Moonlight: Mono abandona seu Silverlight livre
O leitor Ricardo trouxe a notícia de que o projeto Mono abandonou o desenvolvimento do seu produto Moonlight, implementação alternativa e open source do Silverlight.
Em uma entrevista, Miguel de Icaza apresentou suas razões, incluindo a baixa adoção do Silverlight na web (contrariando a sua previsão), restrições artificiais impostas pela Microsoft que prejudicaram sua utilidade para o desenvolvimento de aplicativos desktop.
Para substituir o paradigma de escrever um único código que possa ser executado em múltiplas plataformas, Miguel agora propõe escrever a camada de apresentação em ferramentas específicas de cada plataforma: MonoDroid, MonoTouch, MonoMac, WPF, ASP.NET e Gtk. (via news.slashdot.org – “Mono Abandons Open Source Silverlight – Slashdot”)
Lembro das previsões do Miguel, sobre algumas tecnologias que a Microsoft disse que adotaria no Windows Vista, e ele comentando que se o Linux não as adotasse, ficaria muito pra trás.
No mais, interessante que a própria MS já disse há algum tempo que só relegou o Silverlight apenas aos aparelhos móveis e ao X360 (se é que vai mesmo dar suporte a tecnologia nesses aparelhos). Ou seja: ele quis suportar a tecnologia até depois que a criadora a abandonou.
Correr atrás da MS feito vira-latas atrás de fusca, dá nisso.
Ricardo que enviou? Mas quem manda notícia de Mono é sempre um, se passou dessa vez ?
Rael Gugelmin Cunha
“Lembro das previsões do Miguel, sobre algumas tecnologias que a Microsoft disse que adotaria no Windows Vista”
Previsões e defesa prévia em muitos casos. O Produto nem bem lançado era e o sujeito já defendia ferozmente.
Merece mesmo o título de MVP Microsoft.
Para mim o Moonlight só serviu para ser usado como propaganda pela Microsoft, de como eles apoiam formatos abertos…
Vc só tem o direito de reclamar de uma tecnologia como Flash ou Silverlight se vc conseguir fazer uma que dê as mesmas funcionalidades, free or not ;-)
“Miguel agora propõe escrever a camada de apresentação em ferramentas específicas de cada plataforma: MonoDroid, MonoTouch, MonoMac, WPF, ASP.NET e Gtk.”
Aham, sei. Isso até que “restrições artificiais impostas pela Microsoft prejudiquem sua utilidade para o desenvolvimento de aplicativos desktop.”
TIQ
“Vc só tem o direito de reclamar de uma tecnologia como Flash ou Silverlight se vc conseguir fazer uma que dê as mesmas funcionalidades, free or not ;-)”
Que pena que a própria criadora desse trocinho pensa diferente.
O cara que faz qualquer projeto sério em Mono, C#, Java e coisas do gênero não bate bem!
Pronto para ser negativado! ahsusaashsahusausa
Só acho que quando uma empresa tenta criar algum padrão, deveria ter o respeito de disponibilizar ferramentas de uso para todas as plataformas.
Mas o que nota-se, é uma tentativa de “prender” as pessoas no windows, a Microsoft nem sempre respeita as pessoas.
E depois, re-escrever um padrão que é fechado, com certeza vai dar problemas, foi o que aconteceu com o Moonlight.
esse miguel de icasa devia arrumar alguma coisa útil para fazer, em vez de perder tempo com besteira.
Ele devia é parar de fingir que é pró-SL e de encher nossa paciência com as bobagens dele, @bala…
Silverlight só ví ser usado no NetFlix e em algumas transmissões streamming da própria Microsoft, de resto, é intrigante como o NetFlix ainda depende dele na plataforma Windows.
hamacker
Netflix de propósito depende muito da plataforma windows.É uma ligação entre a industria da mídia,microsoft e netflix.
Pois é tá ai um exemplo de “padrão” controlado por um empresa com decisões unilaterais.
“Só acho que quando uma empresa tenta criar algum padrão, deveria ter o respeito de disponibilizar ferramentas de uso para todas as plataformas.”
Não é questão de respeito, mas opção estratégica de quem propõe o padrão. Se sua ferramenta só rodar em 15% do mercado, é porque você não se interessa pelos outros 85% no momento. Se os 15% crescerem, seu mercado potencial cresce.
Uma coisa que lembrei…
Um dos chalalás que o MVP da MS e seus fãs falam para defender o Mono é que mesmo que a MS vá por outro rumo, o projeto seguiria dando suporte, e blablabla.
Pois bem, aconteceu isso com o Silverlight, a coisa apertou e o MVP da MS saltou do barco como um rato, deveria continuar ajudando quem acreditou na coisa. Muita gente que ele inclusive ajudou a influenciar.
Está aí o que se pode esperar.
Esse é brasileiro de coração. Nunca desiste.
Pois é… não existe nada que impede migeulito de fazer o mesmo com o mono. Não que isso me incomode ou me surpreenda.
Continuo na campanha: Um pan-flute para miguelito !
Mantendo ele ocupado física e mentalmente removemos um elemento pernicioso do meio. Muito ajuda quem não atrapalha.
@hamacker
Todos os serviços de stream protegidos por DRM usam Silverlight, simplesmente porque eles tem a melhor tecnologia.
Submarino on-demand, Terra Sundaytv, Netflix, etc.
A W3C se recusou a suportar DRM no HTML5, a MS abraçou a causa e tá vendendo servidores feito água.
Mas na boa, só doido mesmo para usar Mono em um projeto sério, isso não tem garantia nenhuma de continuidade, ainda mais com a MS sempre passando o rodo no projeto.
É é otimo mesmo que a W3C continue não apoiando DRM porque senão DRM vira padrão na web e isso seria muito grave.O melhor é deixar para os interessados implmentarem isoladamente em suas versões proprietárias caso precise destas coisas .
lapis
“O melhor é deixar para os interessados implmentarem isoladamente em suas versões proprietárias caso precise destas coisas .”
Lembrando que o “precisar” acaba sendo é “preferir” mesmo.