Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NVIDIA se une à Linux Foundation

Com a adesão da NVIDIA à Linux Foundation, agora as 3 principais empresas do mercado de GPUs (ela, a AMD e a Intel) fazem parte da agremiação. Mas os interesses comuns entre Linux Foundation e a NVIDIA não estão apenas na área gráfica: por meio de sua plataforma Tegra, a empresa também tem estado bastante atuante no mercado em que o Linux embarcado também atua. Até o momento em que escrevo não há nenhuma confirmação de que algo vá mudar na política da NVIDIA quanto a drivers para o Linux, entretanto. (via h-online.com – “NVIDIA joins the Linux Foundation – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    danilo (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 3:07 pm

    Tomara que eles consigam fazer o OPTIMUS funcionar no linux.

    celso (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 3:12 pm

    Quer compatibilidade com o linux?

    Nao compre nvidia

    anderson freitas (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 3:49 pm

    Espero que isso seja bom para o Wayland

    Carlos (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 4:20 pm

    @Celso, não entendi, pois em todos meus equipamento com Linux tenho placas Nvidia e não tenho problemas. ATI pelomordedeus, ninguém merece heim …

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 4:44 pm

    @Carlos eu tenho AMD nos meu equipamentos e tb nao tenho problema o que acontece?

    Fellype (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 4:58 pm

    Seria interessante se o próximo passo da NVIDIA fosse liberar as especificações completas de suas GPUs.

    Patola (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 5:20 pm

    Será que com isso aumenta a probabilidade de eles fazerem os drivers deles pro Wayland?

    Porfírio (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 5:33 pm

    @Fellype, eu também torço pra isso. Ainda que eles não queiram ver essas especificações públicas de verdade, poderiam liberar as specs para os desenvolvedores de drivers, mesmo que com um acordo de confidencialidade.

    Pessoal, incompatibilidades com placas de vídeo Nvidia e ATI? No Linux? No meu Ubuntu, por exemplo? Não… Faz anos que eu não vejo isso. Estamos em 2012. Ainda que possam não estar disponíveis aqueles tweaks que viram as placas do avesso e permitem conectá-las na torradeira, elas funcionam. E bem.

    Luar (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 6:06 pm

    OPTIMUS a funcionar no linux é ouro sobre azul.

    Money (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 6:09 pm
    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 6:12 pm

    @celso

    Não entendi sua crítica quanto à compatibilidade das placas nvidia com linux. Elas são na realidade as melhores em termos de desempenho e com elas consegue-se rodar plenamente jogos 3D, usar aceleração 2D e 3D nos ambientes gráficos e tudo mais.

    Lógico que gostaríamos que o driver fosse livre, mas pelo menos a Nvidia mantém o código, velocidade e recursos bem equiparados com os drivers para windows, sem contar que fornece um painel de controle bem completo e amigável:

    http://www.dedoimedo.com/images/computers_years/2011_2/natty-nvidia-panel.jpg

    Laércio de Sousa (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 8:52 pm

    @danilo @Luar Vocês conhecem o projeto Bumblebee?

    http://www.bumblebee-project.org/

    Fernando (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 9:04 pm

    Até o Ubuntu 10.04 instalar drivers nvidia era moleza pelo jockey. Depois do advento do “nouveau” ficou beeeeem complicado instalar estes drivers, pelo menos no Kubuntu e no Mint.

    Esse lance de sair matar o X para instalar drivers ninguém merece…

    Fazendo uma extensa pesquisa por qual distro usar, já que o 10.04 já está no fim do ciclo, descobri que o PCLinuxOS tem já configurado não só Nvidia mas ATI também, por isso estou nela a partir de agora.

    Henrique Sant' Anna (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 11:04 pm

    Tenho 2 notebooks, ambos com ATI/Intel intercalável.

    A ATI não funciona em nenhum dos notes com o driver proprietário. Funciona apenas em um deles com o driver livre, mas funciona mal.

    E a Intel funciona mal em ambos, mas é oq uso efetivamente.

    Tenho mas não posso usar hdmi em nenhum dos notes. E o uso de monitor externo vga causa erros fatais em trocas de resolução.

    Nem a sony nem hp oferecem a possibilidade de desativar na BIOS uma das GPUs. Convivo com isso há dois anos já.. nessa altura não tenho mais pressa de ver estes problemas resolvidos. Para jogar comprei um PS3 recentemente, e para filmes na tv me viro sem pc.

