Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mark Shuttleworth canta vitória do Ubuntu 12.04 e convida filha de Linus a instalá-lo

Mesmo não compartilhando do entusiasmo com os rumos atuais do desktop Ubuntu, simpatizei com boa parte do que Mark Shuttleworth escreveu sobre o que o Ubuntu 12.04 representa para a sua visão de desktop – em especial com a forma simpática como ele aproveitou o impulso das recentes críticas de Linus Torvalds aos desktops Linux complicados demais – que ficaram no caminho da filha dele quando tudo que ela queria era adicionar a impressora da escola no seu notebook) – para lembrar que a menina faz parte do seu público-alvo, assim como o seu pai, e que ela pode instalar o sistema no MacBook da família quando papai Linus não estiver olhando.

A avaliação dele sobre o sucesso alcançado no 12.04 (a ser lançado no mês que vem) pode ser sintetizada na frase que o LWN destacou: “Pela primeira vez com o Ubuntu 12.04 LTS, real inovação na experiência do usuário desktop está disponível em uma plataforma de software livre totalmente pronta para produção e certificada para o mercado corporativo, gratuitamente, bem antes de aparecer no Windows ou Mac OS”.

Ele agradece a quem permaneceu com o Ubuntu neste período de mudança, e também aponta que é OK estar em situação como a em que eu me encontro, e que ele descreve como a de quem, em face da mudança, percebe que seus interesses estão em outro lugar. No meu caso, estão em manter o Ubuntu 10.04 por mais algum tempo, até escolher para qual outra distribuição posso migrar com o menor esforço de adaptação quando chegar a hora. (via markshuttleworth.com – “Mark Shuttleworth » Blog Archive » … for human beings”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 10:17 am

    Acho legal que o Linux se diferencie cada vez mais do Janelas, mesmo que o Ubuntu tenha algumas semelhanças com o sistema operacional da Apple. Eu dou nota 10 para o Gnome 3, pois ele procura não imitar ninguém, para o Unity nota 7. Quanto aos iniciantes, a partir do momento que você muda de sistema operacional, espera-se que esteja pronto para mudanças, sair do Windows para encontrar algo igual a ele mesmo é algo sem sentido.

    André Luiz (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 10:36 am

    @ Lucas,
    Eu não veria dessa forma. Comparemos com automóveis: digamos que você tivesse um carro de uma marca ‘X’ e não está satisfeito (anda pouco, “bebe” muito, vira e mexe dá defeito). Aí você se aventura a trocar por outro carro, da marca ‘Y’. Você não está interessado em dirigir o carro ‘Y’ de modo diferente! Pelo contrário, você espera que os comandos estejam todos nos mesmos lugares (embreagem, acelerador, câmbio, volante!), mas quer que o carro ‘Y’ faça melhor as mesmas coisas que o ‘X’ faz (corra mais, freie em menos espaço, “beba” menos, seja mais confortável, tenha porta-malas maior!) ! Se o carro ‘Y’ for mais barato de comprar e manter, melhor ainda!
    Pessoalmente, como usuário entusiasta Linux, é isso que eu espero ao usar essa ou aquela distro ao invés de Windows! Não me importo de que seja ‘cópia’ do Windows ou do Mac, se isso me trouxer praticidade e produtividade (como também não me importo de testar novidades. Mas as novidades nem sempre dão certo! Pra mim, o Unity foi muito ruim!)

    Maurício (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 10:46 am

    Unity aproveita melhor o espaço no Desktop e dá de 10 no Gnome 3. O Ubuntu está no caminho certo.

    Mudando de assunto, acho que a tradução do texto acima tá meio torta…

    Arpoador (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 10:46 am

    Gosto da empolgação do Mark, sou fanzaço do Ubuntu, gosto do Unty, gosto de distribuições que quebram paradigmas, mas afirmar que o Ubuntu 12.04 é um sucesso sem mesmo sair a versão final fica complicado. Tem muita gente questionando e a adaptação ainda não é 100%. Acho que existe mais torcida para que dê certo do que afirmação do mesmo… Ainda acho a melhor distribuição, com identidade própria, mas é preocupante levantar tanta expectativa. Acho que os passos deveriam ser mais humildes…

    Lucas (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 10:48 am

    @André Luiz
    Não concordo com a comparação entre sistemas operacionais e carros, principalmente porque em automóveis tem regras e leis que determinam como ele deve ser feito, você não pode por exemplo criar um carro que se dirige no banco traseiro e utilizar aqui no Brasil, já a questão de sistemas operacionais é mais livre, pois não há um padrão. Se para você o Unity é MUITO ruim, talvez seja porque você gosta ou se acostumou com a maneira Windows de navegar, e isso é um gosto seu, para isso existem as outras distribuições. Mas no seu caso eu diria que não conseguiu se adaptar ao Unity e não que ele é ruim.

