Maui Linux: proposta de nova distribuição desktop
Enviado por Marco Aurelio Padilha Cassilha (marcoaureliopcΘgmail·com):
“Maui é uma distribuição Linux inovadora atualmente em desenvolvimento que visa especificamente a computação pessoal. Maui é um sistema rápido, eficiente, simples de usar, fácil de aprender e ainda poderosa para usuários de computador de todos os níveis. Hawaii, o ambiente de trabalho, é bem leve, ambiente de trabalho coerente e rápida que se baseia em Qt 5, QtQuick e Wayland e é projetado para oferecer a melhor UX para o dispositivo onde ele está sendo executado.
Maui não tem os pacotes tradicionais, oferece um sistema de atualização inovador com o ponto para recuperação de tempo e menor uso de largura de banda, aplicações são enviados como pacotes (imagens comprimidas que não precisam de ser descomprimidos).” [referência: maui-project.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-10-29
Bem vinda a bordo.
Faça a diferença e quem sabe, alguém virá a usar.
Miaui é incrível! Dei uma olhada no site, parabéns ao projeto. Começou muito bem
Hum, interessante. Vou dar uma olhada nesse Hawaii, inclusive.
Bem bonito o site,
Bom, espero que esta proposta vingue. Pelo que vi no site, não é mais um “rebrand” de distribuição com “Outro Gerenciador gráfico aleatório”, mas sim, uma boa reunião de estudos sobre usabilidade e beleza
Sucesso ao Maui
É… Finalmente algo original. :-) E o mais legal vai ser a oportunidade de usar o Wayland e ver o que já está funcionando embaixo dele. Espero que possa dar pra usar em LiveCD pra testar.
Sucesso!!
Caiu bem essa tirinha.
http://hacktoon.com/nerdson/incredible-distro-machine/
Qt com bastante Qml. Naturalmente pesado, mas pretendo experimentá-lo.
Tomara que tenha um bom repositório de aplicações. Afinal, pelo que entendi, serão diferentes de todos os que já existem. Sucesso!
Será que é tão diferente assim? Usa apenas algumas tecnologias que ainda estão em desenvolvimento e tenta fazer o que outros projetos também estão fazendo em design como ElementaryOS e o GNOME.
Ícaro, a estrutura de diretórios é completamente diferente de todas as outras distros, por isso ela precisa de um bom repositório próprio.
@Ícaro, provavelmente ele é só um projeto “prova de conceito”, algo para mostrar aos usuários linux – e de outros sistemas – o que está por vir e prepará-los para o futuro. Não creio que substituirá outras distros mais tradicionais.
Sempre que tem mudanças na estrutura de diretórios, a comunidade se enfurece. Vide o projeto GoboLinux e a última movimentação da Freedesktop para mudar o ponto de montagem de mídias removíveis de /media para /run/media. Se bem que, neste último caso, como trabalho com multiterminais, a mudança para /run/media/$USER é muito bem-vinda.