    Só não abro mão de usar software livre.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 11:42 pm

    @Henrique Sant’ Anna

    Tenho um Dell Vostro 3450 com Intel/Ati e ambos os drivers funcionam bem. Só com o lançamento do OpenSUSE 12.1 a compatibilidade com o driver da Ati ficou quebrada durante um tempo, mas agora já tá funcionando novamente.

    O que falta não é mais driver, é algum software que faça chamadas ACPI pra “desativar” a placa de vídeo externa e algum meio pro X trocar o driver a quente. Mas aí é querer demais, eu sei…

    Lawtonnt (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 5:33 am

    Bom dia pessoALL;

    Tenho um DELL Vostro 3550 Intel/ATI e só consegui fazer a placa ATI trabalhar FULL com o SUSE Enterprise 11 SP2.
    Antes do lançamento do SP2 sem chance….. Agora está rodando liso, inclusive rodando o simulador de voo X-Plane 10.
    Abraços

    danilo (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 8:32 am

    @Laércio de Sousa, na verdade eu já ouvi falar do bumblebee sim, mas o problema dele é que ele não funciona sozinho, você precisa ficar dizendo o que você quer rodar com NVIDIA. Apesar de tudo, ainda não testei efetivamente, apenas li o que eles descrevem no próprio site.

    FkJ (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 8:36 am

    Uma crítica que pode ser feita aos drivers da ATI no Linux é o pequeno suporte ao processamento de arquivos de vídeo full hd…

    André Caldas (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 10:42 am

    Quer compatibilidade com o linux? Nao compre nvidia. [+1]

    Pra quem não entendeu o comentário do @celso, vou dar a minha interpretação!

    1. A compatibilidade a longo prazo com o Kernel Linux, juntamente com a continuidade do suporte depende da (ou é muito melhor com) disponibilização do código fonte e do licenciamento compatível com o Kernel.

    2. Todas as vantagens inerentes à natureza do software livre, como melhoria do software e dos recursos por terceiros DEPENDE da disponibilização do código fonte e do licenciamento compatível com o Kernel.

    3. A NVidia é uma empresa que não faz a menor questão de colaborar com os itens 1 e 2.

    4. A NVidia dificulta a vida dos desenvolvedores de software livre e se recusa a fornecer informações necessárias ao desenvolvimento de drivers.

    5. Note que software livre != kernel linux. Existem outros sistemas que se beneficiariam de uma política mais “aberta” por parte da NVidia. BSD, Minix, Hurd, Pistachio, etc.

    6. Pessoas com consciência e que desejem que drivers estejam disponíveis para sistemas operacionais livres, pessoas que acreditem que o usuário deve ter o direito de utilizar seu equipamento com o software que bem entender deveriam, NA MINHA OPINIÃO, boicotar a NVidia.

    7. Pessoas que não estão nem aí, e só querem que o seu joguinho favorito funcione na sua máquina… e se por um acaso, isso já acontece, não devem se preocupar com a questão.

    É por isso que EU BOICOTO A NVIDIA. Não compro mais computadores com placas NVidia!!!

    Flavio Alberto Lopes Soares (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 11:23 am

    No caso da NVidia vocês recomendam qual projeto, Bumblebee ou o IronHide ?
    Estou usando o IronHide num Dell XPS15 com a GT525m, mas parece que ele não está fazendo nada.

    Porfírio (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 11:36 am

    @Andre Caldas:

    Itens (1), (2), (3) e (4): é assim com todos os sistemas, FOSS ou não. A NVIDIA também não dá as especificações dela para a MS e faz absoluta questão que seja a própria empresa, e não o mantenedor do sistema operacional que faça a manutenção dos drivers dela.

    Eu acho essa a melhor opção? Não. Mas ao menos ela não discrimina o Linux. É a segunda melhor opção.

    Item (5): Sim, acredito que todo mundo aqui saiba disso.

    Item (6): Eu estou no grupo citado e ainda assim não boicoto a NVIDIA. Eu desejo ter os meus direitos ao mesmo tempo que respeito os direitos da empresa. Isso porque eu sei que a intenção da empresa não é suprimir os meus direitos: ela não deseja me conduzir como gado, mas está preocupada com os segredos comerciais dela em face à concorrência. Eu particularmente considero isso idiotice, mas reconheço o direito dela de pensar assim.

