NVidia começa a trabalhar no suporte a tecnologia Optimus para Linux
Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com):
“Talvez a maior reclamação quanto a drivers de vídeo no Linux esteja no fato de que a NVidia não oferece suporte a tecnologia Optimus, uma tecnologia que segundo a empresa, traz maior duração da bateria e maior desempenho aos notebooks. Mas segundo um e-mail de Aaron Plattner, a NVIDIA está trabalhando em uma nova versão de seu driver proprietário que irá trazer suporte para sua tecnologia Optimus no Linux, graças ao trabalho feito pela comunidade com os drivers open source.Confira mais detalhes no post do blog Ubuntu-BR-SC!” [referência: ubuntubrsc.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-09-04
Pull my Finger ?
Cara, que notícia LINDA *–*
Isso só mostra uma coisa, o problema era na stack gráfica do linux, não havia infraestrutura pra isso. Só depois que o airlied implementou no randr 1.5 o suporte a hotplug de gpu que criou-se uma infraestrutura. Legal pelo lado da nvidia, imagina se ela cria um padrão, depois vem a amd e cria outro, depois a intel… vide vdpau, vaapi, xv…
A não ser que tenham razões bem específicas os usuários de Linux devem preferir usar hardware da Intel.
O driver da Nvidia apresenta melhor suporte à opengl e desempenho melhor (em função tanto do hardware como do software).
A Intel, entretanto, está bem mais alinhada com o desenvolvimento do sistema, possui melhor gerência de memória e oferece suporte ao seu hardware desde o dia de lançamento. Além disso investe pesado no desenvolvimento de várias tecnologias importantes para o sistema, citando apenas os projetos ligados à camada gráfica: clutter, llvmpipe, mesa, cogl, wayland. Por último mas não menos importante: é a única, entre Intel, AMD e Nvidia, que possui o driver gráfico livre.
Enfim, para ter um suporte a hardware livre de dor de cabeça além recompensar quem investe na plataforma, fique com a Intel.
Intel sem dúvidas é a empresa que mais se importa com o linux, quem acompanha as mail-lists do dri,mesa,wayland sabe. Ela tem muitos desenvolvedores trabalhando no driver, a amd faz bastante coisa com o pouco de gente que tem, não que ela incentive muito, mas os desenvolvedores (acho que são 5) são muito bons, fora o Marek que é só um voluntário master XD.
Já pensaram o quão lindo seria se a intel tivesse comprado a ATI ?
Agora q o bumblebee fez todo o trabalho eles vao “fazer” o driver?
O problema é a existência de certos jogos, inclusive online, que só rodam (adequadamente) com GPUs NVidia. Exemplo? Guild Wars.