Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ninja Block: um computador diminuto com Linux para automatizar sua casa

O Ninja Blocks é um projeto interessante de hardware aberto que lembra um cruzamento do Arduino com o Raspberry Pi: é um computador diminuto rodando Linux e dotado de sensores e a capacidade de receber instruções simples sobre o que fazer quando estes são ativados – por exemplo: tirar uma foto ao detectar movimento, ligar a iluminação externa ao identificar que determinado usuário desconectou de um serviço on-line, etc.

Naturalmente a parte da interface com a iluminação da casa (ou com a climatização e outros serviços) fica por conta da instalação, mas o Ninja tem suporte a controle de luzes, infravermelho, relês, motores e mais, além de poder realizar ações em uma série de serviços on-line.

O outro lado da equação, que é o dos sensores, também permite monitorar serviços on-line e uma série de condições locais: termômetro e acelerômetro vêm embutidos, e é possível instalar sensores externos para corrente, umidade, movimento, som, luz e mais.

Para virar realidade comercialmente, os autores da iniciativa buscaram captar US$ 24.000 diretamente do público interessado, via crowdfunding. O prazo deles ainda não acabou e eles já conseguiram US$ 80.000, bem mais do que precisavam. Boa sorte a eles! (via itworld.com – “Ninja Block Linux computer reaches $80k crowd-funding | ITworld”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.