Linux Mint 14 Nadia
Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):
“Continuando com os nomes femininos em ordem alfabética e versões baseadas no Ubuntu, o novo Linux Mint é o resultado de 6 meses de trabalho realizado pelos seus desenvolvedores, principalmente no que se remete ao MATE, Cinnamon e o MDM, o gerenciador de logins, descritos pela equipe da distribuição como ferramentas que deixam o desktop mais fácil para o uso. Esta nova versão é baseada no Ubuntu 12.10: o que significa compatibilidade com os pacotes e apps desta versão.
As novidades não estão apenas na versão Cinnamon (o ambiente de trabalho do Linux Mint), mas também na versão MATE. Também serão lançadas, em breve, versões com o LXDE, KDE e a LMDE (Linux Mint Debian Edition). Conheça as novidades e os links para download!” [referência: ubuntued.info]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-11-21
Deu vontade de baixar e testar, motivos é o que não falta. Mas aí vem as dúvidas: Cinamon ou Mate? LMUE ou LMDE?
Sou um *box user. Mas dei uma olhada na versão com cinnamon e está muito boa! Diria até que seria a resposta gtk ao excelente kde 4.9.x. Aos detratores, que dizem que o Mint é só um Ubuntu metido a besta, deveriam testá-lo e verificar se mantém a opinião. Parabéns à equipe do Mint! Parece q
Mint e Ubuntu assumiram suas respectivas posturas em relação ao gnome, que são respeitáveis. Sou um *box user, mas testei o Mint Cinnamon deste release e está rápido, estável e belo. Diria até que é a resposta gtk ao excelente kde 4.9.x. Viva a diversidade e parabéns à equipe do Mint pelo excelente release! Acho que a elegância que pregam agora está ainda mais evidente.
O Mint realmente está mostrando a que veio, parabéns aos seus desenvolvedores. Apesar de ser totalmente fã do Unity e achar que as pessoas deveriam se acostumar a ele, admiro o esforço de permitir o uso alternativo de desktops.
Seu Creisson é que iria gostar no nome “Nadia” da versão da distro. Dá pra fazer um monte de trocadilhos sem graça (aqui no Brasil).
Gostaria que viesse uma versão oficial com o gnome-shell, seria uma ótima alternativa ao bugado Unity e ainda de quebra ficaríamos bem longe da Canonical, esta empresa que suga o software livre e seus usuários.
Uma pergunta, no Mint Cinnamon, da para ativar/desativar os efeitos a minha vontade como no KDE “ex de atalho: alt+shift+f12″ ou tem que fazer gambiarra e instalar toda uma versão 2d do ambiente como o unity e gnome-shell
Adimiro o Mint, realmente ta muito bom. Mas ainda prefiro o Ubuntu, o Unity ta muito bom. O desempenho dele ta excelente.
@Aurelio, então pra ficar livre da canonical você vai usar uma distro baseada no Ubuntu que usa os pacotes e patchs dela?
Muuuuito inteligente! heheheheheh
O Mint mudou o gerenciador de janelas e alguns aplicativos default, o que não é pouca coisa, mas não deixa de ser um Ubuntu remasterizado.
Curiosidade, inclusive. O MINT tem versão ARM?
Cuidado Unity, o Cinamon tá ficando muito bom.
@Lucas ta ficando bom sim, nossa uma belezura. se é da familia do Ubuntu eu fico sem palavras pra questionar. ;)
Falar em belezura, cade a belezura do seu artigo sobre o Mageia :P
@Aurelio muuuito Inteligente !2 :P
Se o Mint largasse o apt, se tornaria um monstro maravilhoso. Possui uma equipe bastante empenhada. Uma distro para se acompanhar de perto.
@Marcos, sempre gostei do Ubuntu até ver que a Canonical usou o sistema inicialmente para “cativar os usuários” e agora vem com esta palhaçada de impor o Unity, querendo tornar o Ubuntu diferente, incompatível e ainda não respeitando a privacidade dos usuários com estas lentes e este acordo com a Amazon.
Ao usar o Mint compartilho os pacotes do Ubuntu mas fico longe desta “sujeira” que a Canonical esta fazendo com os usuários do software livre.
Não esquece que o Ubuntu usa os pacotes do Debian como base, e ja existe uma versão do Mint usando os pacotes direto do Debian também.
Acho que tu entendeu bem porque não uso o Ubuntu oficial né, ou quer que eu desenhe?
Aurelio,
Reclamar que a Canonical impõe o Unity é o mesmo que reclamar que o Clément Lefèbvre impõe o Cinnamon e o Mate.
Unity é opção e escolha da Canonical. O Ubuntu é uma distro produzida pela Canonical e ela coloca o que quiser.
E nunca é demais lembrar que os usuários do Ubuntu (a exemplo das grandes distros) têm várias alternativas ao Unity, que podem ser instaladas sem grandes problemas.
