Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O que o Apache OpenOffice anda fazendo?

Rob Weir postou uma linha do tempo mostrando em que os integrantes do projeto OpenOffice vêm se ocupando desde que a Oracle transferiu o projeto para a Fundação Apache, em meados do ano passado.

Segundo ele, a maior parte da atenção do projeto foi dirigida a esforços de construção da comunidade e migração de infraestrutura, e o projeto não está participando de uma corrida para ver a velocidade com que vão produzir uma nova versão ou pequenas atualizações. E nem deveriam, acrescento eu.

Ele também menciona que grande parte do esforço do grupo foi dedicada a assegurar a continuidade para os milhões de usuários do OpenOffice, que é “de longe a suíte de produtividade open source mais popular.” (via lwn.net – “Weir: Where did the time go? [LWN.net]”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 3:05 pm

    Esta divisão só beneficia quem? A MS é claro. Não faz nenhum sentido termos 2 grandes “Open” Offices. Um chamado de OpenOffice e outro de LibreOffice.

    Infelizmente isso era tudo que os concorrentes queriam… fritar a suite Office que mais estava crescendo no mundo livre e começava a ameaçar a hegemonia dos proprietários.

    Pensem comigo.. será que a MS não tinha algum acordo mirabolante com a Oracle pra fritar dentro da própria comunidade a suite? E outra pergunta, qual vai ser a suite padrão das distribuições livres mais famosas? Entenderam o que quis dizer?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 3:29 pm

    Uma parte que não conta aí, creio eu, pois é um projeto separado, é do ODF toolkit.

    Parecia estagnado e dentro da estrutura da Apache parece ter tomado um fôlego.

    balas@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 3:39 pm

    mais um lamentável desperdício de esforços: openoffice e libreoffice. Estes grupos poderiam se juntar e fazer um bom trabalho juntos, em vez desta competição inútil e sem futuro.

    A mesma coisa que em relação ao abiword/gnumeric e suíte office do KDE. Quase ninguém usa.

    Quem num futuro não muito distante estes grupos não tomam uma atitude mais sensata e passam a cooperar? Todos sairão ganhando.

    André Luiz (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 3:58 pm

    “Divide and conquer!” Como bem colocado por Brivaldo Jr. e balas@juquinha, a divisão da comunidade do OpenOffice é um tiro no pé.
    Também acho abiword/gnumeric/Calligra outros exemplos de ‘desperdício’.
    Muito melhor seria juntar os esforços dessas equipes em torno de um único projeto; mas isso, hoje, soa utópico. São culturas e ‘egos’ demais em contraste!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 4:22 pm

    Essa discussão de separar/unir já se teve e muito por aqui, é passado, recente, mas é.

    Unir praticamente não é mais opção, o que pode acontecer é um secar a míngua e outro vicejar.

    Por enquanto está pendendo pro lado do LibreOffice, mas pode mudar ou mesmo os dois avançarem e se manterem bem.

    Quanto ao Caligra e abiword… salvo engano, o Caligra usa fortemente as bibliotecas do KDE, então não faz muito sentido que se unissem.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 5:01 pm

    pq não juntam o libre office com o openoffice de novo

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 5:01 pm

    Também sou da linha que não vê mais sentido na existência dos dois suites de office. Espero que essa divisão não se mantenha por muito mais tempo.

    Arpoador (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 5:02 pm

    Faltaria diálogo entre o Open e o Libre? Ou realmente a briga de egos não permite um projeto unido?

    Luis Knob (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 5:36 pm

    Se for seguir essa linha de raciocinio por que não unem o Ubuntu e o Fedora seria melhor para o Linux! Concorrência interna também é uma coisa boa.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 6:00 pm

    Eu acho que neste tipo de notícia as duas discussões e opiniões são válidas, entretanto:

    1) O OpenOffice é o projeto que originou o LibreOffice, e vem a um tempo nessa pendenga de ser ou não continuado, e o que vão fazer. Enquanto eles perderam tempo com o que fazer com o Software(e perderam membros quando chutaram o balde…cof,cof…Oracle), o pessoal da Document Foundation, deu continuidade no LibreOffice .

    Neste caso é meio óbvio que juntar esforços em prol de um só produto, seria a melhor opção. Só falta a Apache acordar pra isso.