    Cromm (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 10:55 am

    As pessoas têm mesmo visões diferentes quanto às coisas que aparecem por aí mundo afora. Para mim, o Ubuntu está indo pelo caminho certo, se diferenciando e agregando valor à sua distro. Estou realmente gostando do Unity e quero ver aonde ele vai chegar.

    Já ouvi muita gente dizer que a Canonical errou em não apoiar o Gnome Shell, que construir o Unity é colocar esforço onde não deveria e coisas assim. Na minha opinião, o ambiente gráfico dessa distro é bem mais prático que o do projeto GNOME, o qual acho menos produtivo e de menor apelo visual (sim, porque um pouco de eyecandy faz bem aos olhos).

    Ricardo (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 10:57 am

    Quais semelhanças Lucas?

    Wendell (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 11:01 am

    Realmente essa coragem da Canonical em mudar e quebrar paradigmas foi um passo bastante arriscado mas que vem tendo aspectos positivos. No início eu bati muito no Unity, hoje vejo-o com bons olhos e acredito muito na interface. Realmente o linux necessita de algumas mudanças. O Ubuntu tem mostrado potencial nisso, mesmo a contra gosto de alguns usuários. Tenho bons motivos para acreditar que estão no caminho certo. A questão simples dessa mudança é sair da zona de conforto e estar aberto a novas experiências.

    Marcos Ammon (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 11:17 am

    Eu entendi a analogia do André, Lucas. Claro que não dá pra comparar automóveis com carros, mas o ponto de “migrar sem desaprender a usar o computador” fica claro.

    Dito isso:

    Discordo fortemente que o “Unity é muito ruim”. Lembrando que “muito ruim” para você ou para uma comunidade específica André não é necessáriamente “muito ruim” para outra comunidade.

    O bom de ser um entusiasta em linux como eu também sou é reconhecer que existem diversas formas de usar um mesmo sistema operacional e você pode (na verdade, deve, é um direito seu) escolher o que mais te agrada.

    Não digo que a canonical não tenha dado seus tiros no pé, deu sim (tem muita coisa que não concordo como ubuntu tv, retirada da certificação lpi e por aí vai) mas quanto ao Unity, temos uma interface que nasceu a um ano e meio atrás e vem se consolidando através das versões. E o seu método de trabalho é sim muito prático, me desculpa mas não tem como negar isso. Uma vez aderindo e se acostumando ao método unity de trabalho a sua produtividade aumenta sim. Não estou dizendo que é melhor que x ou y, estou dizendo que a minha experiência de produtividade aumentou do gnome 2x para o unity.

    Pra mim o recomendado para o usuário final é usar a versão LTS (é o que eu faço por exemplo com a minha mãe que está usando 10.04 até agora embora ja esteja sobre atualização).Eu ainda espero bastante coisa da Canonical, como toda empresa, tem erros estratégicos mas não é grande a toa.

    Por ultimo, eu não sei se você vai concordar comigo, mas esse separatismo de usuários linux é um dos principais empecilhos para o mesmo crescer. Eu sugiro André (de boa mesmo, sem flamear nem nada, afinal, por que eu iria querer gastar meu tempo fazendo isso) que ao invés de utilizar o “muito ruim”, utilize o “não serve para mim” e ai sim os porques de tal.

    Abraços e sejamos livres!

    Diego Aquino (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 11:25 am

    @André Luiz
    Acho contraditorio! novos usuarios e principalmente VETERANOS no Ubuntu estão preparados para mudanças de todo tipo e não estão preparados para o unity que é uma grande mudança!!!. Sem ao menos respeitar que o mesmo estava em desenvolvimento e passando por moldagens e sair dizendo “Ah é ruim esse tal de unity..” Aff!! da nem vontade de escrever a real de vcs… Volta pro Janela que la não muda nada!! ela é sempre quadradaaa!

    Diego Aquino (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 11:30 am

    Concordo em tudo com o Marcos Ammon!!

