontrar no Windows. Acho o Windows muito… …difícil. O terminal dele não tem nem o comando ls :-(
ps: a última frase foi brincadeira. há o msys e o cygwin, mas nenhum deles é tão bom quanto um emulador de terminal como o guake ou o yakuake.
@Rombo, comprei um netbook recentemente com Windows 7 starter. Removi e coloquei o Ubuntu, e agora funciona bem melhor. Como o net é original, veio com a mídia de instalação do Windows e serial. Se um dia eu quiser instalá-lo de volta, é śó puxar o cd (ou o pendrive).
Antigamente eu usava o Ubuntu no meu MacBook, configurado pra ficar igual ao Snow Leopard só pra causar impacto e mostrar que o Linux era melhor ou superior ao Mac OS.
Mas dai o Ubuntu foi atualizado e introduziram um bug que travava meu sistema de quando em quando, resultando em perda de dados e a necessidade de reiniciar para voltar a funcionar. Perdi 2 hds por conta dessa prática.
Resultado? Passei a usar só o MacOs. Tb é Unix (talvez mais que o Linux) e funciona de forma muito agradável, sendo possível até mesmo usar software livre nele diretamente com alguns sistemas de instalação baseados em repositórios.
Mas se tivesse um Dell, não pensaria nem duas vezes. Era Linux desde o começo. Não vejo vantagem nenhuma em Dual-boot.