Parabéns, Red Hat, por doar US$100,000 dedicados ao futuro do código aberto
Dias após o anúncio da bilionária receita anual obtida em 2011, a Red Hat surpreende com uma generosa doação de US$ 100.000 dedicada ao futuro do código aberto, retribuindo à comunidade.
Embora boa parte das atividades da empresa gere retribuição à mesma comunidade na forma de código aberto que todos podem modificar, estudar, usar e redistribuir, para a doação foram escolhidas 4 organizações participantes do mesmo ecossistema mas cujo foco não é diretamente o desenvolvimento de software, e sim aspectos complementares: Creative Commons (CC), Electronic Frontier Foundation (EFF), Software Freedom Law Center (SFLC) e UNICEF Innovation Labs.
Parabéns, Red Hat, pelo exemplo – e obrigado por todas as contribuições. (via h-online.com – “Red Hat donates $100,000 to “the future of open source” – The H Open Source: News and Features”)
dispensa comentários…
;-))
Bem que poderiam ajudar os devs do gimp com uns 15 mil ao menos. Já daria pra contratar um desenvolvedor em tempo integral por uns poucos meses :-)
ce nunca tá satisfeito, né tenchi?
;-))
Tenchi
Além de não ser o foco, o gimp está muito bem.
Cada um com suas prioridades, eu gostei da escolha, quem dera existissem mais SFLC, uma versão nacional talvez.
Possivelmente algo no sentido de vigiar e combater os lobistas do Soft. Proprietário, quem quer transformar provedor em policial do Ecad e similares.
Muito pra ser feito.
Só isso?
Eles só existem por causa do trabalho da comunidade, e doaram só isso?
Acho que os projetos que mereceriam uma grande doação em dinheiro seriam o samba e o wine. Esses programas permitem substituir algumas máquinas windows mas nunca conseguiram substituir plenamente pelos projetos estarem sempre atrasados em relação aos recursos dos programas MS equivalentes.
@Luiz Flavio, eu diria que “a comunidade” é que tem que agradecer ao trabalho da Red Hat. Sem ela não teríamos à disposição (ou teríamos com menor qualidade) vários softwares de uso diário. Um exemplo? O próprio Linux. A doação que ela fez não é pouco. Ela desde o início doa grande parte do seu tempo e muito, muito código à nós, vulgo “cumunidade”.
@bala, sei que vc gosta de trollar, mas hoje no gimp e em boa parte dos projetos de SL não existem desenvolvedores trabalhando em fulltime, pois geralmente estes projetos são desenvolvidos no tempo livre ao trabalho remunerado (que várias vezes possui relação com o projeto livre em questão).
Weber Jr., o gimp está bem, mas vc há de concordar comigo que o gimp está há anos sem soltar uma versão nova ou com recursos “prometidos”. Sei que os devs não devem dar satisfação alguma a mim, que não pago nem a cerveja deles. Mas é muito mais eficiente colocar um desenvolvedor atual de um projeto (que já conhece a base de código, possui melhor comunicação) pra trabalhar mais tempo do que colocar mais gente que não possui um nível de conhecimento próximo a dele. Mais pessoas não significa necessariamente código de melhor qualidade ou melhoria no processo de desenvolvimento.
Um otimo ato de gratidao.
Ainda me lembro quando a Red Hat enfureceu multidões com o papo de descontinuar a distro pro desktop.
Me lembro de um congresso de Software Livre em Curitiba onde o presidente da RH no Brasil disse que “a comunidade devia parar de querer tudo pela lei de gerson”.
Isso demonstra bem o quanto você deve ligar pra comunidade se quiser ser bem sucedido.
Tenchi
“o gimp está bem, mas vc há de concordar comigo que o gimp está há anos sem soltar uma versão nova ou com recursos “prometidos”.”
Eu concordo com tudo isso que você disse, mas o comentário foi para outro lado.
Eu coloquei a questão de prioridade. E temendo que alguns artistas possam enfartar: Gráficos não são prioridade absoluta. Principalmente para uma empresa “enterprise”.
Realmente a EFF,a CC e SFLC são fundações que se tornaram primordiais para o desenvolvimento de software livre e da ideologia do software livre.
Bem utilizado mesmo este dinheiro.
E dá-lhe Red Hat!
“So who’s paying for all this, then (desenvolvimento do kernel Linux)? Well, as always, the largest percentage of changes (16.2% of changes since 2.6.36) are not sponsored by any employer. The top identifiable employer is Red Hat, with 10.7% of changes. Intel is now second, with 7.2%, Novell third with 3.3%, and IBM comes in fourth with 3.7%.”
Fonte: https://www.linux.com/learn/tutorials/560928-counting-contributions-who-wrote-linux-32