O primeiro Ultrabook com Linux: Ultralap 430
Em algumas semanas devemos ver o lançamento de uma pilha dos chamados Ultrabooks, rodando o Windows 8 – mas a ZaReason se preparou para levar oa mercado o que provavelmente é o primeiro do gênero a ser comercializado com o Linux pré-instalado.
Segundo a ZDNet o Ultralap 430 atende às especificações de hardware do ultrabook (publicadas pela Intel), e tem tela de 14 polegadas, processador Core i3, placa de vídeo Intel, 4GB de RAM, 32GB de armazenamento, e distribuição à escolha entre Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Debian, Linux Mint e Fedora. Como opcionais há upgrade para CPU i5, mais RAM, mais disco e mais garantia.
Assim como boa parte dos integrantes da família Ultrabook (e o precursor que pode tê-la inspirado), ele não é especialmente barato: o modelo básico custa ~US$ 900, e com os opcionais passa de US$ 1000. (via zdnet.com – “World’s first Linux Ultrabook laptop costs as much as a Windows version | ZDNet”)
O preço é um pouco acima de ultrabooks com especificações semelhantes. Mas isso se deve ao volume da ZaReason não ser tão grande. Se for vendido no Brasil eu comprarei.
Detalhe importante: você pode escolher o desenho na tecla super: Logo do Ubuntu ou Tux.
Enquanto isso a Dell vende laptops com ubuntu mais barato que com Linux.
Bem lembrado Spif… a Dell tem uns ultrabooks que eu estou de olho, por um preço menor do que esse que já vem com Linux. Inspiron 14z acho. É só ver a compatibilidade e se tiver ok, boa.
Até hoje não entendi porque chamam isto de ultrabook, a única diferença que vejo é o processador da terceira geração, que logo vai sair em tudo quanto é máquina, fora isso, não tem nada d+, e detalhe a maquina citada acima pesa nada mais nada menos que 2,2kilos LOL.
Fico ainda com um macbook air com duplo boot, mac e ubuntu :)
Com i5 fica mais interessante, visto que não afeta o peso final do device.
32Gb é o suficiente para um portátil, desde que vc tenha um disco USB/WiFi ou um desktop com disco maior em casa.
Por pouco mais de 1000 doletas, mas sem o “custo Brasil” ele está na minha lista de compras para o futuro, ao menos por enquanto. Não é O ultrabook Linux que há de vir, mas pode ser um bom começo. Posso ter o meu com a cirandinha do Ubuntu na tampa?
Não é sempre que o @Spif dá uma dica aproveitável mas essa foi legal. Bom saber que eu posso comprar um laptop (pena que não é um ultrabook) da Dell rodando Ubuntu GNU/Linux. Grato pelo lembrete.
Só de não ter o desprazer de vir com aquele s.o dos backdoors e ter o desgaste de pedir o reembolso daquela coisa,vale e muito já adquirir com uma das boas distros LINUX.
Pergunta que não quer calar: Seria este um Laptop Zumbi?
Oras, eu sempre dou boas dicas quando o assunto é Linux.
O que nós não concordamos é com respeito as minhas dicas de Android. ;)
E o tal do Security Boot? Não tem esta droga?
Eu li 32gb de armazenamento?
Dei uma olhada na espec. O hd ssd é de 32gb, dá pra escolher um hd secundário
Sabe uma das coisas que eu não gosto nos computadores da Dell? É a espessura. O note normal, aberto, é mais grosso que o MacBook pro fechado. E o ultrabook deles possui quase a mesma espessura do MacBook pro. Pode pegar qualquer ultrabook do mercado, empilhar 2 que ainda assim deve ficar mais fino que o ultrabook da Dell. Isso virou piada no meu trabalho.
e o tal do security boot? nao vem com ele? ate eh bom saber se os mesmos virao com a possibilidade de desabilitar.
e em falar nisso… os notes novos da dell com 3a geracao da intel vem com a possibilidade de desabilitar o tal security boot? alguem sabe informar?
@Spif, não passou despercebida a sua tentativa de separar o Ubuntu do Linux, assim como vc tenta fazer com o Android.
Que não passe despercebida minha ação de corrigir você nos dois sentidos.