Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozillla não vai suportar o Linux no lançamento de sua loja de apps

Lojas de apps em navegadores são uma tendência à qual a Fundação Mozilla anunciou há alguns meses que iria aderir para oferecer aplicativos web independentes de plataforma, mas os usuários de Linux aparentemente não estarão presentes junto aos de Mac e de Windows na inauguração.

Segundo um relato de bug e subsequente discussão, o software da loja não vai suportar o Linux na versão inicial. O chefão do desenvolvimento do Firefox, Asa Dotzler, participou da discussão expressando sua frustração com a situação e dizendo que a Mozilla não tem desenvolvedores Linux suficientes para fazer a integração da plataforma.

O chefão da área técnica da Mozilla também se manifestou, dizendo que uma versão que suporte Linux definitivamente está planejada, e que o bug com relação à ausência atual está aberto e está sendo tratado. Mas, segundo ele, a loja é um projeto amplo demais para ser feito de uma só vez, ou mesmo com paridade entre plataformas em seu primeiro passo. (via h-online.com – “Linux lacking from Mozilla Marketplace launch – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luciano (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 2:08 pm

    “O chefão do desenvolvimento do Firefox, Asa Dotzler, participou da discussão expressando sua frustração com a situação e dizendo que a Mozilla não tem desenvolvedores Linux suficientes para fazer a integração da plataforma.”
    Vamos ser sinceros, a Mozilla não está tendo desenvolvedores suficientes nem mesmo para Windows, o que dirá para Linux…

    Luciano (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 2:09 pm

    Mas aí é que entra uma dúvida…
    Software livre não é desenvolvido por milhares de programadores mundo a fora?
    Ou isso é mais marketing e fantasia e na verdade tudo depende de uma empresa como qualquer outro software proprietário?

    Glauco (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 2:49 pm

    Luciano, quem disse que a loja de aplicativos vai ser opensource? Pode até ser, mas como é a primeira versão ainda não tem contribuidores suficientes.

    Marcelo Dalmas (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 2:59 pm

    Software livre PODE SER desenvolvido por milhares de programadores mundo a fora;

    Olha quantos projetos de SL nos repositórios mundo afora com 1 ou menos desenvolvedores…

    Ricardo (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 3:12 pm

    Muito legal que depois de anos usando mao de obra gratuita com desenvolvedores voluntarios, a Fundacao Mozilla tem como prioridade desenvolver uma versao para o Linux.

    Mais um na lista de parasitas.

    Ricardo (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 3:13 pm

    Digo: “Nao tem como prioridade”…

    “Olha quantos projetos de SL nos repositórios mundo afora com 1 ou menos desenvolvedores…”

    O que seria um desenvolvedor ‘menos de um’? Um projeto com 0.5 desenvolvedor? :)

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 3:56 pm

    @jonata,
    seria um desenvolvedor em meio período… ;D
    Será que a Fundação Mozilla está recebendo currículos?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 3:56 pm

    Sempre atrás do alemão.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 4:00 pm

    Se a Mozilla fosse uma empresa (como o Skype) seria até compreensível. Afinal, a maior parte do lucro viria de receita das maiores plataformas. Mas a Mozilla é uma fundação e poderia ser preocupar mais com a plataforma que lhe proporciona mais apoio. Depois a Mozilla vai reclamar quando o Ubuntu colocar o Chromium como navegador padrão…

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 4:02 pm

    Se a Mozilla fosse uma empresa (como o Skype) seria até compreensível. Afinal, a maior parte do lucro viria de receita das maiores plataformas. Mas a Mozilla é uma fundação e poderia se preocupar mais com a plataforma que lhe proporciona mais apoio. Depois a Mozilla vai reclamar quando o Ubuntu colocar o Chromium como navegador padrão…

    Porfírio (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 4:11 pm

    Eu pensei que fosse pegadinha de 1o. de Abril em Maio…

    Pegou mal pra Mozilla. Kd os defensores (falsos, pq eles defendem mesmo é a MS) da empresa vindo aqui pra dizer o contrário (sim, eu estou falando de vc mesmo)?

