Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Motorola: Promessa descumprida de destravar bootloaders motiva campanha de usuários

A Motorola começou a travar o carregador de boot dos seus aparelhos Android no outono de 2010, juntamente com uma promessa de oferecer uma alternativa de abertura para desenvolvedores – e a partir de então os seus consumidores a bombardearam de forma bastante visível com feedback negativo e expectativa do cumprimento da promessa, até que na outono de 2011 ela anunciou meio compromisso, atribuindo-o aos esforços de um usuário persistente: até o final do ano ela abriria os bootloaders dos aparelhos, mas só se as operadoras concordassem.

Mas o final de 2011 já chegou, e nada de abertura. Sabemos que as operadoras não são fãs da medida, mas também sabemos que a visível movimentação dos clientes insatisfeitos já teve sucesso para motivar desbloqueio de boot anteriormente, como no caso da Asus e HTC – no caso da HTC, quando resolveu atender as solicitações, o CEO da empresa até agradeceu pelo feedback e pela paciência dos seus clientes.

Com a Motorola, aparentemente o feedback ainda não foi suficiente, e no XDA-Developers já se encontra em atividade a Operation: Make Ourselves Heard (#OPMOSH), conclamando usuários insatisfeitos a procurar ter a sua voz ouvida pela empresa, especialmente por meio de recursos norte-americanos, como envio de mensagens à comissão nacional de telecomunicações de lá, mas também por meio de manifestações junto aos executivos da empresa ou em recursos on-line de grande visibilidade potencial.

Ter acesso para a instalação de versões alternativas é uma característica geralmente associada à liberdade de software, e certamente é esperada por muitos usuários que têm interesse nos aspectos abertos que os responsáveis pelo sistema Android apregoam. Boa sorte a eles! (via bgr.com – “Motorola’s failed bootloader promise pushes users to the edge”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    lapis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:28 am

    Sei lá ,o pessoal deveria fazer isso também com iphone e windows phone.

    Spif (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:39 am

    So…. Googlerola não mudou nada né?

    lapis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:40 am

    Nem todos instalam mods em seus androids e as empresas querem ficar competitivas com outras empresas que bloqueiam seus bootloaders.

    Spif (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:48 am

    @lapis yeah, right. O fato de que ninguém faz isso com o Windows Phone é a sua justificativa.

    As pessoas podiam parar de se justificar nos erros dos outros.

    Celso (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 11:03 am

    @spif erro pra quem? não é obrigação nem erro travar o bootloader é opção

    lapis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 11:13 am

    @Spif

    Engano seu.Disse que também se deve fazer campanhas contra essas empresas.E elas praticam tais coisas faz tempo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 11:36 am

    Ok. Campanha contra TODAS (todas mesmo) as empresas que travam bootloaders de TODOS os aparelhos que fabricam, sem deixar opções para os consumidores?

    Estou dentro, vamos nessa.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 1:02 pm

    A Motorola desenvolve o hardware, e adapta o software do jeito que ela quer. Se concordar, compre, se não, não compre!
    É o produto deles!

    Olha, eu uso freeBSD. E muito. Só que eu uso o FreeBSD que vem num produto embalado pela Apple e chamado de OSX. Logo, apesar de ter o FreeBSD no OSX, eu fico limitado às políticas da Apple. Eu não gosto, tenho o opção de instalar o FreeBSD puro se ser, er….,feliz?

    Entendam de uma vez, é o mesmo caso do android. Se o android vem embalado dentro de um produto, a empresa faz o que quiser, com a política que quiser, é direto delas. As empresas não são fornecedoras de hardware e tão pouco de Android. É fornecedora de Atrix, de Nexus, etc…

    Exijam um hardware livre, no qual o Android ou qualquer sistema operacional não faça parte do produto. Ai nesse caso, vocês terão toda a liberdade que querem.

    Enquanto produto, hehehehe, vocês estão sim preso às políticas das empresas. Não gosta, não compra!

    O que não vale é choradeira de criança mimada! O mundo corporativo não é tão bonitinho quanto muitos daqui pensam.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 1:08 pm

    Google assumiu motorola já ?

    Acho que ainda tem até pendência de aprovação.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 1:37 pm

    Era o mínimo que eu esperava após a compra pela Google.

    Gabriel (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 2:35 pm

    Para bom entendedor: primeiro falam das vantagens dos aparelhos Android em utilizar ROMs customizadas, depois defendem as empresas que bloqueiam os bootloaders para se tornarem competitivas…

    E eu ainda do tempo que uma empresa precisava fornecer bons produtos com um bom suporte para ser competitiva… E o iOS no iPhone, num produto superfaturado, fechado, estando por aí nesse tal mercado supercompetitivo fazendo frente a uma porrada de smartphones com Android desatualizados e com os bootloaders fechados que existem no mercado.

    lapis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 3:19 pm

    @Gabriel

    Não defendemos bootloaders bloqueados.Mas é hipocrita não ter essas campanhas contra jogadares antigos como Apple e Microsoft.

    E simplesmente TOLERO bloqueio de bootloader devido a uma necessidade competitiva ,pois os outros fazem isso e ninguém liga.

    fernando (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 6:21 pm

    Tiago,

    O OSX não pode ser encarado como freebsd, já que do freebsd se aproveitam apenas algumas ferramentas do userland. O núcleo do OSX é baseado no Mach.
    Portanto, pare de achar que o freebsd está no “mundo mobile” da apple.

Este post é antigo (2012-01-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.