Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Papo de Buteco 10: desenvolvimento Ubuntu, GRUB2 e outros assuntos

Entre os convidados da mesa de bar da edição #10, além de mim, constaram entre os convidados o Andre Noel (@ProgramadorReal), Ayrton Araújo, Cedrik Rocha, Licio Fonseca, Ricardo Salveti, Tiago Hillebrandt e Úrsula Junque – e mais os hosts do Ubuntu-BR-SC, naturalmente.

Hoje à noite (22h) tem a gravação do próximo, e eu aviso via @brlinuxblog a URL para quem quiser acompanhar ao vivo e participar por meio dos comentários, que os integrantes lêem e frequentemente respondem.

Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com):

“Sexta-feira para nós é o dia mais aguardado da semana porque é dia de Papo de Buteco, o videocast/podcast semanal do blog Ubuntu-BR-SC!

Nessa edição, gravada na sexta passada, conversamos sobre o crescimento do Ubuntu, como foi nosso primeiro contato com o Linux e muito mais.

Confiram o vídeo e o podcast no post do blog Ubuntu-BR-SC e se preparem, porque hoje a noite, as 22:00, tem Papo de Buteco ao vivo! (:” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 3:44 pm

    Olha, sugestão, façam esse vídeo menos longo. Sei que tem assunto pra caramba, mas 3h e meia? É demais, tem que ser pelo menos menor que uma hora, senão só os muito “interessados” (tradução: os chatos e os trolls — isso, tou me incluindo aí) vão assistir.

    Ivan (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 4:45 pm

    Vocês estão de sacanagem, mas nem ao cinema vou para assistir filme de 3 horas, na sala de aula onde tenho o dever, além do interesse de estar, já é complicado, o que pode levar alguém a achar que um vídeo de 3 horas e meia pode ser um material viável de divulgação.
    Sério, acho que isso serve para quem participou na hora, ou pra quem está com muito tempo vago, se ainda fosse um papo bem focado, técnico ou didático, eu consideraria, mas no último que tentei assistir, mas dormi no meio, apesar de acordar antes de acabar, vi um papo disperso com momentos de egocentrismo.
    Obrigado, mas passo.
    Sugestão, editem e publiquem, se houver, só os melhores momentos, os que são realmente relevantes para serem preservados à posteridade ou compartilhados com a comunidade, fora isso é bate papo de compadres sobre amenidades.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 4:52 pm

    A ideia do papo é você assistir online, não assistir o vídeo. Postamos o vídeo para aqueles que não conseguem ficar conosco online até o final.

    Também disponibilizamos o áudio diga-se de passagem, em formato podcast, para quem não pode assistir.

    E, como comentamos a alguns papos atrás, assim que tivermos um tempo sobrando vamos colocar links para o tempo de cada assunto, como o próprio Augusto sugeriu. Dessa forma os leitores podem pular para os assuntos que são mais os interessa.

    Há tempo que eu ouço uma média de 3 dúzias de podcasts (mesmo quando versão áudio de videocasts) por semana, e percebo cada vez mais como é real a regra não-escrita de que um programa não deve passar de uma hora e alguns minutos, no máximo. Por mais que existam assuntos, por mais que sejam interessantes, depois de aproximadamente uma hora é quase impossível evitar que se comece a perder a atenção ou que a coisa fique cansativa.

    Sei que esse tipo de webcast é feito para ser “consumido” ao vivo, mas ainda assim a duração longa faz com que seja difícil alguém manter o interesse depois da “novidade” da primeira ou segunda audição. Já existem muitos webcasts em inglês neste estilo, como Kernel Panic, /dev/random, Linuxbasix, e todos eles infelizmente estão seguindo o caminho de se alongarem cada vez mais, o que dificulta muito manter um público “freguês” e não só ocasional.

    Resumindo: mesmo que às vezes seja difícil ou não dê mesmo, sempre é bom tentar encurtar o máximo possível, editar hiatos e cortar fora tudo que não for essencial (ou engraçado), pois o resultado sempre será mais agradável.

    Willian (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 6:31 pm

    Eu também acho muito longo. Para quem está participando pode ser divertido mas para quem acompanha depois é chato. Ao vivo, sexta a noite? Não, obrigado.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 7:09 pm

    @ hneto:

    Resumindo: mesmo que às vezes seja difícil ou não dê mesmo, sempre é bom tentar encurtar o máximo possível, editar hiatos e cortar fora tudo que não for essencial (ou engraçado), pois o resultado sempre será mais agradável.

    Assisti há duas semanas o Papo de Buteco ao vivo, e confesso que a experiência foi muito boa, apesar da duração.

    Mas também é interessante a ideia de compilar os melhores momentos do papo num outro vídeo, para acompanhar posteriormente.

    aleph (usuário não registrado) em 21/09/2012 às 7:36 pm

    Taí: deixei rolando aqui e fui fazendo outras coisas por perto enquanto o papo rolava. Gostei muito e não perdi tempo, nem fiquei entediado. Gostei inclusive de conhecer melhor algumas das pessoas que estão nos bastidores deste nosso mundo Linux.

    Valeu para vocês do papo e parabéns!

    Patola (usuário não registrado) em 22/09/2012 às 9:45 pm

    Ok, já saquei. É o espírito “desenvolvedor Gnome”: eles não vão mudar. :P

Este post é antigo (2012-09-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.