Nota de falecimento: Eugeni Dodonov
Lamento cumprir o dever de informar o falecimento do Eugeni Dodonov (31), nascido em Moscou mas residente em São Carlos – SP desde 1996, e recentemente desenvolvedor Linux na Intel – mas anteriormente desenvolvedor e líder de desenvolvimento do Mandriva Linux.
As circunstâncias do falecimento ainda estão sendo esclarecidas, mas o fato trágico ocorreu durante uma volta de bicicleta pela serra nos arredores de São Carlos.
Como uma singela homenagem, o BR-Linux não vai publicar notícias na tarde de hoje, deixando assim esta menção ao Eugeni no destaque da capa.
Descanse em paz, Eugeni, você será lembrado, e não apenas pela sua obra que permanecerá viva no Linux.
Tive o prazer de conhecer o Dodonov na última LinuxCon, em São Paulo. Depois de uma palestra super interessante sobre o andamento do stack gráfico da Intel no linux, ele me pôs em contato com outro desenvolvedor, que me ajudou e encorajou a encarar o código do driver da Intel. Depois disso, consegui resolver um bug e submeti meu primeiro patch pro kernel.
Uma grande perda pra comunidade. Era um desenvolvedor brilhante. Homenagem merecida do br-linux.
Descanse em paz, Eugeni. Que Deus o tenha.
@ricardomoc
Por acaso você sabe se ele cre em deus ou em algum deus ?
Deixe suas crenças para voce mesmo.
Pessoal, sem intolerâncias.. eu não sei se ele era religioso. O tempo que estive com ele na Mandriva, nunca vi ele comentar algo sobre religião. Mas ele era uma pessoa muito inteligênte e principalmente aberto a opiniões.
Os bons morrem logo. Valeu Eugeni, um dia todos nó iremos nos juntar a você…
Que Allah o tenha, Eugeni.
Eugeni, que os orixás do terreiro grande, Xangô,Oxóssi, Iansã e Nanã te acompanhem.
Eugeni foi meu professor na minha pós gradução e tbem meu orientador, excelente professor, como pessoa e profissional, grande perda para todos nós. Vá em paz.
Tive o prazer de trabalhar junto com o Eugeni e conhecer essa pessoa maravilhosa e muito inteligente. Infelizmente uma grande perda para todos nós. Descanse em Paz Eugeni.
Não o conheci pessoalmente, mas como usuário do linux, e especificamente do Mandriva, conheci um pouco do seu trabalho. Pelo que pude notar era uma pessoa com altos ideais, já que estava envolvido como um movimento de proporções técnicas e humanas tão grandiosas. Que onde ele estiver possa ser bem amparado pelo bom trabalho que ele realizou no mundo e pelo carinho e respeito que despertou em quem com ele teve a oportunidade de conviver. Fique com Deus.
Um absurdo uma triste nota dessa e vocês fazendo guerra, insultando uns aos outros, desrespeitando a religião ou o pesar. Tenham vergonha na cara! Moleques!
Eugeni foi um grande nome na comunidade, tive oportunidade de conversar com ele algumas vezes via redes sociais, as vezes com certas provocações, já que ele era Corinthiano e eu Palmeirense.
Que Deus o tenha! E que a família supere logo.
@Diogo
Religião não merece respeito, é uma afronta a racionalidade.
@Sid
Se você não tem religião, não deveria se meter em um assunto que não lhe diz respeito.
Mas não vou comentar mais nada em respeito ao Eugeni Dodonov e sua memória.
Uma grande perda, um ótimo professor e um ótimo exemplo de simplicidade.
Tive a grande sorte de te-lo como professor em minha Pós-graduação, obrigado Eugeni Dodonov descanse e paz.
@Diogo
Não lhe respeito, justamente por essa atitude, alias uma das clausulas do meu testamente sera justamente que meus entes queridos desfiram um soco na face de qualquer um que cite ou suponha que eu tenha meu juntado a alguma especie de deus.
Alem do mais isso se trata de morte, triste porem natural e assim não exclui a possibilidade de me ‘meter’ no assunto já que não tenho religião.
Não o conheci. Mas utilizo Linux a mais de 10 anos. Então se ele colaborou com o Linux, me cabe dizer “Muito obrigado”.
Uma pessoa de muito bom coração, me ajudou muito nos momentos de aperto logo quando não tinha onde morar ele me abrigou em sua casa sem pedir nada em troca….grande Eugeni descanse em paz!!!!
Sid
nao seja idiota
se vc nao tem crença nao precisa sair xingando os outros
respeite as pessoas!!!
esta desrespeitando inclusive o falecido ao transformar este ambiente em palco das tuas infantilidades
@Eduardo Veiga
Mas palco para a estupidez/propaganda religiosa tudo bem ?
Vão ficar alimentando o troll mesmo? Alguns aqui parece que não tem qualquer know-how de como funciona a internet e seus trolls.
As pessoas que falam de Deus estão com boas intenções. Desde que não estejam amaldiçoando, não acho digno de repreensão este tipo de manifestação. Tô abismado agora. Daqui a pouco vão nas igrejas mandar calar a boca de todos, sendo que temos um direito de livre expressão, a pessoa que não concorda tem que respeitar.
Meus sentimentos à família e amigos de Eugeni Dodonovi. Ponto final.
