Nokia estaria desenvolvendo mais 2 aparelhos com MeeGo para mercados em desenvolvimento
Via The Verge chega a informação que teria vazado de fontes da própria Nokia afirmando que o N9 pode não ter sido o ponto final do envolvimento da empresa com a distribuição Linux MeeGo: 2 outros aparelhos de baixo custo estariam sendo desenvolvidos com este sistema pela empresa, voltados a mercados nos quais estes seriam os primeiros meios de acesso à Internet de pessoas para as quais hoje não há uma solução de conectividade disponível.
Sugiro a cautela de não considerar este rumor como fato, e nem tratar a intenção como se fosse projeto, mas ao mesmo tempo é interessante parar para pensar nas razões que fariam a empresa optar por este sistema, e não pelos outros que têm à disposição (como o Windows Phone ou o S40), para tentar atender a este mercado. Boa sorte a todos os envolvidos! (via theverge.com – “Nokia has two budget MeeGo phones in the works for emerging markets | The Verge”)
só faltava eles classificarem DE NOVO o mercado brasileiro como terceira-linha e emergente… merecem mesmo a posição que estão
Minhas hipóteses para o caso:
1 – a Nokia disse a verdade quando divulgou que o MeeGo seria uma plataforma de estudos e testes para o futuro
2 – a Nokia precisa de plano B, caso o WP7 naufrague ou não vingue como o esperado, por isso sempre terá ele em um ou outro aparelho (é como o Bada da Samsung)
3 – os WP7 ainda não estão dando o retorno esperado, daí ser necessário outros produtos diferentes no mercado, ou seja, a estratégia de apostar todas as fichas num só cavalo (WP7) ainda não foi implementada, embora a maioria das fichas estejam nele.
o próprio projeto meego se declarou morto… nunca ouvi falar em sistema zumbi
ah, as beneces do capitalismo!…
para o primeiro mundo, o windows mobile a preços astronômicos e recursos “inéditos”…
para os pobres do mundo, tome meego!
Pra salvar a Nokia, só detectando todo mundo lá dentro, com poder de decisão, que vendeu a alma e jogar no olho da rua.
Aí sim veríamos projetos como o Meego vingarem por lá.
Embora eu pessoalmente ache que o Meego parou muito tempo nos boxes e vai ficar difícil pra voltar à corrida com chance de chegar ao pódio.
Mas se a MS ainda tem a vã esperança de que vai correr sua maratona, saindo desses resultados pífios da atualidade, e chegar na frente em 2015, talvez eu pudesse usar o mesmo otimismo com o Meego.
Infelizmente, a minha visão é de que a Nokia já está infectada além de qualquer retorno, a MS vai sugar o suco da empresa para promover seu produto até deixar só a carcaça morta e ela vai seguir o mesmo destino da TIM (Teimosia In Motion), quer dizer, da RIM.
R.I.P.
Ah, descrentes, o Meego é muito melhor que a maioria dos outros sistemas. Só que a maioria que enche a boca pra falar bobagens sequer usa o sistema,
Uma das provas que o Meego funciona absurdamente bem é o N9 sequer ter uma forma de remover bateria pra reiniciar de maneira forçada o celular, se isto fosse o caso em alguns celulares Android que eu usei, teria tido uma coleção de pesos de papel caros.
Acho que vai ser um ótimo se a Nokia estiver realmente planejando novos. O Meego vale muito à experiencia.
Testei o Meego e não vi nada de grande diferencial. Pra nós que gostamos de software livre, o fato de ser um Linux mais ‘puro’ é diferencial, pras outras pessoas isso não diz nada.
É um SO bonito, rápido, estável, mas até aí tem vários que o são. E vai ser difícil convencer os desenvolvedores a criarem MAIS UM port dos seus aplicativos, que já tiveram de ser escritos para Android, iOS e talvez WP7.
Com “meego” ou sem “meego” a Nokia está fadada ao fracasso desde que colocou todas as fichas no sistema da Microsoft para seus smartphones.
Só ouvi coisas positivas a respeito do MeeGo, mas, sinceramente, apostar em um SO que já foi praticamente declarado morto anteriormente é terrível. Seria melhor se a Nokia tivesse decidido apostar o MeeGo de uma vez ou abandoná-lo definitivamente. Para piorar, a Nokia ainda está trabalhando com o Symbian! Não dá para apostar em um sistema e ficar mantendo duas alternativas distintas.
Sobre o Windows Phone: eu já testei em mãos e, sinceramente, gostei muito. Foi uma grata surpresa, eu compraria tranquilamente um celular com Windows Phone. Ele é rápido, eficiente e a interface é bem interessante. Quem já trabalhou com o Visual Studio sabe que ele é muito bom.
Meego já foi atualizado duas vezes no curto espaço de tempo de vida do N9, o que é muito mais que uma boa maioria dos aparelhos com android, e a Nokia se comprometeu até 2015.
Uma coisa que vocês esquecem é que a Nokia tem um nome muito forte ainda, e pode muito bem virar a mesa. Eu preferia que fosse com o Meego.
Uma coisa que vocês esquecem é que a Nokia tem um nome muito forte ainda, e pode muito bem virar a mesa. Eu preferia que fosse com o Meego. (2)
Não acredito na força da Nokia nos dias de hoje. Ela é forte no mercado de dumpphones, onde enfrenta a concorrência chinesa. Smartphones ela já está seguindo o caminho da Palm, que também já teve um nome forte.
Sobre o Symbian e S40, eles vão ficar nos modelos baratos, que é um mercado onde o iOS nunca vai entrar e o Android só entra com versões defasadas.
Espero que a Nokia continue com sua estratégia de manter o WP7 nas versões top do Lumia, gastando os tubos em marketing pra convencer os consumidores a pagarem caro pelo Metro, e derrube ainda mais o preço do N9… Enquanto isso, vou juntando a grana pra comprar o meu (a)MeeGo… ;D