    Tiago (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 11:47 am

    Mark Shuttleworth está meio equivocado quanto a qualidade o Desktop. Se estivesse mesmo a frente do Mac não estaria copiando.

    Mas, enfim, apesar de considerar que quem copia é que não tem capacidade criativa, eu estou muito ansioso para ver como ficou esse Ubuntu. Não tem jeito, eu sou cria do Debian, mas como o Debian é de certa forma hostil, eu acabo usando Ubuntu mesmo.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 11:51 am

    O abandono do modelo do Gnome 2 e o Unity me fizeram deixar de evangelizar o Linux. Não mais instalo para amigos, parentes e colegas. O paradigma mudou tanto que eles que usam computadores entre 5 a 10 anos não conseguem mais serem produtivos. O computador que era uma ferramenta passou a ser um problema. E meu suporte técnico pós instalação passou a ser requisitado até para tarefas simples de abrir e fechar programas, encontrar arquivos, maximizar e minimizar janelas. Não aguentei. Não consigo arcar com essa responsabilidade e demanda, o que é uma pena. Sinto falta de trazer novas pessoas para o mundo dos sistemas operacionais livres.

    Joao (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 12:00 pm

    Boa Mark !

    Alias o que sera que o ‘finlandês falador’ tem contra o Ubuntu ?

    Lucas (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 12:02 pm

    @Kurt Kraut

    Já experimentou o Linux Mint?

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 12:08 pm

    Ubuntu é um “tuxtox”, hehehe, já uso Ubuntu desde o 6.06 e gostei do Unity, fácil, extremamente fácil…

    Douglas (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 12:21 pm

    Pra mim o Unity um “bug”. O Linux Mint que é a cópia do Ubuntu sem o “bug”, ainda é mais popular. Vi isso no site DistroWatch.com.

    Léo (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 12:34 pm

    Eu gosto do Unity… Instalei o Ubuntu para 3 familiares que o usam diariamente sem problemas. Até instalação de impressora eles fazem (muito mais simples que no janelas).
    Acredito que foi uma excelente mudança, ninguém mais me pediu para formatar a máquina, remover vírus ou reclamar que depois de um tempo a máquina ficou lenta. Antigamente eu devia fazer isso de 6 em 6 meses =(
    Acredito que no começo realmente as pessoas estranham um pouco, não acham algumas coisas, mas é um processo de adaptação e bem rápido por sinal.

    pink (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 12:52 pm

    Unity!
    Ame-o ou deixe, nao dà pra ficar indiferente.
    Creio que seja essa a conclusao afinal.

    linuxer (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:00 pm

    Voltando a analogia dos carros, a proposta do Unity é a de um carro onde se dirige com um joystick em vez de um volante, onde vários dos mostradores e botões de acionamento foram escondidos dentro do porta-luvas (para o painel de controle ficar mais simples e mais bonito) e onde o assento do motorista foi colocado na direita (mão inglesa).

    Eu sempre tive carros com câmbio manual. Como ando mais tempo no trânsito pesado do que em estradas, na última troca de carro optei por um câmbio automático, que traz a comodidade e conforto de não precisar pisar na embreagem e fazer a troca manual toda hora no trânsito pesado, mas que também trouxe algumas desvantagens ao pegar estradas, dirigir de modo mais esportivo e um aumento no consumo. Mas eu OPTEI por essa mudança porque as desvantagens foram menores do que as vantagens.

    Acho que novos paradigmas e mudanças na interface gráfica devem ser colocados sempre como ADICIONAIS e FACULTATIVOS. A interface gráfica e os paradigmas antigos devem ser sempre mantidos e, inclusive, devem ser colocados como padrão.

    Até a Microsoft com a reestilização do Windows (a interface nova do Windows 8) está oferecendo ao usuário optar pelo sistema de menus antigo (usado no windows 7). Tenho certeza de que a maioria dos usuários irá odiar o novo paradigma da interface controlada por aqueles retângulos gigantes. Pode ser interessante para um tablet, mas para um PC operado por mouse é uma idéia ruim, ou pelo menos, não traz nenhum benefício.

    Tunico (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:01 pm

    Corrigindo:

    … percebe que seus interesses estão em outro lugar. No meu caso, estão em esquecer o Linux no Desktop, coisa que já fiz há muitos anos, e utilizar exclusivamente o Mac.

    Cromm (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:04 pm

    Kurt Kraut

    O paradigma mudou tanto que eles que usam computadores entre 5 a 10 anos não conseguem mais serem produtivos.

