Marinha dos EUA migra para o Linux em aeronaves não-tripuladas
Os drones (ou aeronaves não-tripuladas) de pouso e decolagem vertical da marinha dos EUA estão migrando para o Linux, por meio de um contrato de US$ 28 milhões que a Raytheon, que usará sua própria distribuição como base para o serviço.
A ideia é chegar a instalar o sistema open source nos 168 aparelhos Northrop Grumman MQ-8B Navy Fire Scout da força, e embora o motivo da medida não tenha sido esclarecido, especula-se que pode haver conexão por um ataque de malwares ao sistema de drones baseado em Windows ocorrido no ano passado. (via engadget.com – “Attack of the drones: US Navy picks Linux for its unmanned VTOL aircraft control system — Engadget”)
Embora gosto de ver o Linux ser usado nos mais variados tipos de lugares, me incomoda saber que o mesmo estará embarcado diretamente em equipamentos usados para matar, destruir e impor superioridade bélica. Exatamente o oposto de tudo aquilo que o Linux carrega em sua essência.
@ Henrique
Colega mas devemos concordar que é melhor que seja o Linux do que o Janelas, pois sendo o Linux (ou BSDs ou qualquer outro sistema operacional verdadeiramente seguro) a chance dos equipamentos bélicos serem invadidos e utilizados por terceiros é muito reduzida…
Eu vejo como mais um case para rebater os criadores de FUD que inventam de dizer que Linux é “coisa de comunista”, com toda aquela típica carga de acusação que usam para a expressão.
@Henrique,
Armas também servem para defesa meu caro. Afinal se num país vizinho, estiver empossado um tirano com pretensões de imperador, você vai desejar que seu país tenha como se defender e tenha como defender você e sua família.
Lembre-se da II Guerra Mundial. Aonde ia parar Hitler se ninguém lhe fizesse oposição?
Linux e BSDs são sistemas operacionais verdadeiramente seguros?
QUA QUA QUA QUA
Ê “brasilsão” atrasado!
Tambem acredito que isto pod virar um “case”, como o epsodio da bolsa de London.
A propria questao da interoperabilidade entre o Windows Azure e o GNU/Linux, tao alardeada ultimamente, pode ser fruto da pressao de clientes, ou seja, eh uma funcionalidade requerida.
Tanto no caso da bolsa, quanto no caso dos drones da marinha estadunidense tratam sobre como o Windows dah facilmente lugar ao GNU/Linux quando algo que eh de missao critica e nao pode “parar”, para de funcionar porque estah sendo comandado por um sistema problematico, que foi utilizado mais por decisao mercadologica do que tecnica.
Isso me lembra duas frases:
1) “Pinico de silicio enferruja? Soh se tiver Windows instalado nele!”
Autor: Desconhecido (pelo menos para mim, li em um forum na internet)
2) “Nossa vitoria nao serah por acidente”
Autor: Marcelo D2, Ze Gonzales, Rafael Crespo, B Negao
O próprio Linus manifestou que gostaria de “tubarões com lasers”, desde que tenha o código de volta:
No meu ponto de vista, projetos como o citado no texto, que necessitam de um alto nível de segurança, o mais indicado é utilizar um sistema do tipo Linux, que aumentam e muito os níveis de segurança do projeto
Até porque, como envolve a segurança nacional, algo que os americanos levam muito a sério, eles não poderiam usar outra solução como parte de uma estrategia de marketing financiado por grandes empresas
@ Marco
Sendo um projeto de segurança… ele não vai ter o código de volta!!!
Se não me falha a memória, uma das liberdades pregadas pelo Software Livre está na independência de uso. Ou seja: você pode FAZER O QUE QUISER! &;-D
@Locke, avisa lá a marinha americana que eles são “atrasados” também…
Pessoal, não existe sistema operacional mais seguro, tudo depende da forma como ele foi implementado.
@Marco, não conhecia essa citação do Linus… Adorei!
@Neophitus, de fato ele não vai ter o código de volta porque ninguém por sua vez terá o binário.
@Henrique, dizer o que vc pode ou não pode fazer com o sistema é a mesma coisa que prega a licença da Oracle, que proíbe o uso de seus produtos por cidadãos do Oriente Médio. O Linux e a GPL não tem isso e é um dos principais motivos pelos quais eles valem a pena.
O responsável pela eventual matança é o usuário, não o Linux. Assim como a culpa é do psicopata, não da faca.
@Henrique, nobre sua preocupação, mais hoje em dia um PC com qualquer tipo de software pode ser mais letal na mão de um político mal intencionado que armamento.
Acho legal, porque o Linux é muito bom pra você usar em sistemas embarcados. Isso é muito exibidos em vários cases. Pra eles é ótimo poder usar o SELinux para dar mais segurança ao sistema dos drones.
Porém me assusta muito a noção de Linux como uma panacéia para todos as falhas de segurança. Por favor, pessoal, não propaguem esse boato. Linux é mais seguro quando bem atualizado e bem utilizado.
O melhor comentário feito no artigo original do Engadget: “Triste para os alvos. Eles certamente prefeririam uma ameaça Windows.”
xii, o Stallman que se cuide.
mas cá entre nós: era preciso mesmo um sistema estável e seguro para uma aeronave autônoma… ;)
@Joaquim Mariano,
A ameaça Windows seria o que chamamos de “tiro pela culatra”.
@Porfírio, esta citação do Linus é baseada naquele filme do Austin Powers.
http://www.imdb.com/title/tt0118655/
Ele foi bastante espirituoso. :)
será que essa notícia tem alguma coisa haver com essa substituição: http://www.naval.com.br/blog/2012/05/01/fire-scout-groundeado-depois-de-duas-perdas/#axzz1xX90X8f9 ?
fiquei pensando se alguém iria comentar alguma coisa do tipo: “usar linux em equipamentos militares, não gostei….” e foi logo o primeiro comentário!!! kkkkkkkkkkkk
Acho que linux deveria ser o sistema mais utilizado nessa área (equipamento militar tem que ser impecável, o SO tem que acompanhar!), inclusive nos tubarões com laser!!! =)
De qualquer maneira é melhor confiar em algo que pode ser auditado e configurado e mudado ao seu gosto,do que um obscuro que você usa por conta e risco,sem saber como funciona,sem poder alterar e sem saber o que realmente ele faz ou deixa de fazer.
Vai que o Irã inventa um Flame que derruba helicópteros americanos? Segurança é sempre bom.
ROmbo, mais que estável, precisa ser resiliente. Tem que se adaptar, receber novas capacidades e se recuperar de problemas rapidamente. Isso o Linux faz bem. É mais maduro.
O que eles precisam é proteger o sistema de sabotagens, como foi o caso do suposto ataque quando se utilizava Windows.
Kernel.org manda um salve, rs.
http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Kernelorg-sofre-ataque_a42723_z0.aspx