    É onde a gente vê um CEO competente ou não: faltam desenvolvedores? Pede ajuda! Canonical, Red Hat, Cent OS… Até mesmo a Google, todos esses players poderiam se beneficiar de melhorias no FF e não consideram desprezível o marketshare da Mozilla. Ninguém hoje em dia faz muita coisa sem parceiros e a Mozilla tem sido incompetente em consegui-los. Ela só briga com todo mundo.

    Otomano (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 4:27 pm

    Provavelmente o suporte virá mais tarde, bem mais tarde. Antes o Windows e o Mac, como sempre foi no mundo do software em geral.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 4:34 pm

    @Joaquim Mariano, sempre gostei e usei o Firefox, mas de um certo tempo para cá, passei para o Chromium e não me arrependo.

    jedy (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 6:24 pm

    Ingratos!!!

    Enquanto a MS e a Apple sempre lutavam contra o Firefox contra seus navegadores, o Linux colocava (e ainda coloca) o Firefox como “padrão” em suas distros. Isso é uma p*** ingratidão isso sim, aliás, o Linux sempre sofre com esse problema ao redor do planeta, e tá sempre ali, firme e forte, na luta. Meu pinguim é duro na queda!!Não tem problema não, graças a Linus e Stallman, somos livres e temos “N” opções de browser pra escolher! Abraços!

    Celio Alves (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 8:19 pm

    Depois a Mozilla vai reclamar quando o Ubuntu colocar o Chromium como navegador padrão… [2]

    Maximiliano (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 8:30 pm

    Calma Jedy, é temporário até as coisas chegarem nos eixos, não precisa se exaltar.

    No Google é a mesma coisa, do cozinheiro ao CEO, todo mundo usa uma derivação do Ubuntu, mas a prioridade nos lançamentos de recursos de integração primeiro vão pra Windows e Mac e só algum tempo depois vem pra linux, está razoável , quem nos dera que outras empresas que nunca lançaram algo pra linux pelo menos desse previsão pra tal ato.

    Spif (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 8:49 pm

    Nosso anfitrião Augusto, está pegando a doença de alguns leitores: Lê só o título da notícia. O que é compreensível, pra alguém que atualiza 3 blogs diferentes e não deve viver só disso.

    Se os leitores quiserem dar uma olhada na noticia original, vão ver que eles falam que não vai estar pronto, cita discussões e no final das contas falam que “No momento não é conhecido a data de lançamento”. Alguma coisa fede aí.

    AH. Mas se checarmos as discussões por e-mail, percebemos que o problema é o seguinte: Um voluntário, provavelmente com um grande complexo de che guevara, se alterou porque a Mozilla estaria pedindo para testarem a App Store como ela está agora, mesmo que ainda não esteja pronto para o Linux. Nosso “hermano” achou melhor cuspir maribondos sobre “Firefox de Segunda Categoria”, porque o suporte não estava pronto.

    Claro, que depois ele recapitula e envia um segundo e-mail, mais conciliador, dizendo que entende totalmente e que só deseja que avisem sobre o bug (https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=744193) e que o trabalho está sendo feito. Se alguém quiser se juntar e escrever uma integração com o apt, pelo que eu lí eles estão precisando.

    Se vocês notarem verão que tem um toque brazuca nesse bug, inclusive, com o Felipe Gomes, um ex-estagiário e atual funcionário da Mozilla. Então, se você é universitário, deveria entrar em contato com eles procurando oportunidades, pois elas existem.

    Então, pra quem para e lê a matéria e os links nota o seguinte:

    1-Esse foi um “lançamento” interno entre um grupo de voluntários ativos, para teste. Este serviço não está pronto para clientes ainda.
    2-Estão trabalhando na interface mesmo enquanto os haters estão hateando por aqui. Se quiserem saber o status ou contribuir, chequem a url do bug.

    Agora, vocês deviam dar uma olhada no e-mail do Chris Hoffman, para finalizar a história: “Sem história por aqui, continuem andando.”.