    Bobagem. Aposto que esses mesmos amigos vão se adaptar rapidinho ao windows 8 mesmo com toda a mudança de paradigma. Essa experiência pela qual você passou deve-se ao preconceito puro e simples. Pensamentos como: “se é Linux, é difícil; se não é, vou aprender que é pra ficar alinhado com as novidades do mercado.”

    Além disso, como bem disse o Lucas, existem outras distros que procuram manter interfaces mais tradicionais, como Mint, Debian e o próprio Xubuntu.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:14 pm

    Instalar o Linux é fácil, quero ver é configurar impressora.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:23 pm

    Instalar o Gentoo com tudo personalizado em 2 dias é super simples e fácil. Quero ver agora é fazer coisas do cotidiano no OpenSUSE sem encheção de saco. }:) XD

    O Mark pode estar sendo um pouco pretensioso mas ele está certo em apostar no sucesso do Ubuntu e do Unity. E até eu se estivesse no lugar dele iria aproveitar a “bola quicando na linha do gol que o Torvalds deixou”.

    Tenho acompanhado com bastante curiosidade as discuções sobre o Unity e vejo que muitas pessoas estão sofrendo do mesmo mal que elas pregam combater. Estão resistindo a mudanças de forma radical.
    O Unity na sua encarnação atual tem seus problemas, mas não tão graves que expliquem toda a guerra que se criou em torno dele.
    Das mudanças que ele introduziu a única que realmente me causa alguma perda de produtividade é o novo jeito de alternar tarefas. Quando existem várias janelas da mesma aplicação abertas a navegação entre elas é um pouco confusa e ficou bem mais lenta. (pois ele consolida todas em um único icone e você deve seleciona-lo e aguardar um tempo para que ele mostre as várias instâncias para serem selecionadas)

    No mais foi super simples me adaptar, e olha que eu vim do KDE, que tem um conceito de interface bem diferente. Antes usava o KUBUNTU, mas meu sistema deu problema (excesso de mexidas) e resolví reinstalar do zero e mudar o meu paradigma.
    Estranhei algumas coisa por uns dias mas em uma semana estava tão produtivo quento antes.

    Confesso que só fui reparar que o problema com a alternância de tarefas era um problema depois de ler tantas reclamações sobre o Unity e começar a prestar atenção. É um detalhe que atrapalha mas que, se a nossa cabeça não está travada em algum modelo, damos um jeito de nos adaptar em muito pouco tempo.

    Daniel (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:32 pm

    Gosto mto do Unity, odiei fervorosamente o gnome 3 e abandonei o gnome que eu era fã de forma definitiva, agora só instalo ubuntu com unity e outras distros com KDE. Não da para entender o que todos veem de bom no gnome 3, tudo é muito dificil nele, e o fato de usar duas barras, uma em cima e outra em baixo, me irrita muito, pois todos os monitores que uso tanto em casa e no trabalho possuem resolução de 1366×768, duas barras ocupa muito espaço. Vejo o pessoal falando de experiencia próxima de outros sistemas operacionais e isso só existe no KDE hoje em dia, o gnome 3 não é parecido com nada, pra mim ele é um aborto.

    Carlos (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:35 pm

    @Zer0cc0 olha pelo menos no Fedora que utilizo nas soluções Desktop para meus clientes, a instalação da impressora é automática. Impressoras HP com funções de Scanner em rede então, com o hplip é mais fácil que na plataforma Windows. Quanto ao Ubuntu não posso afirmar, pois não me adapto a essa distro.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 1:59 pm

    @Lucas, o @Kurt Kraut não é usuário de linux, é usuário de Ubuntu. Por isso as reclamações dele…

    @Diego Aquino, sua reclamação com as pessoas que não querem usar o Unity estão exatamente iguais às reclamações dos usuários do gnome 2 que não quiseram testar o KDE4 quando foi lançado, que sabidamente ainda estava em desenvolvimento. Você fez parte dessa turma?

