Linux para processadores limitados: ELKS não morreu
O ELKS é um subconjunto derivado do Linux criado em 1995 (na época com o nome de Linux-8086) para rodar em processadores de 16 bits que jamais foram suportados pelo Linux ( o quel já nasceu na época do 80386).
Enviado por Alan Carvalho (acassisΘgmail·com):
“Após anos “agoniando na UTI” o projeto ELKS demonstra sinais de que ainda está vivo e poderá de alguma forma contribuir para o futuro do Linux em microprocessadores e microcontroladores de 16 bits. O projeto ELKS foi criado por Alan Cox em 1995 e evoluiu ao ponto de rodar nos primeiros IBM PCs (286, PC XT, etc) e no Psion 3a PDA. Os próximos passos do projeto serão a utilização de um compilador com suporte a outras arquiteturas (atualmente eles utilizam o bcc – 16-bit x86 C compiler) e o porte para outros microprocessadores. Vamos torcer para que o projeto consigar retomar seu desenvolvimento e mais desenvolvedores contribuam para a evolução do projeto.” [referência: spinics.net]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-02-20
Bah! Fiquei contente em saber isso!
Eu testei o Linux8086 há alguns anos em uma placa mãe 286 e achei bem legal. Mas já naquela época achei que o projeto não iria ter utilidade futura, que era apenas peça de curiosidade. Vejo agora que é possível ele ter espaço nos processadores de dispositivos móveis bem comuns, ligado ao fato de que processadores de 16 bit estão bem mais baratos de se produzir/conseguir.
Muito obrigado.
@jonata
Deve ser por isso que eles voltaram~!
Acho bem interessante investir em componentes de baixo desempenho, há uma infinidade de possibilidades.
A nível de autamação industrial então, será muito bem aproveitado se for implmentado, espero que fique e que fique forte.