Mapa mostra quem processa quem na indústria de smartphones
Embora a relação com nossos temas aqui do BR-Linux com este mapa seja apenas indireta, acredito que como muitos desses processos têm relação com tecnologias open source, o mapa e o artigo que escrevi sobre ele no TechTudo poderá interessar a alguns de vocês.
Via techtudo.com.br:
As disputas por patentes no mercado de telefonia móvel e smartphones parecem se multiplicar. Veja em um mapa a intrincada teia formada pelas dezenas de processos, e acompanhe as informações que se pode extrair dele. (…)
• Publicado por Augusto Campos em
2012-04-16
Cada dólar utilizado em uma ação judicial é um dólar a menos investido em inovação.
@Edgar Mota, o dinheiro que essas empresas possuem sobrando não faz nem cócegas com essas ações judiciais. E como todas possuem margens de lucro robustas (exceto a Nokia), os investimentos em outras áreas não sofre nada.
Interessante que o Google não processa ninguém. don’t be evil.
“Interessante que o Google não processa ninguém. don’t be evil.”
E o gráfico não contempla os acordos que são feitos para evitar um processo.
Nesse caso a Microsoft ia ser um nodo com diversas setas saindo.
“dont be evil” ? o google ?
Tenho um blackberry no qual instalei o google maps.
No mesmo celular instalei um software chamado mgmaps – que serve para navegação offline. Tecnicamente é um…. concorrente do google maps.
O “dont be evil” do google passa por cima da minha escolha, e deleta o mgmaps, sem nem ao menos me avisar caso eu execute o google maps.
Pra que processar, se o “dontbeevil” pode deletar assim, tipo, silenciosamente?
(claro que eu resolvi a questão, usando permissoes pulverizadas do blackberry, impedindo o google maps de usar qqr coisa que não fosse o gps e a internet. Se fosse no android, estaria lascado.)
@henry, o aparelho que vc. usa nem mesmo roda o sistema deles. Não sou contrário a puxar a orelha de quem merece, mas vamos ser justos:
Antes de chegar a essa conclusão você entrou em contato com o autor do mgmaps para verificar se esse é um problema que acontece com outros users ou se eles tem conhecimento do caso? Em caso negativo, você verificou o problema com a RIM para se certificar se não é uma falha do sistema? Se ainda não resolveu você entrou em contato com a Google reclamando do problema?
Porque eu não acho que isso seja intencional como vc. diz e sim um baita erro em algum lugar? Porque se um app feito por um fabricante consegue desinstalar um app de outro fabricante, o sistema em questão é muito inseguro. E o sistema da RIM pode ter muitas coisas atrasadas, mas em segurança ele não peca.
Voltando ao mapa:
Outro fato interessante é que a Apple não consegue processar ninguém sem receber uma retaliação em troca… Aliás, se contarmos as setas, vemos que ela começa a enfrentar mais processos do que inicia.
@Henry,
Não acredito que o Brin e o Page fiquem nos ombros dos programadores dizendo: “Faz a rotina para remover todo aplicativo de mapas!!!”
Já quanto aos outros C*O’s, acho bem provável que fiquem nos ombros dos advogados dizendo: “Dá um jeito de processar a empresa XYZ. Temos patentes!”
Em todo caso, é só minha opinião pessoal. :)
@Porfírio
Parece que toda a “inovação” da Apple não é tão “nova” assim. Vide o design do iPad que existia desde 1994.
Google / Motorola.
@zer0c00l, não ainda (ainda falta o aval final da China, se eu não me engano).
Mesmo assim chamou-me outra atenção em relação à Motorola, Samsung e HTC: elas não iniciam processos, só retaliam.
Os principais atacantes são os que já conhecemos, mais os mais agressivos quantitativamente nem são os grandes: a Gemauto (segurança digital, certo?) e a Digitude Innovations (que vive só de comprar e vender patentes) são os mais ativos.
Aparentemente, toda guerra entre “nações” tem os seus “senhores da armas” lucrando em segundo plano…
Se o sistema de patentes for reformulado, os feirantes de patentes vão ter de aprender a trabalhar.