Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Open source mesmo: repositório F-Droid

O repositório F-Droid descreve a si mesmo como um catálogo fácil de instalar de apps livres e open source para a plataforma Android. O servidor contém os detalhes sobre múltiplas versões de cada app, e o cliente para Android facilita navegar por eles, instalá-los no seu dispositivo, e manter-se informado sobre atualizações.

Como o uso exige ativar a opção de instalar apps que não venham do Android Market, a cautela usual necessária a esta situação é recomendada. (via f-droid.org – “F-Droid”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 10:19 am

    Excelente repositório.
    Prefiro sempre software livre, e uso esse repositório como primeira opção na hora de instalar aplicativos no meu Android.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 11:59 am

    Levou até mais tempo do que eu imaginava, mas chega em excelente hora mesmo assim.

    Excelente notícia, e meu lado Mãe Diná me diz que esse repositório é o primeiro de vários! ^_^

    Spif (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 5:15 pm

    Esse é o tipo de movimentação que, logicamente, sempre esperamos do “ecossistema” do Android e estranhamente vemos tão pouco. Pena que nele as iniciativas FOSS são como uma fraca brisa, mas que trazem grandes esperanças, e os projetos CLOPEN são a norma.

    Melhor parte dele é isso:

    “F-Droid respects your privacy. We don’t track you, or your device. We don’t track what you install. You don’t need an account to use the client, and it sends no additional identifying data when talking to our web server other than its version number. We don’t even allow you to install other applications from the repository that track you, unless you first enable ‘Tracking’ in the AntiFeatures section of preferences. Any personal data you decide to give us (e.g. your email address when registering for an account to post on the forum) goes no further than us, and will not be used for anything other than allowing you to maintain your account.”

    Isso é um tapa na cara do Google que vira e mexe coleta dados dos usuários para venda e uso.

    Don’t be evil, uma ova.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 6:30 pm

    Ignorando solenemente a trollagem e seguindo em frente, lembrei que esqueci de comentar algumas coisas boas sobre o serviço:

    Faltava uma boa loja alternativa para o Cyanogen. Agora não falta mais.

    É uma excelente ferramenta para desenvolvedores trocarem experiências, como só o open source consegue. Ótimo para aumentar o número de bons desenvolvedores na plataforma.

    Ainda tem poucos títulos para a loja (muitos dos quais já existem tb na Google Play) mas com um bom canal de distribuição como esse, tende a crescer.

    Crítica: Where is the code?

    Falta uma descrição em cada item que aponte para o código fonte correspondente.

    Crítica 2: o repositório se limita a apps gratuitos. FOSS não é necessariamente igual a freeware. Seria bom incentivar a criação de apps abertos oferecendo algumas opções de faturamento.

    Informação interessante para combater a desinformação: até hoje nenhuma loja que experimentei no Android vende nenhuma das minhas informações a terceiros e seu uso pela dona da loja é estritamente coberto pelo contrato de uso. E isso tem sido respeitado até hoje. Todo o fornecimento e uso dos dados se limita ao que eu autorizei.

    De resto, é sempre boa uma opção para o que sempre defendo:use uma loja na qual vc confia. O F-DROID ainda é muito jovem para já ter conquistado minha confiança, mas isso deve mudar logo.

    henry (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 10:23 pm

    Bem lembrado, porfirio. Me recordo vagamente da comédia que era(ou ainda é, não acompanho mais) o software de gerenciamento de bibliotecas de alguma federal do rio de janeiro; levava um OPENSOURCE bem na página de entrada, mas cadê download do fonte, já que o binário era problemático? Uma mensagem apenas dizia “em breve sera disponibilizado o codigo-fonte blablabla”. Por varios anos, nunca disponibilizaram, até que perdi o interesse nesse software.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:57 pm

    Na verdade acho que o apocalipse código da maioria dos projetos está a uma pesquisa na web de distância, @Henry. Mas seria bom apresentar um link inequívoco para cada um. Aumenta a confiabilidade.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 2:00 pm

    Opa, o SwiftKey fez das dele aí em cima. Escreveu um apocalipse lá que não tem nada a ver. Espero que não seja profético.

Este post é antigo (2012-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.