Mono: Evento InteropMIX Mobile e Games em São Paulo
Enviado por InteropMix.com.br (falecomΘinteropmix·com·br):
“Serão apresentadas novas tecnologias baseadas na plataforma Interoperáveis com a Plataforma .NET baseados principalmente em MONO para desenvolvimento em Games e aplicativos Mobiles. Entre as tecnologias apresentadas teremos: .Net, Mono, Linguagem C#, XNA, Unity3D, etc. Tendo como alvo as plataformas Windows, Linux, Mac, Iphone, Ipad, Android, WindowsPhone, PlayStation VITA entre outros.
Serão reunidos profissionas renomados nacional e internacionalmente. Release do evento em [interopmix.com.br/…]” [referência: interopmix.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-07-30
De onde que eu desenvolvo games com XNA em Linux? O máximo que podemos fazer é usar MonoGame para rodar o jogo.
Interoperabilidade somente para usar, se quiser desenvolver compre o Windows.
o criador do monogame vai estar la. Pergunte diretamente para ele :-)
Mono não tinha morrido não? Gee, vamos falar de persistência, hein!
@alessandro binhara
Não tenho nenhum interesse nisso, bato palmas para a iniciativa do criador MonoGame, mas não vejo nenhuma movimentação do outro lado.
Posso até usar dual-boot para jogos, mas NUNCA usaria Windows para desenvolver algo, nunca.
@Nyappy!
Nunca usei, mas pode ser que te ajude:
http://code.google.com/p/monoxna/wiki/Installation
Mono nunca me agradou, mas tem quem goste né :)
@Stilosot
Peça totalmente abandonada, o MonoGame preencheu justamente essa lacuna.
Also, não é que me agrade, nunca me agradou, só estou apontando que essa de “interoperabilidade” é besteira total, XNA e Unity3D só dá para desenvolver no Windows.
mono ainda existe?
O mono não desafia o .NET.O mono facilita o espalhamento do MS.NET sem ela precisar mexer um dedo para sua plataforma se conformar com padrões mais portáveis.
@self_liar
O mono se tornou apenas uma forma de rodar .NET em outras plataformas, nada mais.
Sim nyappy e impor como plataforma opensource para linux mesmo tendo boas linguagens para linux.O mono é um concorrente desnecessário ao opensource,mas muito bom para a microsoft.
sim, distribuam mais vírus Windows…
“Rombo (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:25 pm
sim, distribuam mais vírus Windows…”
You, sir, acabou de ganhar o premio W-T-F. O que diabos quer dizer isso?
@Nyappy!
Como você está desisformado . veja o site do unity, o deploy do unity é para windows, android, iphone, flash.. e a versão novo faz deploy para linux.
binhara
Então o unity precisa de mono para rodar ?
não precisa.. o mono esta embarcado no unity..
e para algumas plataformas o mono gera o binário nativo, e não precisa da vm, como no iphone por exemplo.
Então ,mas roda com o .net do windows né.O discurso do nyappy é válido.O mono é portar o MS.NET para outras plataformas,inclusive daqueles que não necessitam disso.
self_liar , que pessoal confuso.
O mono implementa o .NET e outras coisas que não são .net tambem.
o nyappy disse que nunca usou o mono. como pode dar uma opinião consistente? até mesmo para poder se criticar algo tem que tem conhecimento do assunto.
O que ele falou de errado? O mono é isso mesmo que é só um jeito de rodar .NET nas plataformas que a microsoft não suporta.
Na realidade é muito mais que o .NET hoje em dia. O mono como é software livre pode ser embarcado em outros produtos, isso permitiu que ele funcione dentro do unity. O mono tem que cmopilador C# como servições, com uma série de outra melhorias o C# pode ser scriptado permitindo a criação da interface avançada do unity.
ele tem uma serie de melhorias para gerenciamento de arrays em 3d de grande performace, onde os games tem usando muito isso. ele tem diversas extensões linux e mac implementadas o que permite a completa integração com esses ambientes.
mono é uma implementação de .net para outras plataformas, mas implementa muito mais coisas que o .net hoje.
Esse Binhara gosta de tirar as pessoas de tempo mesmo, se fazendo de bobo, tudo porque é assanhado pelas tecnologias da Microsoft(nada contra, mas pelo menos assuma abertamente!).
Não dá para desenvolver jogos em XNA ou em Unity3D no Linux, o máximo que você pode fazer é usar MonoGame no caso do XNA ou fazer o deploy no Unity3D e fazer o jogo rodar no Linux… mas não dá para desenvolver no Linux!
Por que você não pede pro Icaza para permitir que os desenvolvedores Linux usem o Mono for Android? O Icaza adora manter o pessoal no Windows mesmo, né?!
Ainda tem a cara de pau de falar besteira que eu não tenho como dar uma opinião consistente, vê se pode.
Mono: Rode onde quiser, desenvolva somente no Windows.
Nyappy! Você é muito confuso e mistura tudo.
O unity realmente so roda no windows e no mac, mas é por uma opção da unity, não do miguel. Provavelmente comercialmente não é interessante para eles. Mas tudo no unity roda em cima do mono, então rodaria no linux, pois ele ja roda atualmente no MAC.
Você pode desenvolver com monomac no linux, window ou mac usando o MonoDevelop. sem maiores problemas.
Com relação a modroid é tambem um produto comercial, maior parte dos desenvolvedores C# estão no windows com Visual studio é claro que a empresa vai focar onde tem mais publico. Mas isso não impede que vc comece seu desenvovilmento no linux com monodevelop. Todas as melhorias do monodevelop e no proprio mono tem sido liberadas como software livre. Uma das liberdades do software libre é inclusive empacotar o software e vende-lo. E é isso que o pessoal da xamarin está fazendo.
Então alessandro binhara ,eu gostaria que o mono fosse uma alternativa ao ms.net e não que saisse por ai mostrando o avanço do .net nas plataformas que microsoft não suporta.Microsoft não suporta android,mas põe lá o .net através do mono.
Para a MS tá OTIMO.É mais ms users e dependentes do padrão MS.Em vez de os usuários escreverem usando o próprio kit do android que é opensource .O mono-android é fechadão e garante vantagem para ms.
Mas o mono não é alternativa ao MS.Falta muito para ser uma alternativa,senão alguém poderia usar o mono no lugar do MS.NET.Mas o instalador que a dona xamarin posta nem isso faz.O monodevelop for windows nem funciona sem o MS.NET.
No mais estes recursos são só extensões do .NET que promovem o .NET.
Certo, conclui que é — no melhor dos casos — capenga. Infelizmente, nem todos pensam em portabilidade real (rodar é só uma parte).
@Binhara
De novo se faz de bobo, fui bem claro quanto à quase impossibilidade de se desenvolver no Linux.
@lklazu
Mono só serve para isso mesmo, para a MS continuar vendendo seus IDEs com a promessa do “multiplataforma”.