Pela abertura: Wikipedia migrando do MySQL para o fork MariaDB
MariaDB é o fork do MySQL criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle, e a Wikipedia começou a migrar para ele, informando que a razão está relacionada ao interesse em garantir um futuro verdadeiramente aberto e bem suportado para tecnologias de armazenamento derivadas do mysql.
Já há servidores da Wikipedia em produção sobre o MariaDB, e não há um cronograma fixo para o restante, mas existe a possibilidade de uma migração completa ainda no primeiro trimestre de 2013. (via zdnet.com – “Wikipedia moving from MySQL to MariaDB | ZDNet”)
Nada contra as Marias mas que nome pouco criativo.
Resta saber por quanto tempo o MariaDB ficará aberto (ou também será vendido?). Seria mais garantido se a wikipedia fizesse seu próprio fork (ou o financiasse).
Java, Mysql ninguém sabe se é ou não Open Source, vieram do mundo proprietário, isso está parecendo mudança de sexo, PostGreSQL e Python seguem em frente. Chamar Mysql de Maria é muito pra cabeça.
Essa Wikipedia é muito chorona. Deviam comprar uma licença do Oracle e pronto. Viva o software proprietário.
MariaSQL é um nome tão bom quanto MySQL. My e Maria são nomes das filhas do criador do MySQL.
s/MariaSQL/MariaDB/
@Jeremias
E o que você me diz de SQLServer? :)
Criatividade no nome não é um fator decisivo na minha escolha de um SGBD.
No mais acho o PostgreSQL um banco de dados bem mais interessante, apesar que intendo que a migração da Wikipedia do MySQL para PostgreSQL seria muito mais traumatica do que do MySQL para MariaDB já que o segundo é um fork do primeiro.
Portanto senhores programadores cogitem a possibilidade de seu código ser independente de SGBD (já existem vários frameworks ORM que facilitam isso) fica a dica :)
@Jeremias: Os nomes são dados em homenagem às filhas do desenvolvedor ( Michael Widenius): My e Maria (My é um nome, não é “Meu SQL” …)
Well, tem um palhaço comentando com o meu nome… que desagradável, hein?
Acho positivo a idéia da Wikipedia. Afinal, quanto mais independentes, melhor!
Eu acredito que maria é assim ‘tão comum’ aqui no Brasil… Lá fora, MariaDB pode até soar legal…
então se registra né @Spif, não vai ter graça se eu estiver enchendo o saco do @Spif falso.
Acho mal da propaganda esta chegando mundo linux.Até entendo Canonical fazendo isso mas ligar para nome do banco de dados é meio exagerado.
Enfim a melhor opção ainda seria o postgresql se houvesse planejamento para essa importação.
Bom, pelo nome, MariaDB, lá fora pouco importa … ainda mais por ser uma homenagem do criador.
pior foi nosso caso nacional, o jeguepanel, que só obeteve um sucesso consideravel após mudança de nome …
Que bom termos mais uma opção de SGDB. Um caso como esse da Wikipedia mostra que a qualidade o MariaDB é boa o suficiente para rodar em produção e com uma carga considerável. Essa notícia me animou a testar essa alternativa. Alguém sabe se a Fundação mantenedora do MariaDB se compromete a mantê-lo aberto? A licença pelo menos é GPL. Acho isso importante. Desde o início a licença do MySQL foi confusa. Isso atrapalhou um bocado.
@Laponta Delapicula, sem falar na ide MariaMole, triste…
Mas nomes ruins não são monopólio de ninguém, usei muito tempo uma IDE C++ que chama Anjuta, nome da namorada do indiano que criou a ferramenta.
Temos a Maria Chuteira, a Maria Tatame, a Maria Gasolina, e a MariaDB.