NVidia anuncia novos drivers com grande melhoria de desempenho, pré-testados para a Steam e no Ubuntu
Mais um ponto no gráfico para quem está tentando acompanhar o que vem acontecendo no mercado em que os jogos e o desktop Linux se encontram: a Nvidia anunciou no final da semana passada seus novos drivers GeForce R310, que ela descreve como tendo o dobro do desempenho da geração anterior e ‘dramaticamente’ reduzindo o tempo de carregamento de jogos.
O mais interessante: ela informa que se trata do resultado de “mais de um ano de desenvolvimento pela Nvidia, Valve e outros desenvolvedores de jogos”. Naturalmente, os drivers foram extensivamente testados na Steam, que no mento oferece suporte apenas ao Ubuntu (mas essa exclusividade não se aplica ao driver). (via nvidianews.nvidia.com – “NVIDIA Newsroom – Releases – NVIDIA Delivers Massive Performance Boost to Linux Gaming – NVIDIA Newsroom”)
Era o que estava faltando para que finalmente os fabricantes produzissem drivers de qualidade para placas gráficas no Linux: Jogos.
O dedo do Linus em ação
O dedo do Linus? Acho que não, a reclamação dele que o levou a mandar o dedo médio pra NVIDIA não tinha nada a ver com a velocidade dos drivers e sim com resolução de bugs e de como a NVIDIA não colabora com os desenvolvedores do kernel.
Além disso, a NVIDIA disse estar trabalhando nisso há mais de um ano e o episódio do Linus é bem recente.
Só falta a AMD fazer o mesmo.
@Frank
O dedo do Linus não tem nada a ver com isso. Aí tem o dedo da Valve, que é quem está colocando dinheiro e fez a NVidia ver algum potencial e investir. Fora que uma empresa grande de games tem influência para ir lá e pedir pra melhorar.
Empresas só gastam dinheiro se isso for para trazer mais dinheiro. E a NVidia acredita que o Steam para Linux pode trazer dinheiro, por isso investiu no driver. Ou o boato do console próprio Steam rodando Linux é verdade e a NVidia quer ser a fornecedora das GPUs.
@Frank Souza, “O dedo do Linus em ação”
só se for o do MEIO (novamente), os drivers continuam fechados sem liberar as especificações, continuamos dependentes da NVidia para as mesmas coisas…
agora ela só comprovou que com algo de “interesse” ela para pra trabalhar nos drivers pra linux…
com o steam pra linux agora a coisa engatinha mais um pouco em relação a 3D no linux, pra andar mesmo falta muito, mas já é um belo empurrão …
melhor que isso só a Nvidia e a AMD/Ati tomarem vergonha e ajudar liberando as especificações, não só as recentes, mas as antigas também …
Me Pergunto se isso não é um ensaio para o futuro.
O Android sendo um linux conseguiu ser atualmente uma das maiores plataformas moveis ( acho que é a maior visto que o Galaxy passou o Iphone )
A Nvidia quer vender seus chips Tegra e outros neste mercado e parece que tem conseguido sucesso, então fazer um driver melhor é algo necessário.
O Steam tem apostado fichas no Linux, O que não duvido é num futuro surgir um novo nicho de “consoles” de baixo custo e otimo desempenho grafico ( Ouya ? não talvez outra coisa )
Ou seja nada impede de uma Asus, Dell, Samsung lançar um hardware equipado com o Trio Nvidia+Steam+Linux voltado para jogos e entretenimento
O Google ja cantou a bola com a Nexus Q e acho que estas apostas podem abrir mais esta possibilidade.
Afinal as desenvolvedores terão um “kit de desenvolvimento” de fácil uso e o hardware ao contrario do que acontece com os consoles tradicionais não vai sofrer prejuizo devido a necessidade de subsidio do seu criador podendo ser facilmente atualizado.
Muito positivo, sem dúvida.
Mas a reflexão que foi feita (no /. acho) procede:
Outra interpretação é que se melhorou tanto, significa que a NVidia deixava tudo abandonado, simplesmente: Porque não fez antes?
E esse “mais de um ano” tem toda cara de papo furado.
Obrigado a NVidia, mas muito mais agradecido fico a Valve.
Só lembrando que o driver conversa com o Kernel, então onde você lê Ubuntu, aplica-se a qualquer distro Linux.
“E esse “mais de um ano” tem toda cara de papo furado.”
Não acho, alterações desse tipo são demoradas e se já está em testes, é porque já vem sendo feita há um certo tempo.
Marcos
“Não acho, alterações desse tipo são demoradas e se já está em testes, é porque já vem sendo feita há um certo tempo.”
A NVidia andava lançando drivers novos, mesmo para linux, no mínimo a cada mês. As vezes vinham correções dias depois. Ou seja, muita coisa não estável, com pouco teste.
É muita boa fé ou timing muito bom.
Maravilha! Finalmente o Linux está decolando como plataformas para jogos!
É rapaz… os usuarios de Linux que se fu$#%@$ com drivers pessimos. NVIDIA so visa dinheiro! Tudo bem que dinheiro é o que move a empresa, mas, perai!! para que ta feio!!
Ou seja, se nao fosse a VALVE iriamos continuar com o desempenho podre das placas no linux??
@Arllen Alves, mas é isso mesmo. Toda empresa é assim. Errado estava quem ficava esperando as empresas se comoverem com a ideologia e desenvolverem drivers sem nenhum retorno financeiro.
Espero que mais empresas venham pra Linux pra incentivarem mais investimento.
Tem um grande motivo pra não rolar consoles com Linux: índiegames não são bem assim um sucesso com todo mundo, e só os títulos da Valve não dão massa suficiente.
Prefiro comprar algum PC com placa integrada Intel HD 4000. Funciona perfeitamente com *software livre*(sem driver e firmware proprietário) e agradeço a Intel. :-)
O driver e firmware da NVIDIA continuam não sendo livres. Então em nada muda.
Engraçado que nestas horas ninguem lembra que foi a Canonical que começou o papo com a Valve. Se aparece uma notícia sobre Unity ou lente de compra a galera desce o pau. Será que a Canonical virou a empresa que o pessoal agora ama odiar?