@Sid: e o direito dos outros terem uma crença? Você exige respeito por ser ateu. Que tal respeitar os que não são? Principalmente uma notícia de falecimento? Chega a ser uma questão de educação, não de crenças.
Eu o conheci pessoalmente, estudamos juntos na UFSCAR e estou chocado até agora com a notícia…
Descanse em paz amigo e corintiano Evgeni!
Para o @sid e os demais ateus que aproveitam-se desse momento triste para impor suas convicções aos leitores e comentaristas do site, só tenho uma coisa a dizer:
CÓDIGO PENAL BRASILEIRO:
Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.
O Eugeni contribuiu muito com o Mandriva,e era muito participativo no fórum da comunidade. Realmente uma grande perda.
Eu sou ateu, mas nem por isso concordo com as lorotas proferidas pelo tal do Sid. Pra mim isso é coisa de moleque indeciso, daí fica descontando suas frustrações de crenças ou descrenças nos outros. Viva os ateus, viva os religiosos, viva a diversidade.
Chato! O cara era bem ativo e presente…
Não cheguei a ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente mas já conversamos várias vezes pela internet, desde o tempo em que ele era o gerente de desenvolvimento do Mandriva Linux até agora na Intel, onde era o responsável pelo driver intel do X.org.
Além de muito inteligente e competente, era uma pessoa de bem com a vida, que parecia estar num momento muito bom do ponto de vista de realizações profissionais e pessoais. Será uma perda irreparável para a comunidade do software livre.
Meus pêsames à família e à noiva.
Uma pessoa inovadora, extremamente simpática ao software livre e sempre buscando excelência em seu trabalho e amante das boas coisas da vida, infelizmente ceifada muito cedo! Fica o seu exemplo!
Contribuiu com Linux merece no mínimo respeito e pensamentos de paz por parte de apreciadores de Linux. Siga em Paz…
Observação: digo Linux, estando implícito, GNU, Linux, Softwares Livres e as Comunidades que se ajudam e constroem esta ideia maravilhosa, que será a base do que está por vir.
Caro @Sid,
“Às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.”
Conheci o Eugeni há poucos meses, na Intel. Mais do que um profissional de extremo talento, o Eugeni sempre foi uma pessoa de bom humor e estava sempre disposto a ajudar. Sua palestra no último evento da empresa recebeu a melhor avaliação de todas. Não tenho palavras para lamentar a perda. Descanse em paz, Eugeni. Por aqui te admiraremos sempre.
Спасибо, Dodonov. Que o Senhor o tenha, e meus sentimentos aos amigos e familiares.
Muito triste mesmo, realmente é uma grande perda para os familiares dele, mas também para o mundo do software livre.
Eugeni Dodonov se tornou Gerente de Desenvolvimento da Mandriva em 2010 e passou a interagir com a comunidade brasileira de usuários Mandriva, se tornou membro do Fórum MandrivaBrasil e participou de vários papos lá ( Mandriva 2010.2 lançado – 22 de Dezembro de 2010 ). Essa decisão de se aproximar da comunidade realmente foi muito legal mesmo. Com muita simplicidade, participou de muitas discussões. Acho que essa era a marca dele. Muita competência técnica e simplicidade e respeito com todos.
Nas suas entrevista ele também tinha essa mesma postura, como em julho/2011, na entrevista para o Guimesmo , do Fórum MandrivaBrasil. Em fevereiro/2012 ele também deu uma outra entrevista ao Darkduck (em inglês) comentando sobre sua trajetória na Mandriva e fazendo muitos elogios ao pessoal da Mandriva e da Mageia.
Uma pena ele ter saido da Mandriva e agora sair do nosso convívio e do convívio com seus familiares. Reamente muito triste. Ainda pensava que ele poderia participar de algum projeto linux no Brasil ou na Rússia.
No forum Mageia o irmão dele confirmou o triste acidente e disse que o enterro foi ontem (09/jul/12) .
Muito triste mesmo, realmente é uma grande perda para os familiares dele, mas também para o mundo do software livre.
Eugeni Dodonov se tornou Gerente de Desenvolvimento da Mandriva em 2010 e passou a interagir com a comunidade brasileira de usuários Mandriva, se tornou membro do Fórum MandrivaBrasil e participou de vários papos lá ( Mandriva 2010.2 lançado – 22 de Dezembro de 2010 ). Essa decisão de se aproximar da comunidade realmente foi muito legal mesmo. Com muita simplicidade, participou de muitas discussões. Acho que essa era a marca dele. Muita competência técnica e simplicidade e respeito com todos.
Nas suas entrevista ele também tinha essa mesma postura, como em julho/2011, na entrevista para o Guimesmo , do Fórum MandrivaBrasil. Em fevereiro/2012 ele também deu uma outra entrevista ao Darkduck (em inglês) comentando sobre sua trajetória na Mandriva e fazendo muitos elogios ao pessoal da Mandriva e da Mageia.
Uma pena ele ter saido da Mandriva e agora sair do nosso convívio e do convívio com seus familiares. Reamente muito triste. Ainda pensava que ele poderia participar de algum projeto linux no Brasil ou na Rússia.
No twiter dele, a última mensagem foi dia 08.
No forum Mageia o irmão dele confirmou o triste acidente e disse que o enterro foi ontem (09/jul/12).