    2) Só faria sentido unir outros projetos, como o @Weber comentou, se fosse criado um binário “Cru” do libreoffice, e cada equipe de desenvolvimento(KDE, Gnome e Windows) mantivesse os pacotes focados para interface qt-libreoffice e o gtk-libreoffice, por exemplo.

    Alguns pacotes que tenho instalados no meu desktop como exemplo são: autokey-qt e qt-recordmydesktop(que possuem os equivalentes autokey-gtk e gtk-recordmydesktop).

    Demandaria esforço demais, e ter uma skin “kde-like” e o outra “gtk-like” é uma solução bem mais prática.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 6:01 pm

    Daqui a pouco alguém vai sugerir unir o GNU/Linux ao MSWindows ou ao MacOS… Afinal, porque não um SO único e totalitário, dominando o planeta?

    Cezar (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 6:04 pm

    A colaboração entre eles existirá na medida do possível, mas tenham em mente que são projetos diferentes, com licenças diferentes e com focos diferentes. Não tem como juntar. Cada distribuição adotará o que melhor lhe convier. Se formos juntar tudo, não existirá espaço para inovação (como foi o ubuntu em relação ao Debian, pois tinham focos diferentes).

    Rombo (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 7:33 pm

    além da divisão Libre/Open, ainda tem essa babaguisse “remoção de copyleft”. É assim que se destrói uma comunidade, brigas e mais brigas e reinvenção da roda…

    Laércio de Sousa (usuário não registrado) em 14/03/2012 às 11:22 pm

    Compiz e Beryl já nos mostraram que um unfork pode ser benéfico, sim. Quem sabe com o LibreOffice e o OpenOffice isso não se repete? (desde que prevaleça o nome LibreOffice, para evitar problemas aqui no Brasil, claro).

    Ou será que eles terão o mesmo destino do X.Org/XFree86?

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 15/03/2012 às 9:54 am

    Acho tao boa a existencia do OpenOffice quando go {GNOME,KDE,Enlightenment,WMaker,XFCE,etc}Office, se todos seguirem usando o ODF.

    Programas aos montes fazendo a mesma coisa vao sempre existir (que bom), mas o importante eh que possamos abir os arquivos e edita-los no software que escolhermos.

    Tomem cuidado com o que pedem, pois pode acabar se realizando. Essa historia de “poucos usam” eh um argumento ridiculo para quem usa um sistema que briga para afirmar que estah presente entre 1% a 5% dos desktops! Sem falar que, com isso, quer dizer que devemos acabar com os softwares de fisica nuclear, astrofisica, modelagem de proteinas e outros softwares de biologia, quimica e afins porque a maioria que Iceweasel/Firefox e aMSN?

    No minimo devemos ver muita briga pela qualidade da implementacao das especificacoes e do design/ergonomia, que sao areas precarias na maioria dos softwares livre e que esses dois “gigantes” concorrendo podem impulsionar.

    Isso ateh jah comecou, quando a IBM doou o lotus symphony para a ASF. Vejam que logo apos o lancamento do LibreOffice 3.5, primeira versao apos esse movimento da ASF, o pessoal do LibreOffice comecou a requisitar especialistas em design de icones. Deveremos ver uma grande briga entre esses dois softwares em usabilidade tambem. Tudo isso vai ser muito positivo.

    Essa questao vem permeando tambem os gigantes KDE e GNOME, que largaram aquela historia de parecer com MacOS X, Windows, e talvez outros. Bem como pode ser a interpretacao mais obivia da reformulacao do Enlightenment em seu e17, que reformulou completamente o projeto em relacao a e16.

    Podemos estar vendo o nascimento de uma era onde o software livre vai ditar as tendencias de design, usabilidade, ergonomia, estetica e outras caracteristicas/propriedades das interfaces e isso vai ser muito positivo para todos os usuarios do OPEN source / software LIBRE.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 15/03/2012 às 1:25 pm

    @Leonardo Reis,
    bem lembrado, já ia mesmo perguntar pelo Symphony… =)

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 15/03/2012 às 1:44 pm

    Só gostaria que tivesse um que abrisse os docxs “da vida” tranquilamente. Se o OCX é um padrão atualmente que obrigassem ser realmente um padrão, forçando a MS liberar todo o código de compatibilidade. Assim qualquer suíte abrisse esse “padrão” por completo e não meia boca como ocorre hoje.

Este post é antigo (2012-03-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.