    Item (7): Eu TAMBÉM estou no grupo citado. Os direitos do usuário precisam ser defendidos E, mesmo quando ainda não estamos conseguindo isso, as coisas devem ser mantidas funcionando. E apesar de fazer parte do grupo que você citou, ainda assim me preocupo com a questão.

    Boicotar um determinado hardware periférico e/ou fazer esse tipo de campanha vai nos levar de volta a era de trevas onde apenas uns poucos dispositivos eram suportados no Linux. Eu não tô afim de ter que tirar a poeira da velha Trident.

    Eu não sei se conseguiria explicar para os usuários que eu inicio no uso do Linux o motivo pelo qual a NVIDIA é feia, chata e má e eu me recuso a configurar a placa deles.

    syn (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 12:01 pm

    Um passo na direção certa.

    André Caldas (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 1:35 pm

    @Porfírio,

    Itens (1), (2), (3) e (4): é assim com todos os sistemas, FOSS ou não. A NVIDIA também não dá as especificações dela para a MS e faz absoluta questão que seja a própria empresa, e não o mantenedor do sistema operacional que faça a manutenção dos drivers dela.

    Se é assim ou não com a microsoft, não é problema meu!!!
    Se os usuários de windows não se importam em ser controlados, não é exatamente a questão!
    O que eu quero é que sistemas que não sejam necessariamente os líderes também tenham vez. Me parece que a sua preocupação é se o “linux” tem ou não vez.

    Mas ao menos ela não discrimina o Linux.

    O mais engraçado é você fazer essa confusão de achar que o importante é só o “linux” e ao mesmo tempo diz que o item (5) é evidente!!!

    Sinceramente, não é essa a grande vantagem do software livre. Quando existe uma pessoa controlando, o processo criativo também é todo controlado. Não sabemos ao certo, quanto em inovação é “assassinada” todos os dias por conta do controle que os grandes “players” exercem sobre a informação e o conhecimento.

    Se, por um acaso, o seu kernel favorito (na sua versão favorita) é suportado pela NVidia, que bom PRA VOCÊ.

    Item (6): Eu estou no grupo citado e ainda assim não boicoto a NVIDIA. [...]

    Item (7): Eu TAMBÉM estou no grupo citado.

    Não tem como você estar em ambos os grupos ao mesmo tempo!!!
    Você precisa ler direito!!!
    Um grupo é de pessoas conscientes, o outro é de pessoas que não estão nem aí!!! Como é possível estar em ambos os grupos?

    Boicotar um determinado hardware periférico e/ou fazer esse tipo de campanha vai nos levar de volta a era de trevas onde apenas uns poucos dispositivos eram suportados no Linux. Eu não tô afim de ter que tirar a poeira da velha Trident.

    Você vai me desculpar… mas que TEORIA IDIOTA ESSA SUA!!!!
    Como é que boicotar um determinado hardware vai nos levar a era das trevas???

    É uma teoria bombril IDIOTA que pode ser usada para defender QUALQUER COISA, desde que seja vigente!!!

    Blah, blah, blah, se não, vamos voltar a era das trevas!!! Sinceramente, esperava um pouco mais de você, Porfírio!

    Eu não sei se conseguiria explicar para os usuários que eu inicio no uso do Linux o motivo pelo qual a NVIDIA é feia, chata e má [...]

    Eu, em geral, não encontro dificuldades nesse ponto!

    [...] e eu me recuso a configurar a placa deles.

    Eu não sei bem de onde vem essa sua “recusa”… alguém aqui falou nisso???
    Me parece que você está imaginando parte do nosso diálogo!
    Uma solução, é você configurar. Depois quando o cara atualizar o sistema, e tudo parar de funcionar, você fala:
    - Se lembra de quando eu lhe disse que a NVidia era feia, chata e má?

    lapis (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 4:09 pm

    Realmente temos que apoiar aqueles que distribuem e contribuem alguma coisa com os drivers abertos.E quem está bem nisso é a Intel e AMD.

    Pode ser melhor que seja a NVIDIA,mas desestimula outras fabricantes lançarem drivers abertos por perda de competição.E sem contar que voce não está exigindo seu direito de cliente que é comprar o hardware e saber o potencial dele.

    Drivers fechados,documentação ausente impedem isso.

    Ícaro (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 4:40 pm

    Concordo com André Caldas.

