Linux Mint 13 Maya
Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):
“O Linux Mint 13 Maya, popular versão baseada no Ubuntu, acaba de ser lançado e disponibilizado em 2 edições: uma com o MATE 1.2 (fork do GNOME 2.3.x) e outra com Cinnamon 1.4 (fork do GNOME Shell). Novidades: • MATE está estável e funcional • MATE vem com suporte ao MintMenu, MintDesktop, Compiz e etc • Cinnamon em sua versão mais recente • Novo gerenciador de login MDM (Mint Display Manager) • Traz algumas melhorias nos temas e melhor suporte para GTK3 • O Yahoo passa a ser o novo mecanismo de pesquisa padrão utilizado no Firefox” [referência: rafaelneri.net]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-05-24
Até a versão 12 o MATE me parecia mais estável e mais rápido do que Cinnamon. Por outro lado o Cinnamom tem um visual mais moderno e propicia uma experiência mais agradável para o usuário. Vou atualizá-lo para versão 13 com Cinnamom e ver os resultados. O Mint é sem dúvida a distro Linux mais amigável e mais fácil de usar na atualizade. Não por acaso é a líder no Distrowacht.
Edmar Guedes, a Distrowatch representa números do quê para estar relacionada à usabilidade de uma distribuição?
O Linux Mint tem um visual bonito e agrada muitos usuários do gnome 2, mas a definição de “distribuição mais amigável” é pessoal e não está relacionada a números de cliques num site.
O que eu realmente gostaria de saber é a opinião do pessoal quanto ao uso doYahoo como o padrão nas pesquisas do Firefox.
O Distrowatch só conta o acesso às páginas dela de cada distribuição então dificilmente estar no topo da lista significa mais que isso.
Ah sim, tomara que eles saiam mesmo do Ubuntu e caminhem com pernas próprias baseados em Debian como estavam fazendo. Nada contra Ubuntu mas acho que seria melhor que o Mint tivesse identidade própria.
Cliques significam interesses.
A qualidade principal do Mint é a usabilidade e amigabilidade.
Se ela tem mais cliques é porque desperta mais interesses em sua qualidade principal.
Amigabilidade não é tão “pessoal” assim. De fato existem umas distribuições amigáveis a uns e não amigáveis a outros, mas no geral um Arch é considerado menos amigável para a maioria dos usuários do que um Mint, por exemplo.
Então fechou. É por isso é que ela é a mais consultada na distrowatch, no google ou em qualquer outro site e Linux. Pelo interesse em suas qualidades.
@Mauricio
Não que o MInt não seja uma distro de qualidade mas se cliques e hits no google são sinônimo de qualidade, como se explica BBB, Microsoft e Justin Bieber? :P
Mas é inegável que o Mint recebeu um grande fluxo de usuários de Ubuntu após a adoção do Unity.
@geremias
Como eu disse “Se ela tem mais cliques é porque desperta mais interesses em sua qualidade principal”.(Qualidade em sentido amplo, podem ser boas ou más qualidades).
Então, não significa que é sinônimo de qualidade. Mas o click significa curiosidade por algum aspecto daquilo que se quer vislumbrar.
Todo mundo sabe porque alguns querem ver “Justin Bieber”, “BBB” e “Microsoft”. Por causa das suas “qualidades” (em sentido amplo), que bem sabemos “quais são” [ironic mode].
@geremias
Como eu disse “Se ela tem mais cliques é porque desperta mais interesses em sua qualidade principal”.(Qualidade em sentido amplo, podem ser boas ou más qualidades).
A maioria das pessoas não andam clicando as coisas ao acaso. O click significa curiosidade por algum aspecto. No caso do Mint, o forte é a facilidade de uso.
Todo mundo sabe porque alguns querem ver “Justin Bieber”, “BBB” e “Microsoft”. Por causa das suas “qualidades” (em sentido amplo), que bem sabemos “quais são” [ironic mode].
Não adianta o Ubuntu 12.04 é muito mais bonito(ambiente gráfico) e muito mais completo. Não troco o Unity do Ubuntu por nenhum outro ambiente gráfico e não troco o Ubuntu estável, fácil de instalar e recheado de novidades por outra versão Linux. Viva o Ubuntu, viva o Linux.
Bom sigo usando distros abaixo do kernel 3,pois se uso alguma acima do 3,tenho de desabilitar o acpi é uma relação conflituosa entre A31g+fx5200+kernel 3.hauhaauhau!!!
Tomando por base no que tem ocorrido com distros que ganham as melhores posições(principalmente no tão falado distrowacth) em se tratando de ser amigáveis para usuários comuns, já é chegada a hora de cobrar do Mint(como tem sido com o Ubuntu) o que ele tem contribuido para o kernel, gnome etc.
Claro, nada disso é justo, não acham?
Linux não é só kernel. Mint contribui com algo que os desenvolvedores do kernel não pode contribuir: com a usabilidade.
Ou você acha que só o Kernel faz tudo?