Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva quer saber se ainda tem uma comunidade e decidirá seu futuro no fim do mês

O diretor de operações da Mandriva mandou uma mensagem a todos os interessados solicitando “ideias construtivas, ideias e visões” para a estratégia futura da Mandriva. Ele admite que a entidade comercial por trás da distribuição não tem se comunicado recentemente, mas avisou que a reunião que vai decidir o seu futuro financeiro está marcada para 30 de abril.

A parte que mais me chamou a atenção é que ele assume que o questionamento também serve para identificar se há mesmo uma comunidade, ativa ou potencial, ao redor da Mandriva. A matéria do The H liga esta questão a uma análise de viabilidade e coloca no contexto da existência de projetos paralelos como o Mageia.

Você ainda usa Mandriva como sua principal distribuição Linux? Gostaríamos de conhecer suas opiniões, e sugiro que você tente manifestá-las também diretamente à empresa! (via h-online.com – “Mandriva’s future to be decided at the end of April – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherme (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 3:14 pm

    Estranho isso, porque a empresa mesmo parecia antigamente em não estar nem ai para comunidade. Já entrei em contato algumas vezes, dando informações e solicitando materiais para divulgação, e nunca tive retorno.

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 3:52 pm

    Minha primeira distribuição querida e amada, hoje uso o Arch Linux, mas meu coração será pra sempre Mandriveiro. Foi com ela que aprendi os primeiros passos no mundo Linux, e foi com ela que me apaixonei. Mas por querer sempre os softwares mais atualizados tive que deixá-la.

    Anderson (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 3:58 pm

    É, realmente, eu também tive problemas a uns anos atras, quando resolvi adquirir o Mandriva em alguns pendrives, para usar na empresa onde trabalhava. O atendimento foi no mínimo decepcionante, e acabei desistindo da idéia.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 4:06 pm

    eita parto encruado…

    Alfinete (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 4:18 pm

    Já morreu. só falta a pá de cal…

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 4:51 pm

    E carinhas indo atrás de remasters enquanto uma distro séria vai morrendo..
    Triste ver isso acontecendo… a comunidade não é mais a mesma.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 4:52 pm

    Eu continuo usando Mandriva em todas as minhas máquinas em casa. Foi a única distro que instalou 100% em todas elas e possuía os drivers necessários para instalar meu tablet Genius Mousepen sem dor de cabeça, quando o Fedora não dava certeza de ter o mesmo suporte na versão 15 em diante. É triste a situação, mas aprendi a não me apegar a esta ou aquela distro. Existem alternativas como o Mageia e o Poca Desktop, esta última mais próxima da versão atual do Mandriva. Mas ainda acredito que a empresa pode dar a volta por cima.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 4:59 pm

    Quem quer saber? Madriva? :-P

    joaocep (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 5:10 pm

    Máquinas em casa não é o que a empresa quer. ela quer saber se você usa na sua empresa ;)

    No caso da Mandriva, larguei de mão no *Conectiva 9

    Tchutchuco (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 5:13 pm

    Sinceramente? Nem faz falta.

    O Conectiva sim, faz.

    Benjamim Góis (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 5:34 pm

    Realmente o mandriva ja morreu a muitos anos atrás.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 5:54 pm

    @joaocep,
    na verdade a Mandriva quer saber se ainda existe uma comunidade gravitando em volta dela. Empresas não são comunidades, como a própria Mandriva comprovou. Se ela quisesse saber se as empresas estão usando a distro e os serviços associados, bastaria dar uma olhada no caixa. E este, há muito tempo, anda na lona.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 6:06 pm

    Sem querer gerar flame, mas o fato da Mandriva correr atrás pra querer saber se ainda tem uma comunidade fala muito sobre a estratégia da empresa em relação a sua base de usuários nos últimos anos.

    Andréia (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 7:21 pm

    Depois do Mandrake, abandonei.
    Para mim nem existia mais.
    RIP

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 8:02 pm

    Se formos olhar só para números friamente, não estaríamos nem usando linux, já que o sistema continua minoritário como um todo.

    A Mandriva como empresa pisou na bola várias vezes e os resultados foram várias crises econômicas seguidas, mas tecnicamente falando a distribuição ainda tem muitos fãs, simpatizantes e tem alguns diferenciais exclusivos ou raros dentre as distribuições. E uma distribuição morta não teria durado tanto tempo nem ainda estaria dando origem a distribuições derivadas.

    O início do declínio dela coincidiu com a popularização dos live CDs baseados no knoppix debian e, depois, com o ubuntu e sua política agressiva de marketing e distribuição gratuita de CDs, que inviabilizou qualquer distribuição que apostasse na comercialização de distribuições e serviços para desktop.

    A Mandriva também não soube ou não conseguiu entrar no gordo mercado das distribuições comerciais para servidores, já dominado pela Red Hat e, em segundo lugar, pela Novell.