    De fato não li os e-mails que você leu, e agradeço a menção a eles, porque enriquece as informações que postei. Elas foram redigidas com base na notícia que apontei como referência (que li, naturalmente) e especialmente nas citações dos participantes mencionados (o CTO da Mozilla e o chefão do Firefox). Se houver atualizações e se confirmar que a versão para Linux será lançada junto com as outras, atualizarei.

    lapis (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 9:04 pm

    Porfírio conheco esta “gente”.Defendo o firefox ,mas nao sou uma destas pessoas ai que voce citou.

    Mozilla não é má quando faz isso.Acho que infelizmente foi uma questão de negócio.Temos que resolver os problemas graves do Linux antes de exigir muito.

    Renyer (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 9:05 pm

    Vergonha e ingratidão.

    Spif (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 9:15 pm

    Augusto, concordaria em enriquecer a notícia no seu site, incluindo o fato de ser o lançamento para testes (se bobear podia ser qualificada como pré-alpha de tão nova que é) e que o trabalho está sendo feito, incluindo os esforços de um brasileiro, no bug https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=744193 e que toda a ajuda é bem vinda?

    Acho que ajudaria tanto a Mozilla a suprir o déficit com especialistas na área, bem como os usuários de Linux, que vão saber aonde contribuir com esse cliente.

    Spif (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 9:23 pm

    Lapis, a Mozilla não fez nada contra o Linux. Existe até trabalho ocorrendo para ter um cliente para o lançamento. Não foi lançado nenhum marketplace, apenas pediram para voluntários testarem a versão alfa dele.

    Isso não surpreende. A Mozilla sempre priorizou o Windows e o Mac, deixando o Linux meio de lado. Mas segundo alguns aqui, isso se justifica porque ela é “uma empresa como outra qualquer”. Só que até a Opera, que realmente é “uma empresa como outra qualquer” e trabalha com software fechado, dá mais atenção ao Linux que a Mozilla.
    Depois dessa, acho que finalmente vou tomar vergonha na cara e abandonar o Firefox de vez.

    Enriquecer a notícia agora não seria tão eficaz quanto publicar nova notícia daqui a 2 ou 3 dias, de volta no topo da capa, com a evolução da questão e essas tuas considerações em adição ao que noticiei. Até lá imagino que a questão terá tido evolução. Você pode me enviar na quinta pelo link de indicação de notícias?

    Arpoador (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 11:00 pm

    Depois a Mozilla vai reclamar quando o Ubuntu colocar o Chromium como navegador padrão… (3)

    Porfírio (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 11:07 pm

    @Lapis, eu tb. defendo a Mozilla com unhas e dentes. Só não estou satisfeito com as lideranças que ela anda tendo. Os desenvolvedores são ótimos como sempre, os colaboradores mais ainda. A gerência é que é deficiente.

    Não faz muito tempo que a Google pensou em encerrar o contrato com a Mozilla. Resultado? A empresa quase morreu (ou botou os pés pelas mãos). O erro? Não se coloca todos os ovos numa cesta só. Problema resolvido, susto passou mas até hoje a Mozilla não fez o trabalho de casa para que isso não aconteça de novo: novas parcerias, novos clientes, atrair negócios e oportunidades. A Mozilla sozinha acha que tem poder suficiente para ditar e negar padrões da Web: sem outros que comprem suas ideias, vai ficar na pista.

    Com os parceiros certos, a Mozilla tem marketshare (nós) suficiente para ter faturamento próximo aos “pesos-pesados” e se tornar um poder de fato, defendendo os interesses da comunidade livre. Mas está perdendo a oportunidade.

    Faço fotos de que esse embroglio se resolva, que a Mozilla libere um client Linux com qualidade igual às versões para outros SOs e que esse vexame seja esquecido para o bem geral.

    Thiago (usuário não registrado) em 15/05/2012 às 11:29 pm

    Como diria o Firefox:

    “Bem, isto é constrangedor…”

    Spif (usuário não registrado) em 16/05/2012 às 12:38 am

    Ah Porfírio, toma vergonha. Defende a Mozilla? Só pode estar brincando. É o comentarista que é o disparado o maior fanboy do Google.

