MINIX 3.2 chega trazendo enxertos do NetBSD
O Minix, sistema operacional Unix-like criado na década de 1980 por Andrew Tanenbaum para propósitos acadêmicos, exerceu influência sobre o processo de criação e desenvolvimento inicial do Linux, e mais tarde foi elemento central de um debate entre seu autor e Linus Torvalds a respeito dos méritos ou desvantagens dos microkernels (como o do Minix) e kernels monolíticos/modulares (como o do Linux).
Inicialmente proprietário, no final do século passado ele passou a adotar uma licença livre (BSD) – e agora, com o lançamento de sua nova versão 3.2.0 (disponível em live CD), bem mais código BSD chega a ele por meio da importação de componentes do NetBSD que agora foram incorporados ao Minix, incluindo a libc, o carregador de boot e boa parte das ferramentas da userland (e o sistema de gerenciamento de pacotes/ports também já está presente). Mas o microkernel do Minix continua lá, firme e forte ツ
Outras novidades interessantes são a adoção do compilador Clang, do sistema de controle de versões git (inicialmente criado por Linus Torvalds) e do formato binário ELF, que devem facilitar o port do Minix para mais plataformas (um projeto de port para ARM já começa a aparecer no horizonte). Desejo sucesso! (via tech.slashdot.org – “MINIX 3.2 Released With Some Major Changes – Slashdot”)
Em que tipo de usuãrio o minix se foca?
@Iuri de Arruda Gules
Os Minixes antes do 3 são para aprendizado e o 3 se foca em Embarcados.
O 3 também pode ser usado para aprendizado.
Mas é uma questão de foco Allan, qualquer kernel pode ser usado para aprendizado, até mesmo a MS tem um programa que leva o código fonte do Windows para as universidades para esse propósito — a Iniciativa “Shared Source” — e sabemos que o Windows não é lá grande coisa para o propósito, a implementação NT do Windows cheira à fezes, até o ReactOS é melhor.
Mas os Minixes 1&2 são focados para estudo, o 3 pode ser usado também, mas já não é o propósito principal desse kernel.
@Nyappy!:
Os trechos de código que a MS libera para estudo são inúteis, comparando ao código que e liberado para a Inteligência russa.