Motorola silenciosamente mata o Webtop
Quem chegou a comprar um Atrix com lapdock agora tem em mãos uma relíquia ツ
Do Gizmodo Brasil e CNET:
Via gizmodo.com.br:
Na surdina, a Motorola desistiu de seu conceito Webtop: ele permitia conectar o smartphone a uma base (lapdock) que se transformava em um laptop leve. Infelizmente, ninguém comprou.
(…) Na época, ficamos empolgados com a integração do smartphone ao formato tradicional do PC. Mas a realidade ficou longe da expectativa: o lapdock era só um netbook piorado e caro. Era uma ideia vagamente interessante, mas oferecia funcionalidade limitada demais pelo preço – por isso não vendeu bem.
O software Webtop também oferecia uma interface personalizada ao conectar o smartphone à TV. Com o Ice Cream Sandwich, ele foi removido: agora, você só vê a própria interface do ICS na TV.
Rumores dizem que o Webtop foi removido após ordem direta do Google, dona da Motorola. E a Motorola diz à CNET que o foco agora será em “melhor duração de bateria, 4G LTE, e em garantir as últimas atualizações do Android em seus smartphones mais recentes”. Ótimo! (…)
Eu vi um cara com um desses no FISL. Eu olhava pro lado, e tava ele peleando pra abrir os programas e usando Google Docs por falta de uma suite de escritório.
Apenas olhando pro bagulho, e pra dificuldade que aquele cara tinha em manusear esse treco, criei um pré-conceito…
Sabia nem que isso existia.
Felizmente ele ainda existe através de CustomROMs… E com melhor integração, mais apps… Quem tem Atrix, instale o UbunTop e seja feliz! Nem precisa de dock p/ rodar o webtop, só o cabo HDMI e USB já dá…
E tem ainda o Ubuntu for android que segue o mesmo conceito, quem sabe ele sai logo e oessoal passa a usar?
Pois é, Luiz, o Ubuntu for Android acaba de perder um concorrente…
Não sei se a idéia está madura pra atualidade — é como a própria idéia dos tablets, foi tentada muitos anos atrás até mesmo pela Apple e não deu certo. Foi preciso esperar o cenário tecnológico amadurecer para a população os aceitar e começar a usar.
Será que o Mark consegue? Não sei, mas eu acho que eu vou comprar.
Então, @Patola!
Eu tenho usado o UbunTop no meu Atrix e tenho instalado GIMP, OpenOffice… dá pra instalar muita coisa… talvez a idéia precise amadurecer mesmo… Se eu não me engaon tinha até um artigo sobre a instalação de outros aplicativos por aqui…
Espero só que o Mark libere o Ubuntu For Android e não deixe como algo exclusivo para as fabricantes…
Não bastasse vendê-lo caro como acessório, agora a Motorola transforma o lapdock num mini-monitor portátil de LCD que não possui função alguma além de transformar a forma de interação com o Atrix em algo próximo a um netbook com Android que vendem no DealExtreme por menos de 100 dólares, é isso?
Quando vi o conceito, achei fantástico. Imaginei que seria o futuro dos PCs: um simples doc para seu smartphone com processador poderoso e um SO robusto.
Mas pelo preço e por usar um SO que não era próprio pra esse tipo de aplicação, o lapdock virava o netbook mais caro do mundo. Talvez mais pra frente alguma empresa aproveite melhor a ideia e saiba implementar de uma forma melhor.