    Hoje o melhor para quem usa software livre é usar chipset Intel. Aceleração 3D funciona perfeitamente.
    Com um Core i7, 8GB+ de RAM e 2TB de HD dá para editar vídeos e jogar, mesmo com placa onboard. As placas-mãe onboard evoluíram bastante.

    Aqui alguns links sobre hardware que funcionam com software livre:
    http://libre.thinkpenguin.com (desktops, laptops e acessórios a venda)
    http://www.h-node.org/

    A distro que sempre recomendo é o Trisquel, leve, veloz e fácil de usar. A melhor para usuário final e completemante livre.
    Eu uso exclusivamente software livre e não sou desenvolvedor, eu conheci o software livre por acaso e desde então apoio e tento convencer outras pessoas a também usá-lo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 5:19 pm

    @Andre Caldas:

    “Me parece que a sua preocupação é se o “linux” tem ou não vez”

    Exato. Você interpretou corretamente o meu interesse. E sim, eu tenho certeza de que o mundo não termina no Linux. Meu interesse é que termina no Linux. Mas eu entendo que outras pessoas tenham suas prioridades, e que lutem por elas.

    “seu kernel favorito (na sua versão favorita) é suportado pela NVidia, que bom PRA VOCÊ”

    Se o seu kernel favorito – na sua versão favorita – não é suportado, sua comunidade tem trabalho a fazer. Só por favor não faça nada que prejudique o que já está funcionando. E boicote não funcionou com o Linux, suponho que não vá funcionar para os outros.

    Em resumo: não se estraga ou se arrisca estragar o que já foi conquistado para poder conquistar mais coisas. A vida não é um cubo mágico.

    “Um grupo é de pessoas conscientes, o outro é de pessoas que não estão nem aí!!! ”

    Não foi isso que vc. escreveu, ainda que possa ter sido isso que vc. quis dizer. Me parece que você quis ser ofensivo, mas ao escrever foi polido. Eu estou nos dois grupos porque quero os drivers disponíveis em plataformas livres E quero que o meu “joguinho” continue funcionando na minha máquina. Essas coisas não são mutuamente excludentes.

    Agora, ignorando os seus adjetivos ofensivos (nossa, em que momento eu aprendi a fazer isso? Eu não era assim…):

    “Como é que boicotar um determinado hardware vai nos levar a era das trevas???”

    Simples. Vc. e um monte de usuários boicota a NVidia, reduzindo a demanda por produtos da empresa para quem usa Linux. Em pesquisas, aparece que usuários Linux estão deixando de usar os produtos da empresa. Com a demanda caindo, em um dado momento deixa de valer a pena manter os drivers.

    Acontece frequentemente o cancelamento de algum produto para um sistema por falta de demanda. Não é teoria.

    “- Se lembra de quando eu lhe disse que a NVidia era feia, chata e má?”

    Não é uma solução que eu considere válida para um usuário que confia em mim. Leigos geralmente interpretam isso como: “No Windows a placa funciona. Linux é feio, chato e mau”.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 5:56 pm

    Eu não tenho nada contra a nVidia ficar oferecendo os drivers de sempre desde que ela ofereça o DRI e o Optimus. Sei que isso tira algumas vantagens do Software Livre e ficamos dependentes da fabricante fornecer drivers no futuro e de nossa liberdade de olhar o código, implementar e procurar soluções e até melhorar o desempenho das placas mais antigas, quebrando a obsolência programada.

    A questão, para mim, é que nVidia nunca vai deixar de fazer drivers para Linux, o maior cliente deles não são majoritariamente os usuários desktop, mas sim os usuários server que se utilizam o poder das placas para renderizar, processar etc; os usuários desktop são segundo plano, deve ser por isso que a nVidia se recusa a fornecer o Optimus, simplesmente não é o foco dela na nossa plataforma.

    E sejamos razoáveis, a nVidia não libera o código-fonte — sequer sob NDA — nem para a Apple, que adora controlar tudo em sua plataforma, porque liberariam agora?

    Nyappy! (usuário não registrado) em 9/03/2012 às 5:58 pm

    Also, que porcaria é essa que fizeram com os comentários?

    André Caldas (usuário não registrado) em 10/03/2012 às 8:24 pm

    Also, que porcaria é essa que fizeram com os comentários? [+1]

Este post é antigo (2012-03-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.