Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pacto de patentes da MS no Android: Honeywell é a 15ª empresa a assinar

Talvez você não conheça a Honeywell, mas vale lembrar que não se trata de uma empresa de fundo de quintal: este conglomerado com mais de 130.000 empregados faz parte simultaneamente das listas Fortune 500 e S&P 500, e entre seus diversos produtos dos quais não sou público-alvo se encontra o reforçado aparelho Dolphin 7800, para uso em ambiente empresarial e agora disponível também em versão com Android.

E a versão para Android chega acompanhada do já usual pacto de patentes com a Microsoft, que com isso passa a receber um valor fixo a cada aparelho com Android (ou Chrome OS, também coberto pelo pacto) que a empresa produzir.

A lista de outras empresas que aceitaram pacto similar ao descrito acima inclui Acer, Viewsonic, Samsung, Compal, LG, Barnes & Noble, HTC, General Dynamics, Itronix, Velocity Micro, Onkyo, Wistron, Coby Electronics e Aluratek. (via h-online.com – “Honeywell signs Android patent agreement with Microsoft – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherme Macedo (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 10:11 am

    Mais uma empresa e mais uma vezes ficamos sem saber que patentes o Android viola

    Motafoca (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 10:14 am

    Uma delas acredito ser o fat dos sdcard, ou estou errado?

    Spif (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 10:27 am

    Mais uma.

    Será que o tapa na cara da Motorola ajudou a fechar esse acordo?

    uniteiro (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 10:53 am

    Quem trabalha na indústria conhece muito bem a Honeywell.

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 11:23 am

    Quando é que o teor desses acordos por debaixo da mesa vão vir à tona?

    Pra mim essa situação já está pedindo uma investigação federal faz tempo. O Al Capone careca já está solto por aí faz um tempo. Por quanto tempo aguardaremos o Eliot Ness?

    O que falta hoje em dia na indústria é um sistema imunológico eficiente. No nosso corpo, quando um agente qualquer começa a quebrar as regras e ameaçar todo o ecossistema, todo sistema se junta em torno do invasor até destruí-lo.

    Se a indústria de informação funcionasse da mesma forma, empresas como a MS e APPL já não existiriam faz tempo. Elas tem colocado areia em suas engrenagens, dificultando a inovação com práticas desleais.

    O maior prejudicado é o usuário final, que não foi informado que ao adotar uma certa tecnologia ficaria preso a ela. Que não é informado de que paga mais caro em um novo dispositivo só por causa de uma opção que fez antes. Ele paga dobrado: uma vez para usar o sistema da MS e outra vez para ser capaz de transferir seus arquivos para outro dispositivo.

    A longo prazo, os estertores de morte da MS vão deixar de causar tantos danos na medida em que ela for se descapitalizando. Mas infelizmente isso parece que vai levar mais tempo do que teríamos desejado, enquanto houverem vítimas que ela possa parasitar para não quebrar.

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 11:59 am

    Algo me diz que a principal patente (claro tem outras) que a MS usa para convencer estas empresas diz respeito ao uso do Fat 32 depois da matéria postada aqui.

    psantos (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 12:21 pm

    Quem conhece TI de fato, pelo menos já ouviu falar da Honeywell. Apesar de muito conhecida no ramo industrial, principalmente pelos seus famosos reostatos, lá pelos idos dos 1970 ela adquiriu a parte de “Computação” da GE. Com isso veio junto o indefectível “Multics”, de onde nasceu nosso querido UNIX.
    Quanto ao assunto das patentes, alguém já fez a perguta inversa? Ou seja, será que a Microsoft não infringe patentes de ninguém em nenhum de seus produtos? Nada que não possa ser negociado?

    Como as demais empresas da área, a Microsoft aceita receber a licença de patentes alheias frequentemente quando concorda com a validade delas e considera vantajoso para si obter do proprietário o direito de usá-las.

    Não é incomum, entretanto, ela ser processada e até condenada por infração a patentes. Se alguma empresa ou indivíduo detém uma patente que considera que ela infringe, pode recorrer aos meios à sua disposição.

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 3:24 pm

    Se a ideia é contra-atacar a MS na questão de patentes, nada mais eficiente que atacar direto no fígado. Patentes que ela infringe dentro de seus dois produtos principais: o sistema operacional Windows e a suíte de escritório MS-Office.

    Lembro vagamente de ter lido algo a respeito da Google ou Motorola detendo patentes que a MS infinge no Windows. Quem souber mais, e puder me refrescar a memória, eu ficaria agradecido.

    Determinadas as patentes infringidas, a melhor coisa a fazer seria o método (desleal e “Evil”, é certo… Mas essa é uma briga em que, ao que parece, está valendo dedo no olho) usado ultimamente pela Maçã. Mais que a cobrança de patente: embargo.

    Ou seja, enquanto essa política de extorsão da MS não acabar, não licenciar essas patentes por dinheiro nenhum na face da terra.

    Quanto tempo a MS aguenta sem vender seu precioso sistema operacional? Quanto dinheiro ela seria obrigada a gastar para contornar essas patentes sem quebra de compatibilidade?

    Rombo (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 3:47 pm

    patifes!

    Essa Honeywell por sinal é a mesma do Multics?

    psantos (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 6:37 pm

    É a do Multics sim. Ela teve o sistema em suas mãos por algum tempo. Depois vendeu sua divisão de sistemas grande porte para a Bull e o SO foi junto. Alias, esta última se não me engano abriu o código do Multics recentemente.

    Alaério (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 8:39 pm

    A Sharp é a 16ª. E continua a contagem…

    Alaério (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 8:40 pm

    A MS já pode demitir todos os funcionários e viver só de royalties.

    Alaério (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 8:41 pm

    http://www.theverge.com/2012/8/7/3225790/sharp-microsoft-exfat-android-license

    Anderson (usuário não registrado) em 8/08/2012 às 8:57 am

    Como já disseram. Se for SÓ por conta do FAT, por que não utilizar ext? Só por conta do usuário ter de por um CD? Já fazem isso no windows e com ipod, então, qual seria o problema?

Este post é antigo (2012-08-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.