    André Luiz (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 2:00 pm

    Discussões apaixonadas, mas polidas e cordiais! Isso é bom!
    @Lucas, @Marcos Ammon, @Diego Aquino,
    Eu escrevi ‘pra mim’ justamente para dar a entender que eu, pessoalmente, não gostei do Unity em meu primeiro contato, embora haja muita gente que gostou — fui infeliz na escolha do termo ‘é muito ruim’. Pode ser que no futuro eu venha a aprovar; por enquanto, prefiro o KDE.
    Quanto à comparação entre SOs e carros, o que quis enfatizar é justamente que as mudanças devem levar em consideração as necessidades e expectativas do usuário (obrigado pelo apoio, Marcos!) Mudar só para “ter uma identidade própria” e não agregar qualidade que seja assim percebida pelo usuário é… fútil! Sim, no caso dos automóveis existem padrões que a indústria é obrigada a seguir (até que seria legal dirigir o carro do banco de trás!;), enquanto que com sistemas operacionais e afins temos a liberdade de fazer praticamente qualquer coisa; mas, se isso comprometer demais a curva de aprendizado do usuário, sem agregar valor, estaremos dando tiro no pé!
    Outra coisa: porque não devemos buscar ambientes de trabalho que ofereçam facilidade e intuitividade de uso? Isso agrega valor ao sistema. Se queremos que o Linux cresça, é preciso que seu uso seja tão ou mais fácil que usar Windows ou Mac, com tanto ou mais qualidade (velocidade, economia de memória/recursos, segurança, estabilidade). Acho que ninguém aqui quer bancar o “Sheldon Cooper” dizendo que o “Win7 é mais fácil de usar que o Vista, e que ele não gostou disso!”, né?!
    Saudações linuxers a todos!

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 2:01 pm

    Cara se o problema é o Unity, use o Gnome-shell, se não gostou use o gnome 3 com o gnome-panel mesmo…

    Cara para mim não mudou quase nada, uso o gnome3 com Compiz no ubuntu 11.10, no trabalho uso o 11.04 ainda, pq não estou com tempo de atualizar…

    Como eu uso o gnome somente com um painel superior:
    * Window Applets
    * Sound Monitor 1.99.0
    * AppMenu
    * Area de notificação
    * e o resto dos Indicadores..

    Para lançar tudo uso Space para o Kupfer(já usei gnome-do etc)..
    O que falta no meu caso é uma app para usar o Space q seja o “HUD” da versão 12.04 ai fico feliz ^^

    Eu sei que para um usuário comum saber q tem como mudar para gnome3, colocar compiz com cubo e deixar como era antes é completamente impossível..
    Eu sei pq até eu descobrir como faz para adicionar, excluir ou mover applets no gnome-panel foi difícil kkk

    Mas deixei o Unity com a minha irmã, ela usou sem reclamar de nada… depois q mostrei o básico ela se virou…

    Pq na verdade o jeito que uso o gnome3 é igual ao unity, mesmo antes de existir o unity ^^

    pois usava o global-menu no appmenu =)

    Sei q o unity tem mto a evoluir, mas a última versão do beta está mto boa.

    Bom mas é minha opinião.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 2:45 pm

    “Instalar o Gentoo com tudo personalizado em 2 dias é super simples e fácil”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    2 dias!!!!! 2 dias!!!!!
    Se um usuário avançado leva 2 dias, chamar isso de fácil deve ser zoação, não é possível.

    Eu instalei o um OXS 10.6 do zero em 20 minutos e estava tudo pronto. Isso para mim é que é ser fácil. Dois dias é sacanagem, né!

    Arpoador (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 3:26 pm

    “Instalar o Linux é fácil, quero ver é configurar impressora.” (2)

    Poney Maldito (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 3:38 pm

    É muito cedo pra contar vitória. Pra mim, o Unity não passa de um “Bug”. Vale lembrar que dados da DistroWatch mostram o Linux Mint – que é um Ubuntu sem Unity – como a mais popular das distribuições.
    Se o Ubunteiro chefe diz que vai dar certo… estou na torcida mas sem ilusões.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 4:40 pm

    Douglas

    Pra mim o Unity um “bug”. O Linux Mint que é a cópia do Ubuntu sem o “bug”, ainda é mais popular. Vi isso no site DistroWatch.com.

    Me explique, como é que o Mint vem sem os bugs do Ubuntu?
    Que eu saiba, o Mint não faz correções dos pacotes originais do Ubuntu, muito pelo contrário…

    Víctor (usuário não registrado) em 6/03/2012 às 4:54 pm

    Não precisamos de usuários de outros sistemas, para dizer que sistemas gnu-linux são ruins, os próprios usuários o fazem.
    Até o momento não vi nenhuma critica construtiva e ninguém comentou a noticia só tentou desmerecer o Unity.
    Com uma “”comunidade”" destas as distros estão perdidas.

Este post é antigo (2012-03-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.