Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft e Canonical levam o Ubuntu ao Windows Azure

A partir da primavera, a Microsoft vai oferecer aos usuários de seu serviço de cloud computing Windows Azure a possibilidade de rodar imagens de Linux, incluindo o Ubuntu Server 12.04, diretamente da sua galeria de imagens. A Canonical trabalhou em conjunto com a MS para poder garantir que o Ubuntu esteja completamente testado e certificado para o ambiente. Além disso, os usuários poderão adquirir da Canonical suporte para o sistema diretamente a partir do Azure. (via omgubuntu.co.uk – “Microsoft, Canonical Bring Ubuntu to Windows Azure”)

Atualização: além do anúncio oficial da Canonical, linkado acima, esta notícia do ars technica informa que também estarão disponíveis no Azure imagens do OpenSUSE 12.1, CentOS 6.2 e SUSE Linux Enterprise Server 11 SP1.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O que está acontecendo? Agora tenho certeza que o mundo acabará em Dezembro de 2012. Steam para Linux, Linux no Azure. Prá mim, agora, só faltam duas coisas Linux Live Messenger e iTunes… :-D

    Porfírio (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 10:28 am

    Integrar é importante. No cenário atual, é mais ainda. Mas o histórico de integrações com a MS é muito ruim, sempre acaba com a outra empresa levando “rasteira de anão”.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 10:59 am

    A Microsoft só faz isso porque ela não domina o mercado dos servidores e saiu atrasada no mercado de produtos de virtualização e de cloud computing.

    Gostaria que ela tivesse o mesmo respeito pelo linux quando se trata de produtos para desktop e de ferramentas de desenvolvimento que ela produz.

    Mas a próxima onda é de nuvens privadas e feitas com softwares livres hospedados nas próprias empresas e instituições

    http://en.wikipedia.org/wiki/OpenStack
    http://openstack.org/projects/

    e a Microsoft obviamente estará fora dessa onda.

    André (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 2:11 pm

    @Manoel Pinho,

    A MS vai estar fora das nuvens privadas?

    Qual sua definição de nuvens privadas?

    André Moraes (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 4:56 pm

    Licensas de software por máquina/processador estão fora da “nuvem”.

    Nuvem depende de: vários nós com custo operacional baixo. Se você cobrar por cada instalação de Windows Server você não têm custo baixo.

    Nesse caso, talvez a MS continue nos servidores dedicados. Mas Cloud acho difícil.

    KVM (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 8:00 pm

    A Microsoft tem um grande problema: as licenças dos sistemas operacionais são cobradas por instância, mesmo que virtualizados. Usar servidores MS só tem sentido para rodar aplicativos exclusivos para windows.

    Gastar uma licença de windows para fazer coisas que podem ser feitas com um linux ou bsd é coisa de fan boys MS ou gente ignorante em relação a instalação e configuração de softwares livres. Até para virtualizar windows é melhor (em termos de custo e desempenho pelo menos) usar um servidor linux.

    Charles (usuário não registrado) em 9/06/2012 às 1:19 pm

    @KVM, a Microsoft não cobra “licença” pelo uso do Azure. Cobra por instancias, uso de CPU, memória, espaço em disco e em alguns casos pelo tráfego, igual a Amazon.

    Spif (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 3:06 pm

    Acho legal. A Microsoft só tem a ganhar aliando a reputação dela com o código e reputação do Ubuntu.

    Parabéns a todos os envolvidos. Principalmente, à Microsoft que vai se abrindo a novas possibilidades.

Este post é antigo (2012-06-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.