Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Open webOS: sistema operacional open source da HP chega à versão 1.0

Sistemas móveis open source são muito bem-vindos; palmas para a HP, que prometeu e cumpriu: após descontinuar rapidamente os únicos tablets que lançou com o sistema operacional WebOS, originado na Palm, anunciou que iria disponibilizar o software como código aberto ainda neste ano, e agora o código-fonte do Open WebOS 1.0 está disponível, incluindo também o Enyo, seu framework para apps Javascript. E não é só o código-fonte: os ports para rodar em diversos equipamentos já começaram a dar frutos. (via h-online.com – “Open webOS 1.0 is ready – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 3:02 pm

    HP contratou uns caras do MeeGo, talvez tenha planos.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 3:45 pm

    Mas foi como um cidadão lá do OsNews disse

    1 – O Toque parece nada responsivo.
    2 – A interface tem cara de “velha”.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 4:18 pm

    @Ironmaniaco,
    nada que uma contribuidazinha da comunidade não resolva… ;)

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 6:48 pm

    TIZEN, OpenWebOS, Mer, MeeGo, Maemo, FirefoxOS, Android …

    … novamente sinto o ecossitema FOSS com a faca e o queijo nas maos, mas ainda sinto falta de uma grande integracao com desktop…

    Espero que empresas mais independentes como a Jolla e quem sabe a Gram isso mude e possamos ter interfaces mais abertas para que eu consiga fazer tudo que eu faco com a nokia OVI Suite, por exemplo.

    Tenho muita esperanca que estas “distros” gnu/Linux facam do mercado mobile o mesmo que fazem do mercado PC, um ambiente onde eh soh querer instalar e pronto.

    Temos que reconhecer uma coisa, sem um sistema unico de pacotes ateh no PC estamos com um caminho complicado pela frente. A disputa pelo sistema de pacotes parece birra entre criancas, deveriam pegar as melhores qualidades/caracteristicas possiveis criar um novo nome uma hierarquia de diretorios gnu/Linux e pronto, vence quem oferecer melhor infraestrutura e der melhor suporte. Sei que isso dah muito trabalho, mas sei tambem que este nao eh o entrave e sim a vontade de fazer e estar aberto a ceder.

    Marcos (usuário não registrado) em 1/10/2012 às 10:25 pm

    @Leonardo Reis, o que vejo no mundo mobile é que querem competir com as empresas grandes, mas no lugar de somar esforços, estão se dividindo cada vez mais.

    Já no desktop, concordo. Mesmo que ainda existisse rpm e dpkg, mas todos que usassem um desses formatos o pacote deveria instalar corretamente e um dos problemas que impede isso é a árvore de diretórios.

Este post é antigo (2012-10-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.