Mageia 2 chega em momento oportuno
Enviado por Filipe Saraiva (filip·saraivaΘgmail·com):
“A versão 2 da distribuição Mageia foi lançada no dia 22 de maio. Trazendo várias mudanças como adoção do systemd (mas ainda com suporte ao initscripts), uma grande variedade de ambientes desktop suportados em suas versões mais recentes (KDE 4.8.2, GNOME 3.4.1, XFCE 4.8.3, Razor-qt 0.4.1 e outros), kernel Linux 3.3 e disponível em versões 32 e 64 bits, o Mageia 2 entrega uma distro ao mesmo tempo atualizada e estável.
Leia o post de lançamento oficial traduzido para o português no link abaixo.” [referência: blog.mageia.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-05-23
Depois da derrocada do Mandriva, o Mageia se tornou o substituto natural. E não fez feio, embora tradicional demais. Outro fork do Mandriva é o ROSA. Este porém ousado demais no visual para quem estava acostumado com o velho Mandriva. Para os tradicionais, o Mageia não deixará saudades do velho e bom Mandriva.
Em visível ascensão o Mageia já é 6º no DistroWatch, muito à frente do próprio Mandriva e de seu “irmão mais velho” PCLinuxOS.
Parabéns comunidade, bem vindo Mageia, que tua força oxigene o Mandriva (que ainda não morreu) e dê frutos ao Linux.
Mageia é o mesmo Mandriva 2010.2 + updates, porém o Mandriva 2010.2 é LTS pelo MIB e conta com alguns pacotes mais atualizados que o Mageia.
Diogo, o Mageia não tem mais nada a ver com o Mandriva. O Mageia 1, por ser fork, de fato era fortemente baseado no Mandriva (afinal, isso é ser fork!), mas a partir dele o Mageia passou a manter seus próprios pacotes, independente da distribuição que o originou.
Abraços.
@Filipe Saraiva,
só o Mandriva Server que vai ter tudo a ver com o Mageia, já que este será a base daquele… E como uma coisa puxa a outra, não duvido que num futuro próximo todas as versões do Mandriva tornem-se compatíveis com as do Mageia e vice-versa.
A propósito, não sei se a Mandriva continuará usando o RPM5, uma vez que o líder provisório da comunidade Mandriva, Per Oyvind, tem problemas de relacionamento com o desenvolvedor original do RPM e criador do fork RPM5, Jeff Johnson. Se a comunidade, numa decisão democrática, voltar atrás, vai ser muito bom para ambas as distros.
Acho que não Sri, tem uma comunidade inteira que usa o RPM5(ROSA, Unity) e que farão parte do Mandriva Linux em si.
@Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को
http://www.osnews.com/thread?471686