Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Em entrevista ao TechCrunch, Linus Torvalds elogia abordagem do Ubuntu

A frase do Finlandês Voador na recente entrevista a propósito do prêmio concedido a ele que mencionamos na manhã de hoje: “… e alguns integrantes do kernel tendem a menosprezar o Ubuntu, mas eu realmente acho que o Ubuntu geralmente tem tido a abordagem certa, e sido bastante focado no usuário”.

Tem vários outros aspectos interessantes na entrevista mas, considerando o permanente fuzuê que há sobre a política de desenvolvimento da Canonical no que tange ao kernel, não é de admirar que o grupo de usuários do Ubuntu que enviou a notícia abaixo tenha destacado este aspecto.

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“Em uma entrevista, o pai do Linux elogiou – mesmo que timidamente – o desenvolvimento focado ao usuário realizado pelo Ubuntu.

Uma opinião de uma pessoa tão notável para comunidade diminuiu um pouco a tensão atribuída às poucas contribuições do Ubuntu ao kernel Linux, que vem tendo uma repercussão muito grande mundialmente. Confira!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 2:35 pm

    A comunidade Linux se divide entre os desenvolvedores e os críticos.

    Bom ouvir (porque saber, eu já sabia) que não há tensão entre os desenvolvedores da comunidade.

    Arpoador (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 3:03 pm

    Depois das preocupações com o andamento do Slackware e Mandriva, fico feliz que exista paz para se trabalhar neste projeto. Também existe uma torcida de minha parte muito grande pelo sucesso do Mageia. Muito sucesso a todos os desenvolvedores!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 3:32 pm

    Boa entrevista, finalmente não perguntaram as mesmas bobagens polêmicas de sempre.

    Dica: Quem for ler a entrevista, procure evitar os comentários. Ou leiam, para ver que interpretação de texto e “leitor de título” não são coisas que acontecem só aqui no Brasil.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 3:55 pm

    Pergunta aos sábios de plantão:

    Porque quando um projeto como Ubuntu dá certo no mundo Linux, todo mundo força o mesmo a investir no kernel? Não pode só ajudar a melhorar a experiência do usuário? Visto já há muita gente fera desenvolvendo para o kernel e apenas alguns, como a Canonical, desenvolvendo para experiência do usuário no ambiente. Ou só querem que o usuário tenha apenas a experiência de como criar um módulo para o kernel? Se for isso para que KDE e GNOME, aplicativos para concorrer com Photoshop, AutoCAD e mais? Der apenas um shell, uma IDE em modo texto e pronto, não precisa mais do que isso.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 4:02 pm

    @Joao Emanuel

    Não existe esse “todo mundo” forçando, existe uma empresa temerosa por causa do sucesso da outra e tenta de tudo por a “opinião pública” contra a outra, dizendo que contribui muito por puro altruísmo — uma mentira deslavada — e que a outra deveria fazer o mesmo.

    O Ubuntu há muito tempo eclipsou o Fedora e criou furor, agora a Red Hat tenta fazer de tudo para sujar a imagem.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 5:39 pm

    Eu só tenho uma reação ao veneno da Red Hat.

    Eu ignoro.

    O sucesso da Canonical eclipsando o deles é um problema deles e de mais ninguém.

    Marcos (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 7:09 pm

    “O sucesso da Canonical eclipsando o deles é um problema deles e de mais ninguém.”

    Perfeito. Cada um usa a distro que quer, e deixa os desenvolvedores dela resolverem se melhoram seus produtos cada um da sua forma ou se ficam se matando.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 7:41 pm

    O problema da Red Hat com o Ubuntu é que ele está invadindo furiosamente um território que a RH sempre dominou: empresas e servidores (especialmente em áreas emergente como cloud).
    É a velha competição selvagem entre empresas.

    Renyer (usuário não registrado) em 21/04/2012 às 12:23 am

    Quem é Canonical perto da Red Hat?

    Marcos (usuário não registrado) em 21/04/2012 às 11:37 am

    “Quem é Canonical perto da Red Hat?”

    E a quem interessa isso? Somente às duas, e cada uma usa suas próprias estratégias. Não é empresa x ou empresa y que faz as coisas evoluírem. É a competição entre elas.

    É meio ingênuo querer tomar partido como se fosse time de futebol, não acha não?

    Spif (usuário não registrado) em 21/04/2012 às 3:11 pm

    Marcos, você não tem acompanhado os comentários sobre o Oracle x Google. Aquilo sim que tá uma partida de futebol. Só falta uma mesa redonda daquelas bem esportivas.

    Jedy (usuário não registrado) em 21/04/2012 às 9:33 pm

    O problema é o usuário! Guerra Santa entre usuários, mas entre os “cabeças” tá tudo bem, Linus e Mark, Patrick, etc, etc….. O Ubuntu agradece ao Kernel por lhe fornecer o “motor” para ter sucesso, e o Kernel agradece ao Ubuntu por proporcionar sua “popularidade”! O problema é o usuário, posso comparar com o torcedor de futebol, um bando de FANÁTICOS E LUNÁTICOS, enquanto os jogadores dos times rivais estão fazendo churrasco em casa, são amigos fora do campo kkkk. O ser humano é engraçado….

Este post é antigo (2012-04-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.