Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NVIDIA: driver open source Nouveau prestes a ser considerado estável

O driver open source Nouveau para placas de vídeo NVIDIA está de saída das áreas de teste e a caminho do kernel estável. O projeto, iniciado 6 anos atrás, começou a ganhar tração (e adoção em distribuições populares, que estimula o desenvolvimento e amplia a base de testes) em anos recentes, incluindo um chamado à ação emitido por Linus Torvalds, e o esforço está prestes a ser coroado. O Phoronix tem enorme quantidade de detalhes. (via engadget.com – “Nouveau open source NVIDIA driver goes stable, gets benchmarked — Engadget”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ednaldo José de Almeida (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 10:34 am

    Seria “sonhar demais”, um apoio maior ou até mesmo uma “oficialização” do driver por parte da nvidia?
    De qualquer maneira é uma ótima notícia para aqueles que assim como eu, estão esperando ansiosos a chegada do wayland.

    lapis (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 10:43 am

    Pode se tornar estável ,mas não sei se tornará prestável o driver.

    Ainda sim prefiro ficar com as radeons ,que mesmo o suporte opensource seja porco,ainda sim é alguma coisa.O suporte da nvidia ao opensource é ZERO.

    henry (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 11:00 am

    @lapis ++ , concordo sobre a imprestabilidade.

    Nouveau. A primeira coisa que faço quando instalo um debian é adiciona-lo na blacklist, e instalar o driver oficial da nvidia, por apt-get mesmo.
    Fechado ou não, é infinitamente melhor que o nouveau.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 11:14 am

    Não sei o que houve, mas na atualização dos nvidia-current (295-40) quebrou o Unity no 11.10, tive que voltar a usar o 173.14.30.

    Marcos (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 11:17 am

    Também prefiro o driver fechado, mas mesmo ele ainda está bem aquém do driver para Windows.

    Livre ou proprietário, a única coisa que vejo o Linux atrás do Windows PRA MIM é na questão de drivers. Não sei se a API pra desenvolver drivers é que é trabalhosa se comparado aos outros SOs, ou qual o motivo pra isso acontecer. Só sei que é um problema que impede uma maior adoção.

    Igor Cruz (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 11:55 am

    @Marcos

    Um driver de dispositivo nada mais é que a interface de um hardware para chamada comuns ao sistema operacional, para que este possa utiliza-lo de forma padronizada. Acontece que, para que você implemente um bom driver, é necessário um entendimento minucioso do projeto do dispositivo, para assim poder utilizar todos seus recursos da melhor maneira possível. Desta forma, é muito dificil que alguém (pessoa ou comunidade) desenvolva um driver superior a quem possui todo o projeto e detalhes técnicos do produto, que no caso, é a NVIDIA. Portanto, o Windows tem drivers melhores porque a fabricante desenvolve drivers específicos para esta plataforma em detrimento ao Linux. Nada tem a ver com a API de desenvolvimento, até porque para quem já desenvolveu algum tipo de driver para ambos os sistemas, sabe-se que no Linux é muito mais simples e fácil o desenvolvimento em comparação à plataforma Microsoft.

    Marcos (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 1:02 pm

    @Igor Cruz, nunca desenvolvi um driver pra Linux, mas no Windows além de ser simples, é padronizado. Espero que no Linux também seja.

    lapis (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 1:15 pm

    @Marcos

    Nem tem muito problema de padronização.Mexer com drivers é quase mexer exclusivamente com as interfaces do linux somente.E normalmente todas as distros usam o kernel do mesmo jeito.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 2:43 pm

    Querem que a Nvidia oficialize o driver para depois se o pessoal que está desenvolvendo hoje desistir amanhã seja a Nvidia a dar suporte para este driver? Acho que não hein. Eles não cairiam nesta cilada. Eles apoiam e tudo mais, só que se oficializar ela terá que dar suporte também. E não deve ser do interesse dela dar suporte a este, visto ela já tem o driver proprietário para dar suporte.

    Rombo (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 4:12 pm

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nouveau_linux_stable&num=7

    performance abismal. Eles citam que para as GPUs mais antigas a performance é algo parecida. Isso só se dá porque as GPUs mais antigas tinham poucos cores e paralelismo — 8, 16. As GPUs mais modernas tem literalmente centenas de cores!

    Se isso se deve ao tal problema com re-clocking não sei, mas ainda está longe. Sempre vai estar. É como os caras do mono, sempre comendo poeira porque não são eles os criadores, só os copistas… o dia em que tiver performance adequada para o padrão de hoje, já estarão em um inadequado futuro…

    Elder Marco (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 5:30 pm

    @ubuntuholic, Essa versão (295.40) também quebrou o GNOME Shell 3.4 no Archlinux e tive de voltar para a versão anterior. Enviei um e-mail para a nvidia no endereços que eles forneceram para notificar bugs e espero que corrijam.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 5:43 pm

    “Querem que a Nvidia oficialize o driver para depois se o pessoal que está desenvolvendo hoje desistir amanhã seja a Nvidia a dar suporte para este driver? Acho que não hein. Eles não cairiam nesta cilada.”

    Acontece justamente o contrário. Empresas dão suporte a um hardware somente quando lhes é conveniente.

    Tem muito relato de gente que não consegue mais usar impressora ou outro hardware que funcionava com Windows 95 no sete.

    Se for liberado, o driver de um jeito ou de outro sempre vai ter suporte enquanto houver demanda.

    Quando um driver é aberto, ele vai ter suporte sempre que alguém precisar.

Este post é antigo (2012-04-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.