Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


openSUSE 12.2

Enviado por asghan (dangofreΘig·com·br):

“A mais recente versão do openSUSE traz uma camada de armazenamento mais rápida no kernel Linux 3.4 e funções aceleradas na glibc e Qt, dando um desktop mais fluido e responsivo. A infraestrutura por baixo do openSUSE evoluiu, trazendo tecnologias novas porém amadurecidas como GRUB2 e Plymouth e os primeiros passos na direção de uma revista e simplificada hierarquia do sistema de arquivos UNIX. Os usuários irão notar que polimos os recursos existentes trazendo uma experiência de usuário aprimorada a todos. O sistema de arquivos btrfs vem com tratamento de erros melhorado e ferramentas de recuperação, o GNOME 3.4, que tem se desenvolvido rápido, trás uma rolagem suave para todas as aplicações e estreia um gerenciador de contatos e configurações do sistema reformulados, enquanto o Xfce tem um localizador de aplicações aprimorado.” [referência: news.opensuse.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 9:39 am

    Tá aí uma distribuição que gosto muito. Ela se mostra muito profissional, estável, rápida e inovadora. Adoro também o seu jeito verde de ser.

    RedCzar777 (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 9:44 am

    Baixando para conferir as melhorias!

    João Paulo (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 9:53 am

    Já instalei e estou testando, está se mostrando muito rápida, com bonitos efeitos e animações no kde, estável.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 10:15 am

    A experiência boa que possuo do OpenSUSE foi quando instalei em um notebook antigo, e esta distro foi a única que proveu experiência out-of-the-box para modens 3G, quando meu pai precisou usar o Notebook.

    Foi a anos atrás. Faz tempo que não uso o SUSE…

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 10:17 am

    E claro, antes que um Troll comece, esta foi a MAIS LEGAL das experiências, por ter envolvido uma pessoa leiga em TI. Não foi a única coisa que já me funcionou de primeira no OpenSUSE, pra que fique bem claro.

    Rafael Bedendo (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 10:24 am

    Estou realmente surpreso com a fluidez da distribuição. Além de estar extremamente agradável visualmente. Parabéns a equipe.

    ikk (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 11:45 am

    O Gnome 3.4 TRAZ (cof, cof) rolagem suave e por TRÁS (cof, cof) do palco o openSUSE TRAZ (cof, cof) melhorias na infraestrutura.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 11:47 am

    Inovadora só se for no capô, não vejo diferenças visualmente falando, na experiência de uso nesta distro e em outra distros que tenham KDE, Gnome Shell.

    Lucas (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 12:00 pm

    Carlos Felipe, você precisa ler um pouquinho mais sobre a distribuição para entender do que estamos falando, sobre ela ser inovadora.

    H.Gil (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 1:32 pm

    Gosto bastante dessa distribuição mas aqui no Brasil a comunidade de usuários é um pouco pequena e não muito ativa. Mas o destaque especial fica para o Snapper em conjunto com o brtfs.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 2:02 pm

    >>> Inovadora só se for no capô, não vejo diferenças visualmente falando,
    >>> na experiência de uso nesta distro e em outra distros que tenham KDE, Gnome Shell.

    Então tu só prestou atenção na Skin Verde, que por sinal, é uma marca do OpenSUSE. Acessa lá o Yast2 e dá uma olhada.

    Os “system-config” do RedHat/Fedora, o Painel de Controle do Ubuntu e o Painel do Mageia comem poeira.

    Aqui, estou apenas falando de FERRAMENTA CENTRALIZADA de configurações, e não de gerenciador de pacotes. Este, eu possuo outra opinião.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 2:29 pm

    @Ironmaniaco, o Yast2 teve alguma inovação nessa versão? Porque nas últimas versões não vi praticamente nada de novo nele.

    Luiz (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 4:31 pm

    Eu também não vi nenhuma inovação do Yast2, o que o @Ironmaniaco quer dizer é que o Yast2 em sim é inovador. Mas eu acho que tá precisando melhorar mais as coisas por lá, torná-lo mais simples. As novidades do OpenSuse se resume as novas versões dos pacotes. As novas versões trazem uma melhor performance, estabilidade, novos recursos etc. Mas o OpenSuse vai mais além, pois ela não somente empacota os programas, mas contribui diretamente para diversos projetos, inclusive é a distribuição que mais contribui para o excelente KDE. Ou seja, ela é inovadora porque seu papel vai mais além de empacotar programas e distribuir com um wallpaper modificado como aparentemente as pessoas pensam.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 5:37 pm

    >>> o que o @Ironmaniaco quer dizer é que o Yast2 em sim é inovador.

    Yup. Pra mim a ferramenta Yast como um todo é uma boa evolução/inovação, assim como a boa experiência com o 3G acima citado.

    E inovação é uma palavra meio “forçada” em Release Announcements. Qualquer atualização de pacote é cotada como atualização, agora o cara falar que não há inovação, sendo que só prestou atenção na “skin verde”… é complicado.

    Antonio (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 7:23 pm

    A galera que quer inovar pode ir lá e dar sua ideia/sugestão:

    https://features.opensuse.org/

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 7/09/2012 às 12:54 pm

    Também temos a opção com o WebYast, que é uma interface para web do gerenciador de pacotes, “mais eficiente”, em minha opinião. Sem contar o Firewall do opensuse que é fantástico, simples, leve e super adaptável. Uso o SuSE ou openSUSE desde as primeiras versões e gosto muito. Deveriam testá-la, os que falam bem do Ubuntu, por exemplo.

Este post é antigo (2012-09-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.