Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla “se livra” do uso do código do Android em seu sistema operacional móvel

Trecho da matéria do IDG, que traz mais detalhes técnicos interessantes sobre o sistema que que está em desenvolvimento pela Mozilla em parceria com a Telefonica e a Qualcomm”

Via idgnow.uol.com.br:

Quando a Mozilla anunciou o projeto B2G em julho do ano passado, a empresa afirmou que usaria partes do Android em seu sistema. Mas acabou não sendo necessário, de acordo com o diretor sênior de engenharia do Firefox, Jonathan Nightingale.

O B2G usa códigos do Linux que inclui drivers para que o Gecko, a plataforma de navegação aberta que o Firefox utiliza, possa interagir com a tela e outros componentes de smartphones. O novo sistema não precisa de concessões de outras empresas, já que usa apenas códigos de plataformas abertas, segundo Nightingale.

“Nós nos livramos do Android completamente”, disse ele. “Por que ter obrigações por causa de qualquer outra peça?”

Nightingale demonstrou o B2G rodando em um Samsung Galaxy S II. O telefone tinha um discador, aplicativo SMS,  player de vídeo, visualizador de fotos, navegador e entre outras aplicações. O B2G também inclui um sensor de câmera, acelerômetro e de inclinação. A Mozilla informou que está trabalhando em um aplicativo NFC (Near Filed Communication).

O aparelho é completamente diferente do que a Telefônica está exibindo em seu estande, disse Nightingale. É um projeto aberto para que os usuários possam personalizar a interface.

Apesar de a Mozilla ter usado o Firefox na demonstração, teoricamente, outro navegador poderia ser desenvolvido em uma plataforma similar. 


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    spif (usuário não registrado) em 1/03/2012 às 3:23 pm

    Na minha opinião, eu acho que faltou incluir esse tipo de consideração, que resume qual é a proposta da Mozilla com o B2G:

    “Como os desenvolvedores estão usando cada vez o HTML5 para desenvolver aplicativos, a Mozilla percebeu que “o sistema operacional não está adicionando muito valor para o usuário final. Nós pensamos, ‘e se nos livrássemos disso e rodássemos aplicativos web diretamente no hardware?’, afirmou Nightingale.”

    Isso mostra como é frontalmente avesso aos outros planos para a Web que vemos por aí, que incluem plataformas proprietárias e/ou cheias de dependências tecnológicas.

    Luiz (usuário não registrado) em 1/03/2012 às 3:59 pm

    Não sei se lembra mais o que o WebOS faz ou o Netwix (que já foi divulgado por aqui)…

    André Moraes (usuário não registrado) em 1/03/2012 às 4:41 pm

    Project chromeless da mozilla é um exemplo da remoção visual do O.S. da vida do usuário (Só procurar no github.com.)

    Detalhe, essa proposta é a mesma do ChromeOS.

    José Fernando (usuário não registrado) em 1/03/2012 às 7:08 pm

    A proposta é a mesma do ChromeOS, mas ela existe desde tempos remotos. O projeto ByzantineOS já fazia isso com o Mozilla na época que Google era “apenas” um buscador.

Este post é antigo (2012-03-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.