Maratona Caça Bugs LibreOffice 4.0
Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):
“A Document Foundation anuncia a Maratona de Caça Bugs do LibreOffice 4.0. Durante 6 dias, de 14 a 19 de dezembro, usuários e colaboradores ao redor do mundo farão testes na primeira versão beta do LibreOffice 4.0.” [referência: goo.gl]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-12-11
Cara, foi só a fundação Apache anunciar que a próxima versão do OO seria a 4.0, o LibreOffice também dá seus salto. E pelo documento de novas features não tem nada grandioso assim pra justificar essa mudança no versionamento.
Marketing é dureza…
Minha opinião é que o LibreOffice é um beta do OpenOffice. A estabilidade do OpenOffice é algo que o LibreOffice nunca conseguiu ter.
Quando o OpenOffice resolveu anunciar as versões de testes de sua nova versão após o fork, o LibreOffice nasceu com todos os recursos que já estavam sendo testados no OpenOffice e disseram que tudo era resultado de uma “limpeza no código do Oo”.
Na verdade, lançaram a versão beta do OpenOffice como LibreOffice e disseram que o trabalho era deles!
Pena que o LibreOffice carece de estabilidade e possivelmente viverá sempre à sombra do OpenOffice.
@Marcos, se você observar o planejamento de lançamentos do LibreOffice (LO), perceberá que a versão 4.0 estava planejada para Fevereiro já tem um bom tempo. Assim, se alguém estiver “copiando” o versionamento não é o LO.
http://wiki.documentfoundation.org/ReleasePlan
@Rodrigo, basta acompanhar os patchs do LO ou listas de e-mail dos desenvolvedores (devs) que você verá as limpezas de código executadas, inclusive parte delas por devs brasileiros.
Se estiverem interessados em ajudar o projeto, participem das listas de discussões. Tem muita coisa a ser feita, desde documentação, desenvolvimento, testes e até orientação aos usuários. O Caça Bugs é uma ótima oportunidade para vocês apontarem os problemas de forma construtiva.
É engraçado. Quando sai uma notícia de uma suíte aqui no Br-Linux, logo sai outra em seguida, da concorrente …
@Rodrigo Zimmermann,
Acho que a histório é outra, tem notícias desde 2008 de que o OpenOffice está em decadência.
O projeto LibreOffice é uma composição do projeto Go-OO, patrocinado pela Novell, com base do código do OpenOffice.org 3.3, que estava abandonado pela Oracle (ver aqui).
Foi por isso que o LibreOffice foi criado em 28/9/2010 e teem recebido a adesão e o apoio de desenvolvedores do mundo todo, inclusive 33 desenvolvedores que antes trabalhavam para o openoffice estão contribuindo com o código do libreoffice e todo o projeto do Go-OO anunciou adesão ao LibreOffice, além da Canonical, Novell e Red Hat, Google, Intel, a Fundação Software livre, grandes distros como Mint, Ubuntu, Fedora, Debian, OpenSuse e Mageia adotaram o LibreOffice, entre muitos outros.
Michael Meeks fez uma comparação entre o LibreOffice e o Openoffice mostrando que muita coisa já foi implementada e adicionada ao LibreOffice que ainda não foram no OpenOffice. Ver o texto e a tabela aqui.
Por isso, acho o contrário. Quem está na avançando é o LibreOffice.