    Eu uso diariamente várias distribuições linux, tanto derivadas do debian quanto do Red Hat, mas gosto ainda de usar o Mandriva em meus desktops e notebooks. Se a distribuição acabar, não vou morrer mas certamente vou ficar triste.

    Quem quiser tentar contribuir com algum comentário construtivo ou idéia, abrimos um tópico na nossa comunidade de usuários em

    http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13499.0

    Obrigado.

    Renyer (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 9:29 pm

    Uma pena, era um distro séria.

    hazorback (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 9:42 pm

    Com a demissão de muita gente, com rumos indefinidos, com gente entrando e saindo, com o surgimento do Magéia que no fim das contas representa um rompimento com a comunidade a coisa fica difícil para a Mandriva.

    Para mim era a melhor integração do KDE, gostava mais do que no OpenSUse, mas começaram a surgir coisas no designe que já nem pareciam mais a Mandriva , perdeu o rumo, foi desfigurada, era uma grande distro, mas o pessoal que a fazia saiu, ficaram burocratas discutindo quanto vale a empresa, o grupo criativo se foi.

    maximiliano (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 10:32 pm

    A distribuição Mandriva sempre foi voltada para o KDE, apesar de outros ambientes estarem disponíveis pra quem quisesse,o padrão sempre foi KDE, foi um conjunto de fatores que ajudou implosão do Mandriva,entre esses fatores foi a adoção do novo KDE entrando na série 4 todo bugado que se juntou com os bugs costumeiros do Mandriva e espantou uma parcela significativa dos usuários do Mandriva, isso já faz tempo, o KDE a essa altura do campeonato já amadureceu, mas as consequências desastrosas para o Mandriva na época da transição deixou sequelas que estão refletindo nos dias de hoje, lógico que não foi só isso, mas como já disse é só um fator isolado que se juntou a vários outros.

    Marcos (usuário não registrado) em 16/04/2012 às 10:32 pm

    Já foi a distro que melhor reconheceu meu hardware, mas quando começou essas crises, parti pro Ubuntu, mesmo preferindo o kde ao Gnome, estou feliz.

    Faz muito tempo que não me apego a distribuições e procuro escolher por critérios técnicos. Quando uma distro muda o rumo e não me agrada, simplesmente troco, sem ficar de mimimi.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 9:43 am

    Eu tive muitos laços positivos com a Conectiva e quase trabalhei lá nos tempos áureos. Usei, durante algum tempo, Conectiva e Mandrake em todas as máquinas que administrava (mesmo nos servidores). Usei Mandriva até o KDE4, quando mudei meu desktop diário para o Mac. Acompanhei de longe toda a agonia da Mandriva, sempre tendo no servidores CentOS ou Debian.

    Faz uns 3 anos que não vejo a cara de um Mandriva e, sendo sincero, não tenho planos de usar ou comprar nada da empresa. Acho que isso é o significado de insignificância.

    Desisti do Mandriva no desktop (e do Linux de forma geral) principalmente pela ânsia de copiar o Windows em tudo que a maioria das distros apresentou durante os anos 2000. Se eu quisesse usar algo parecido com o Windows iria para o próprio. O mesmo raciocínio apliquei à péssima inspiração em Mac OS adotada pelo Gnome. Quando o Ubuntu decidiu abandonar X e o Gnome e partir para a criação de uma identidade visual própria eu vi uma esperança. Acredito mesmo que este seja o caminho do Linux: tentar ter uma identidade própria. A Mandriva morreu pela falta disso: auto-consciência.

    Meu conselho (ou idéia, como queira) é: desenvolva uma interface única, bonita, bem feita, que seja sua identidade visual. Sem isso, nada feito. É isso que eu acho que poderia ser o começo da salvação.

    Lucas (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 10:12 am

    _________
    Meu conselho (ou idéia, como queira) é: desenvolva uma interface única, bonita, bem feita, que seja sua identidade visual. Sem isso, nada feito. É isso que eu acho que poderia ser o começo da salvação.
    ________

    GNOME 3

    Alexandre_Martins (usuário não registrado) em 18/04/2012 às 10:55 am

    Sou usuário Conectiva/Mandriva tem muito tempo.

    Lamento tudo isso, aguardo um desfecho mas com tranquilidade experimento alternativas (Mageia, etc). Interessante foi descobrir no Distrowatch que o Rosa desktop já está com o “2012″ disponível desde 07/04.

    Se não disser que é o Rosa não dá nem pra perceber que não é o Mandriva.
    Vejam: http://distrowatch.com/?newsid=07190

    Raul Liota (usuário não registrado) em 18/04/2012 às 4:26 pm

    Como um fiel usuário do Mandriva, desde da época do Mandrake, espero que tudo termine bem, se a distro acabar, nem sei pra qual vou, só sei que pro Ubuntu é certo que não.

Este post é antigo (2012-04-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.