Estou a cerca de 15 dias usando o LMDE com Cinnamon como interface. Muito superior ao Unity, quase tão bom quanto o KDE
@K (FALSO)
Vê se me esquece, não vai ter artigo nenhum sobre Mageia, falei aquilo porque estava irritado. Sou usuário Ubuntu com Unity, ele é bom, mas também defendo as outras distribuições que existem. Não gosto de ver pessoas como você enaltecer uma distribuição e diminuir as outras. Mas já cansei, pode falar qualquer coisa, já vi que é perca de tempo conversar com vc.
@Aurelio e o que a malvada Canonical sugou de você, pobre mancebo, que o fez migrar para uma distro que é baseada nele como solução, “jênio”?
Se eu fosse você, xingava muito no tweeter.
Cada uma que me aparce…
@ Aurelio está meio confuso…o Mint ainda é um Ubuntu remasterizado. AINDA não caminha com as próprias pernas…E gosto do Mint!
Tentei usar o cinnamon num pc em casa, desisti… Achei muiiito feia a interface. Mas gosto não se discute.
@Lucas que feio voce mentiu pra mim :( , mas todo mundo sabe que o Ubuntu é o melhor o que eu posso fazer se é verdade.
Os que a critica e fica inventando histórinha pra boi dormir é porque nunca a usou realmente o Ubuntu . Eu duvido @Lucas que vc usa o Ubuntu. Vc e o @Aurelio tao mais pra usuario Windows que bota um dualboot com um linux pra dizer que é Nerd. ;)
Num é por nada mas esse @Aurelio deve te tomado chá de cogumelo heheheheh
Espero estar errado mas a Canonical para mim primeiro se fez de boazinha e foi conquistando a comunidade, e vários usuários. E agora esta mostrando as suas garras “impondo” mudanças e um padrão próprio, sem falar na quebra de privacidade dos usuários sem pedir permissão ao mesmo.
E tem a Valve na história,… suporte exclusivo.
Sei que podemos mudar, desabilitar,… usando comandos “obscuros”. Mas também sei que usuários “comuns” nunca o fazem. E este foi o motivo da Canonical não pedir a permissão do usuário para usar os seus dados, porque se fizesse isso a grande maioria não ia aceitar.
Se outra empresa, como Microsoft ou Apple, fizesse o mesmo o mundo cairia em cima deles, mas como é a Canonical que “compra” a comunidade dai é diferente.
Impondo mudanças e um padrão próprio?
Novamente: o Unity é uma escolha da Canonical, que é a empresa que criou e desenvolve o Ubuntu. Estranho seria se a Canonical quisesse colocar o Unity no Ubuntu e fosse proibida de fazê-lo.
Quanto às questões de privacidade, é ingênuo quem achou que uma empresa agiria como se não tivesse fins lucrativos. Mesmo assim, em meio ao que existe por aí (Microsoft, Apple, Google e assemelhados), tenho muito mais confiança na Canonical do que nessas empresas. É uma questão pessoal: tem gente que confia mais, tem gente que confia menos.
E os comandos para mudar ou desabilitar mecanismos que comprometem a privacidade (como a busca automática da Amazon no Dash) não são obscuros. Obscuro é código proprietário, que não é acessível aos olhos do público.
Aliás, eu mesmo desinstalei a lente da Amazon no Ubuntu 12.10 por meio da Central de Programas. Não precisei sequer usar a obscura e tenebrosa linha de comando. :-P
@K
Menti não, só desisti do que eu iria fazer, mudar de distribuição não é fácil, meu Ubuntu tá redondinho demais. Quer uma prova que eu uso Ubuntu? Olha o link http://br-l.org/!46014, eu ajudando o pessoal a fazer doações para a Canonical e defendendo ela. Tem muitos artigos sobre Ubuntu que tem meus comentários. Eu defendendo o Unity aqui http://br-l.org/!45941 .
O @Aurelio nem sabe o que ta falando. Coitadinhozinho :P
Hhahahahah @Lucas ta vendo. Eu tinha razão sobre o Ubuntu ;)
To te zuando @Lucas nao precisa ficar chateado :D
Vamos fazer as pazes heheheeheh
Po a Canonical suga o Debian e o pessoal ainda doa grana para eles. Sem explicação.
Linux MInt é sexista.
@Aurelio, suga porque usa os pacotes deles? Então o Mint suga a Canonical, não é?
E o CentOS suga a RH
O @Aurelio não entendi isso porque é usuário Windows ;)
cada vez que o @Aurelio comenta, fala uma besteira maior. Quer de qualquer maneira atacar a Canonical, encontrar algo que a torne vilã no mundo Linux. Acho que este não é o caminho, precisa-se de fatos concretos.
O que mais me chama a atenção é a manutenção do MATE. Achei que esse fork iria morrer em pouco tempo, mas parece estar firme e forte!
mint linux para mim e uma ótima distruibuição linux também o ubuntu não fica atrás alguem sabe em relação ao mandriva sua situação está estabilizada se vai ser lançada uma versão 2013.