Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva: tentativa de obter capital foi rejeitada por acionista, mas não haverá fechamento imediato

O @filipesaraiva enviou via @brlinuxblog a notícia de que a crucial busca da Mandriva pelo financiamento oferecido por um parceiro externo foi rejeitada por um acionista minoritário, mas não haverá fechamento imediato das portas da empresa.

Há cerca de 2 semanas a Mandriva divulgou que, à luz da situação financeira em que se encontrava, seu futuro seria decidido a partir de uma consulta a todos os acionistas referente a aceitar a proposta de um elemento externo para inserir capital na empresa. Poucos dias depois chegou a nova informação de que a decisão estava adiada para a sexta-feira passada devido a nem todas as respostas de acionistas terem sido recebidas.

E o prazo chegou, e com ele a resposta: um acionista minoritário rejeitou a proposta, e assim a solução de capitalização foi descartada. Mas a situação financeira da empresa não era extrema a ponto de exigir um fechamento imediato das portas, e assim a empresa pretende procurar outra saída até meados de fevereiro, agora buscando contar com o apoio de uma agência de desenvolvimento econômico regional. (via blog.mandriva.com – “Not this time | Mandriva Blog”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Infelizmente, colocar dinheiro vários já colocaram mas não houve uma mudança nos rumos da distro, então colocar mais dinheiro é perda de tempo.

    Spif (usuário não registrado) em 30/01/2012 às 2:43 pm

    Se depender de dinheiro da EU…

    Vou falar com meu amigo E. Batista pra trazer a Conectiva de volta pro Brasil.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 30/01/2012 às 3:08 pm

    Realmente, independe de dinheiro. Isso se deve à má administração da companhia. Infelizmente, duvido muito que desta vez não haja concordata.
    Torço para que não, claro.

    [offtopic]
    É impressão minha, ou o pessoal não confia, também, nos rumos da Mageia? Não sinto segurança nas pessoas com relação ao fork.
    [/offtopic]

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/01/2012 às 3:28 pm

    Fora o Mageia (e o PCLinuxOS), há ainda outro fork, e, IDÊNTICO, ao Mandriva 2011, chama-se ROSA (POCA, em russo), vide Distrowatch, a diferença é que o POCA/ROSA tem software proprietário como skype, codecs, flash, mas é igual em tudo.

    Sejamos realistas, para uma distro que almneja adentrar no meio comercial, não transmite segurança, pois vive na pindaíba…

    André Luiz (usuário não registrado) em 30/01/2012 às 4:09 pm

    @Orlando,
    Estou usando Mageia desde quando tive problemas com o Ubuntu 11.10. Eu diria que é uma distro ‘feijão com arroz’, sem ousadias: parece o Mandriva 2009 — mas demoram bem menos para atualizar os principais aplicativos — Firefox, etc. — nos repositórios. Uma crica ou outra, ainda tem (eu mesmo estou às voltas com um bug na instalação do LibreOffice — que não instala direito o suporte a Português e não reconhece acentuação!). Vamos ver se a versão 2, prometida para o 1º semestre deste ano, trará coisas mais excitantes. Pode até ser que não, mas, se ser mostras de boa ‘usabilidade’, já tá de bom tamanho!

    O grande problema da Mandriva agora nem é se fecha ou não, mas sim se vale a pena continuar aberta.
    Porque o foco dela estava no mercado corporativo e depois desse fecha-não-fecha vai ser complicado convencer alguma empresa a apostar nela.

    Olá

    Acabei de substituir o Mandriva pelo POCA. É o Mandriva.

    Rosa 2011 EE > Downloading, installing and configuring
    http://mib.pianetalinux.org/mib/forum/viewtopic.php?f=21&t=3175

    Baixei neste link a ISO

    ROSA.2011.EE.i586.1.iso
    http://ftp.yandex.ru/rosa/iso/ROSA.Desktop/ROSA.2011.EE/ROSA.2011.EE.i586.1.iso

    Na instalação existe a opção dos idiomas inclusive Português do Brasil.

    Abraços

    Deusdará

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 30/01/2012 às 8:56 pm

    @André Luiz

    Cheguei a testar o Mageia, mas não fui tão a fundo.
    Pretendo fazer um teste mais rígido. Passar pelo menos uma semana usando-o para tarefas cotidianas, só assim posso analisar direito. Torço pela Mageia, mas ainda não sinto firmeza na comunidade.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 31/01/2012 às 1:17 am

    Fico triste pela Conectiva. O fenômeno dos Live-Cds nacionais enterrou esta empresa por volta de 2003/2004 e acabou enterrando a si próprio pouco tempo depois… Tinham uma distro forte, com desenvolvimento sério e grandes contribuições muito além dos scripts, porém a junção com a Mandrake foi outra bola fora. O PC Conectado poderia ter sido uma injeção de investimentos, mas não chegou a tempo. O último Conectiva, o 10, era tão sólido, que dá pena em ver que não houve uma continuação.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 31/01/2012 às 12:25 pm

    @bebeto_maya: não apenas isso… culpar só a concorrência é dimnuir a culpa da empresa.

    A Conectiva tinha versões estáveis e releases um pouco mais longos, o que era legal, até a versão 6.

    De repente a versão 7, 8 e 9 saíram todas num curto espaço de tempo, e com qualidade bem mais duvidosa. A 10 encontrou o rumo, mas já era tarde….

    Além disso, a empresa elevou bastante o valor cobrado dos parceiros, fazendo com que várias empresas cancelassem a parceira pela inviabilidade econômica. Na minha cidade mesmo, na época, 2 empresas que tinham parceria cancelaram por esse motivo.

    Então junta tudo isso… a Distro piora a qualidade, os valores de parcerias sobem, e surgem os live CDs baseados em Knoppix com excelente qualidade.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 31/01/2012 às 6:39 pm

    Eu vejo muitos comentários falando “que peninha da Conectiva”, “Mandrake, devolva minha Conectiva”, etc., mas não vejo ninguém se mobilizando pra criar um fork que ressuscite a Conectiva Linux (claro que sem esse nome). Que tal partirmos pra ação, ao invés de lamentação?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 31/01/2012 às 11:39 pm

    @Sri_Dhryko,
    Mas já tem: a Mageia.
    Ela tem os mesmos traços da Mandriva que era/é Conectiva + Mandrake.
    As distribuições GNU/Linux devem ser globalizadas assim como o mundo atual. Devem ser multi-linguais e permitir com que o usuário troque o idioma, mapa de teclado quando quer. Fora que para um sistema multi-tarefa real e multi-usuário como o Linux, deve continuar a guardar as preferências de acessibilidade para cada usuário como faz hoje.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 2:44 am

    Rael…

    “Então junta tudo isso… a Distro piora a qualidade, os valores de parcerias sobem, e surgem os live CDs baseados em Knoppix com excelente qualidade.”

    Eu só discordo da última parte…Eu diria que esses live-CDs tinham boa usabilidade e codecs pré-instalados em meio a uma série de gambiarras, para as quais o usuário final não se importava, inclusive eu, que, se fosse hoje, jamais os utilizaria. O conectiva 8.0, eu utilizei, e estava muito bom. O único ruim foi o 9.0. Lembro que o instalador do 8.0, com KDE 3, dava aquele efeito UAU! do Mac Os X. Isso em 2002!

Este post é antigo (2012-01-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.