    Você está com essa pinimba com a Mozilla, desde que ela se posicionou pra dar uma banana pro Google, que está se tornando uma força monopolista e que gosta de ditar padrões à torto e a direito, uma acusação que você sempre tenta inverter. O seu “parceiros certos” envolve uma Mozilla numa posição de subserviência com o Google, mantida presa à esse acordo de busca infeliz que foi renovado.

    Não existe imbróglio nenhum. Existem planos para suportar o Linux, claro. Existe um bug pra você contribuir (nem que seja para você votar no Bug, para pedir mais atenção pra ele) para o sucesso do cliente para Linux.

    Esse chilique todo é sobre um futuro produto, que está numa versão alpha para ser testada ainda. Nem previsão para lançar o produto final existe.

    Diferente do Google que lançou um produto ao público sem interface nativa pra Linux. Nessa hora eu não ouvi você chorar suas pitangas.

    Cada uma viu.

    linuxer (usuário não registrado) em 16/05/2012 às 7:35 am

    A burrice é priorizar plataformas como o Windows e Mac, que tem navegadores próprios e integrados ao sistema operacional (IE e Safari).

    Uso firefox desde o tempo em que ele nem era popular no windows. Os usuários linux sempre foram mais fiéis ao firefox por ser SL e pelo passado e história da fundação Mozilla.

    Thiago (usuário não registrado) em 16/05/2012 às 8:43 am

    Como diria o Firefox

    “Bem, isto é constrangedor…”

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/05/2012 às 11:46 am

    @Spif, toma vergonha você e queira me respeitar.

    Posição de subserviência com a Google a Mozilla JÁ TEM. 80% do seu faturamento hoje ainda se deve a ela. Na época eu critiquei essa situação e agora eu critiquei novamente. Quem tenta encobrir alguma coisa aqui é você.

    A crítica aqui (que NÃO é a minha critica) é o fato de que a Mozilla se fez a partir da plataforma Linux e do SL. O problema da Mozilla é a existência dessa crítica.

    A minha crítica, por outro lado, diz respeito à incapacidade da empresa em correr atrás do que ela precisa: parceiros, contratos, funcionários, colaboradores, dinheiro… A lista é longa.

    VOCÊ, por outro lado, finge que apóia a Mozilla porque acha que o Firefox está em melhor posição pra concorrer com o navegador da maior rival da empresa que TODO MUNDO AQUI sabe que vc apóia e está aqui pra defender. Bem, até hoje vc na verdade está errado. Seja com o FF seja com o Chrome, a Google ganha no faturamento das buscas, é 6 por meia dúzia. Dessa forma, se eu realmente fosse defensor da Google, eu nem cansaria meus dedos com esse assunto.

    Bem, já perdi tempo demais com essa resposta.

    @Linuxer, concordo com vc e espero que essa mancada não se confirme.

    Spif (usuário não registrado) em 16/05/2012 às 1:55 pm

    A Mozilla não “se fez” do software livre. Essa descrição se aplica ao Google, à RedHat ou qualquer outra.

    A Mozilla foi uma das primeiras grandes companhias, senão A primeira, a liberar seu ganha pão como software livre. e não foi um software ruim que não dava pra ser usado tranqüilamente, era um dos melhores navegadores à época.

    Ela não precisa correr atrás de ninguém ela possui colaboradores suficientes. Se você tivesse se dado ao trabalho de ter lido os e- mails e o bug perceberia isso.

    Mas você prefere ficar aqui com a sua ladainha, o seu chorimho e deixar pra lá. Grande defensor interessado o sr. é. Pior é nem fazer isso, mas fazer sem constrangimento, usando de hand puppetry e outros artifícios.

    Vergonhoso.

    Spif, onde você viu que “a Mozilla foi uma das primeiras grandes companhias, senão A primeira, a liberar seu ganha pão como software livre”? Que eu saiba, quem fez isso foi a finada Netscape. Acho que você precisa se informar mais. Aí você vai ver que o que o que Porfírio disse procede.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 9:39 am

    Se 10% dos que jogam pedra na Mozilla contribuissem com a fundação e ajudassem no desenvolvimento pra Linux, talvez eles conseguissem lançar a loja em todas as plataformas.

    De qualquer forma, mais um motivo pra adotar o Chrome.

Este post é antigo (2012-05-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.